O que é um Afiliado Digital?
Como funciona o programa de Afiliados Digitais?
Como funciona a remuneração de um Afiliado Digital?
Quais são os tipos de Afiliados Digitais?
Burocracia e tributos de um Afiliado Digital
Preparado para entrar neste mercado?

Quer se tornar um Afiliado Digital? Aprenda como funciona a profissão!

Descubra o que é um afiliado digital e tudo o que você precisa saber sobre essa função antes de pensar em se tornar um!

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Quer se tornar um Afiliado Digital? Aprenda como funciona a profissão!

Se temos visto, já por algum tempo, a internet ganhando destaque como um meio muito forte de fazer dinheiro, das mais diversas maneiras, a pandemia reforçou ainda mais este destaque. E, dentro dessas diversas maneiras, podemos citar como uma das principais, o trabalho do Afiliado Digital.

Este é um trabalho inovador, criativo e muito lucrativo, que permite ao afiliado a utilização de sua criatividade para explorar os mais diversos meios e canais de comunicação para aumentar seus ganhos, e que permite à empresa um crescimento exponencial de seu número de vendas, com um número tão grande de "vendedores" espalhados pelo mundo.

Vamos entender melhor como esse trabalho funciona?

Veja nos tópicos:

  • O que é um Afiliado Digital?
  • Como funciona o programa de Afiliados Digitais?
  • Como funciona a remuneração de um Afiliado Digital?
  • QUais são os tipos de Afiliados Digitais?
  • Burocracia e tributos de um Afiliado Digital.

Vamos aprender?

O que é um Afiliado Digital?

O afiliado digital é um "vendedor" que, por meio da internet, afilia-se a uma marca, empresa ou site, e busca os mais diversos canais e meios para divulgar, promover e "vender" os produtos e serviços daquela marca.

Contudo, você pode perceber que escrevia a palavra "vendedor" entre aspas. Isto porque este agente não tem algumas responsabilidades e atribuições que um vendedor comum deve ter.

Por exemplo, ele não tem qualquer autonomia sobre a oferta ou o preço em si, devendo respeitar os valores repassados a ele pela empresa, assim como não tem qualquer domínio sobre as formas de pagamento e a concretização da venda.

O afiliado atua na verdade promovendo o produto, criando a necessidade, persuadindo e convencendo o cliente para que este chegue até o momento da compra. Sendo assim, sua missão consiste na busca e nutrição do público qualificado para um nicho ou produto em específico.

Como funciona o programa de Afiliados Digitais?

Antes de tudo, o programa de afiliados necessita de uma plataforma que reúna empresas e afiliados.

Nesta plataforma, empresas que desejam aumentar seu faturamento se encontram com pessoas que têm facilidade de promover produtos e encontrar compradores, ou seja, pessoas que desejam trabalhar como afiliado digital de seus produtos.

Sendo assim, antes de tudo, o afiliado deve buscar por produtos que se adequem ao seu perfil de trabalho e aos seus canais de comunicação. Afinal, não adianta sair oferecendo uva para quem quer uma maçã.

É nesta plataforma que será possível encontrar os produtos, verificar preços, obter links de venda, obter especificações e receber a remuneração proveniente das suas vendas.

Como funciona a remuneração de um Afiliado Digital?

Nada do que vou citar a partir daqui é regra, tudo varia de acordo com cada programa de afiliado digital e cada um possui a sua própria política específica de remuneração e outras peculiaridades.

Mais ainda assim, veja agora quais são os principais tipos de remuneração do mercado de afiliado digital:

  • Custo por Clique (CPC): neste tipo de remuneração, o ganho acontece a partir do número cliques que seu banner, botão de ação, ou link recebem. O valor do clique é definido previamente e a partir disso, o afiliado faz a divulgação e a contagem de cliques começa a valer; 
  • Custo por Ação (CPA): este tipo de remuneração é mais abrangente. Aqui, o anunciante decide a ação a qual levará  em conta para o pagamento ao afiliado. Podemos citar como exemplo cadastros em sites, downloads e instalações de programas e apps;
  • Custo por Lead Válida (CPL): esta remuneração é muito semelhante à CPA, diferindo-se apenas por que a ação tomada pelo cliente necessita de validação posterior. Esta remuneração é mais difícil ser conquistada, porém tende a ser mais alta;
  • Custo por Mil Impressões (CPM): esta remuneração tem funcionamento exclusivo para banners de sites. Por exemplo, desde que o banner esteja presente em todas as páginas de um site, utiliza-se o número de pageviews como base para esta remuneração;
  • Custo por Venda (CPV): este tipo de remuneração é um dos mais comuns. Nele, o afiliado recebe uma porcentagem em cima da venda de cada produto, proveniente de seu link.

Quais são os tipos de Afiliados Digitais?

Existe ainda uma classificação para os tipos existentes de afiliado digital. Eles se dividem em afiliado árbitro e afiliado autoridade.

O afiliado árbitro

O afiliado árbitro tem seu foco em estratégias que visam conversões (venda) imediatas. Para isto, realiza investimentos em campanhas patrocinadas e anúncios nos mais diversos lugares, indo de blogs à redes sociais.

Desta maneira, este afiliado consegue atingir bons resultados, mesmo sem ser autoridade em um nicho.

O afiliado autoridade

Se você está lendo com atenção, já deve imaginar o que faz este afiliado. Diferentemente do primeiro, este precisa ser uma autoridade no assunto para conquistar os seus ganhos.

É preciso construir organicamente uma audiência. Isto pode ser feito em um blog por exemplo, mas pode-se utilizar também as redes sociais.

Este tipo de afiliado é ótimo pois os leads atingidos com ele tendem a ser mais nutridos e propensos a serem convertidos.

Quanto maior o tráfego deste afiliado, maior tende a ser seu preço e seus ganhos.

É interessante ressaltar que o mais recomendado é que se utilize as duas estratégias em conjunto para atingir um crescimento orgânico, escalável e alavancado ao mesmo tempo.

Burocracia e tributos de um Afiliado Digital

Desde 2018, foi adotada a necessidade de que os produtores de conteúdo que desejam trabalhar como afiliados digitais fizessem isso como Pessoa Jurídica.

Isto porque, para receber a sua remuneração proveniente de seu percentual nas vendas ou nas outras formas de remuneração já citadas, é necessário que se tenha um CNPJ, e que esteja habilitado a emitir nota fiscal de prestação de serviços.

Preparado para entrar neste mercado?

Para o profissional de vendas, o céu é o limite!

Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.

Com a Formação em Vendas da Voitto você tem acesso a 7 cursos, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!

Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a nossa autêntica metodologia de ensino e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.

Aperfeiçoe-se e caminhe para o sucesso! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Vendas da Voitto!

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.