A tecnologia é muito adaptativa e transformadora. Por exemplo, com a pandemia de Covid-19, surgiram muitos sites em que as pessoas poderiam colocar seus sintomas e receber uma indicação se deveriam procurar um hospital ou não.
Outra situação em que a tecnologia e saúde trabalharam de forma brilhante, foi o caso de um dispositivo wearable ter salvado a vida do seu usuário ao chamar a ambulância diante das alterações dos sinais vitais dele.
Esses são só alguns exemplos, de como o uso da tecnologia e a inovação na saúde pode ser muito eficiente e salvar uma vida.
Mas, se você é médico ou trabalha na área da saúde, pode estar se perguntando, como eu posso alinhar as novas tecnologias com os serviços que ofereço de modo que eu contribua com o melhor trabalho possível?
Então, você está no lugar certo! Continue a leitura desse artigo e descubra as respostas para essa pergunta através dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
Não há dúvidas de que o uso da tecnologia na saúde é benéfico para otimizar o processo e minimizar os erros. Entretanto, muitos médicos ainda têm dúvidas sobre valer ou não a pena esse uso, porque ele depende da confiança do paciente.
Mas, a tecnologia já se faz presente nos mais variados processos, e é só uma questão de tempo até que ela ocupe um lugar em todas as fases do atendimento médico, desde agendamento até o acompanhamento de tratamento.
Diante disso, vale destacar as vantagens de usar a tecnologia para esse fim. Pois, agendar uma consulta online facilita tanto para o médico quanto para o paciente e ter um canal de comunicação entre essas partes é muito benéfico.
Além disso, a tecnologia é uma ótima aliada para a formação do profissional de medicina, pois proporciona a infraestrutura e simulação de situações que agregarão muito para que o médico se desenvolva e seja um bom profissional.
Outro fator interessante que vai para além do consultório e hospital, é a autonomia que o paciente desenvolve com o uso da tecnologia. Por exemplo, pacientes portadores de doenças crônicas se sentem mais seguros ao visualizar seus sinais vitais através de dispositivos wearables, o que facilita a tomada de decisão.
De maneira geral, o objetivo do uso da tecnologia nesse campo é proporcionar praticidade, segurança e universalização do acesso à saúde. Por isso, vale a pena investir nesses recursos de forma inovadora para que seus pacientes tenham confiança no seu trabalho.
Mas, qual é a melhor forma de explorar essa relação que o homem está formando com a máquina? Quais são os limites da saúde digital?
Continue a leitura e descubra como explorar bem essa oportunidade.
Segundo Doutor Prokar Dasgupta, urologista pioneiro da cirurgia robótica do Reino Unido, “um tolo com uma ferramenta ainda é um tolo”, o que sugere que a tecnologia apenas não é o suficiente para ter sucesso na medicina.
Mas afinal, quem está no controle? Robôs ou médicos? Esse questionamento é emblemático visto que há inúmeras variáveis para serem analisadas. No entanto, a parceria entre os médicos e robôs é, sem dúvidas, de sucesso.
A precisão e minimização de erros da tecnologia aliada com a humanidade e cérebro humano formam uma dupla excepcional no combate às enfermidades que ameaçam a vida.
Entretanto, os limites devem ser respeitados. Apesar de inovadores, alguns recursos podem invadir a privacidade das pessoas de um jeito muito íntimo, ferindo a ética e protocolos de segurança.
Para exemplificar, temos o exemplo do uso de nano robôs no organismo humano. Tais, podem violar a privacidade dos genomas, conferindo graves problemas que não podem ser negligenciados.
Diante disso, é necessário que sempre haja análise e definição de limites ao incorporar uma nova tecnologia no seu atendimento médico. Dessa forma, analisar a viabilidade e compreender os limites é fundamental!
Agora que você já compreendeu os conceitos teóricos acerca da temática, que tal colocar em prática? A seguir, confira o passo a passo!
A medicina tem várias áreas de atuação. Dessa maneira, o primeiro passo é delimitar qual a área ou áreas em que a inovação pretendida vai atingir, pois esse fator é muito importante para o sucesso e a superação dos desafios.
Logo após, é interessante listar quais são os principais gargalos que fazem parte dessa área e diante deles, quais as oportunidades de inovação podem ser feitas. Dessa forma, o planejamento ficará mais claro e direcionado.
A pesquisa de mercado é um recurso muito utilizado, visto que fornece dados e informações relevantes para facilitar a tomada de decisão.
Por isso, é interessante entender qual é o comportamento e características do que se é pretendido aplicar. respondendo perguntas como:
O custo é um fator muito importante que deve ser analisado com cautela. Sabemos que a tecnologia de ponta envolve altos custos, porém os benefícios podem ser compensatórios e evitar prejuízos que uma metodologia tradicional trazia.
Há muitas ferramentas desenvolvidas com a tecnologia da IoT (Internet das coisas) que podem favorecer os seus serviços e para isso você deve aprender como o uso de nano robôs, impressão 3D, blockchain, inteligência artificial podem complementar a sua inovação.
O principal foco da sua inovação deve ser sempre o bem-estar e segurança do cliente, é assim que você vai ganhar a confiança dele. O corpo humano é muito íntimo de cada pessoa e a invasão desse organismo sem cautela pode gerar traumas irrecuperáveis.
Busque tecnologias que garantam que seu paciente vai ser contemplado nesses fatores e garanta um bom trabalho e a fidelização.
Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre agregando seus conhecimentos!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!