Descubra os 4 principais passos para escolher o tema do seu curso online!

Entenda como atender as demandas do mercado digital e evite erros na hora de escolher o tema do seu curso online.

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Descubra os 4 principais passos para escolher o tema do seu curso online!

Essa parece ser uma tarefa gigantesca quando se pensa em como iniciar a estruturação de um curso online, já que o primeiro passo é justamente escolher o tema dele.


No entanto, se seguirmos os passos certos, com a realização de pesquisas e definindo a área de estudo, o curso em construção pode se tornar a nossa principal fonte de renda.


Nesse sentido, é fundamental aplicar todas as dicas que iremos sugerir para escolher um bom tema e não errar em nenhuma etapa dele. São elas:

  • Como escolher o tema para um curso? 
  • Como validar a sugestão de tema para um curso? 
  • Sugestões de nichos para cursos;

Como escolher o tema para um curso? 

Para escolher o tema certo para o curso ao qual você deseja construir é preciso seguir um passo a passo e ter uma breve ideia sobre qual é a área que se deseja ingressar.


Nesse sentido, para auxiliá-lo nessa trajetória, nós detalhamos as etapas da definição de um tema abaixo. Ficou curioso? Então, basta conferir!

Passo 1 - Descobrir o problema para o qual você tem a solução

O primeiro passo trata de descobrir qual é o problema que você se propõe a resolver com seu curso.


Da mesma forma que definimos um problema de pesquisa quando realizamos um trabalho acadêmico, nós também precisaremos encontrar o ponto em comum entre o assunto que gostamos de discutir e a dor do mercado.


E como podemos descobrir o tema perfeito? Estudando o público que te acompanha, seja por um blog ou qualquer outra rede social, mesmo que você considere que sejam poucas pessoas.


Vale lembrar que ter um baixo número de seguidores não o impede de fazer essa pesquisa, muito pelo contrário. Por ter um menor número de pessoas que o acompanha, você conseguirá se comunicar com elas de forma mais atenciosa e precisa.


Assim, estabelecer um diálogo maior entre você e seu público pode ser o ponto chave para encontrar um assunto que englobe algo que você domina e que seu público espera aprender.

Passo 2  - Entenda quem é a sua persona

Procure analisar as informações do seu nicho! Suponhamos que você queira construir um curso online de culinária e que já tenha um perfil no Instagram para falar sobre esse assunto.


Dessa maneira, cabe estudar a partir de uma pesquisa de mercado qual é a persona que seu curso deseja atingir, qual a faixa etária das pessoas que te acompanham, o que costumam consumir e mais.


Essa etapa é importante porque nos ajuda a traçar um perfil de pessoa que está mais propensa a adquirir nosso produto, qual seu nível de escolaridade, se tem pós graduação ou não.


Isso faz com que possamos sair de uma análise macro, a de público, para uma análise micro, a de persona. Desse modo, conseguimos definir com precisão quem será o nosso futuro cliente e o que ele busca aprender.


Além desses fatores, ter uma persona bem definida possibilitará um melhor planejamento estratégico de todo o seu negócio.

Passo 3 - Estude a concorrência

Agora que você já ouviu o seu público e traçou a sua persona, talvez já tenha uma ideia sobre o que abordar em seu curso. Se ainda não, vamos te ajudar.


Assim como o tema de TCC não é algo fácil de ser definido, o assunto específico de um curso pode demorar um pouco mais para ser encontrado.


Sob esse viés, uma dica que pode te deixar mais perto de descobrir o seu tema é pesquisar quais são os cursos aos quais você se interessa em fazer.


Além disso, faça uma lista de 5 cursos que você já fez e gostou muito e tente achar pontos fracos neles para atacar no seu curso em construção.


Desse modo, você acabará encontrando a sua possível concorrência, o que pode te gerar uma facilidade enorme na hora de definir um tema, usando a plataforma dela para analisar os assuntos em destaque.

Passo 4 - Faça testes!

Após passarmos pela etapas de ouvir sua audiência, definir sua persona e analisar a concorrência para escolhermos um tema, é necessário testar as ideias que forem surgindo.


Para isso, é interessante gerar materiais gratuitos e analisar quais são os mais baixados.


Nesse sentido, você pode criar um e-book para cada ideia que selecionar e disponibilizar para seu público ou, até mesmo, se basear nos e-books dos concorrentes para ter novas ideias de temas.


Dessa forma, os mais baixados podem virar a ideia principal do curso já que, usando essa estratégia, você consegue saber quais são os assuntos que mais interessam o seu público.

Como validar a sugestão de tema para um curso? 

Quando o assunto é a validação da sugestão de tema para um curso, é necessário testar as ideias que forem surgindo no percurso para não criar um curso ao qual quase ninguém se interesse.


Nesse sentido, da mesma maneira que em um projeto de pesquisa, é preciso colocar os temas em prova, como se fossem abordados em sala de aula e a nota de cada um dependesse do interesse do estudante.


Desse modo, abrir uma pesquisa no Google Forms e pedir para que as pessoas votem no tema que mais se interessaram pode ser o que falta para delimitar a área de conhecimento do seu curso.


Lembre-se: ensinar deve ser algo inspirador, as pessoas precisam estar animadas a aprender com você e envolvê-las no processo desde a escolha do tema pode gerar uma maior confiança entre ambos.


Por isso, se esforçar para envolver a maior parte das pessoas que te acompanham e desejam ver o seu curso pronto pode ser uma ótima estratégia não só para que elas validem o seu tema, como para construir uma rede de futuros clientes.

Sugestões de nichos para cursos

Ao contrário do que se pensa, essa não é aquela parte do artigo em que se escreve sobre as ideias prontas para se tornarem cursos, até porque, na maioria das vezes, as listas de temas encontradas na internet são muito genéricas.


Por isso, o que pretendemos ensinar é a escolha do seu nicho conforme o que mais te agrada.


Assim, listamos quatro nichos para que você, dentro das possibilidades que mais te interessam, possa encontrar o que melhor se adapta ao seu perfil pessoal e profissional. São eles:

  • Modelos de negócio online; 
  • Culinária vegana;
  • Marketing digital;
  • Mercado pet; 

É importante lembrar que, se necessário, você pode nichar ainda mais o seu produto. Por exemplo, dentro do nicho de marketing digital, temos o nicho de copywriting, lançamentos, coprodução e entre outros.


Se você atuar em um nicho grande, você terá um público-alvo maior, porém a concorrência será muito grande.


Se você atuar em um nicho mais específico, você terá um público-alvo menor, porém a concorrência também será menor.


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Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

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