O que é um Agile Coach?
Você ficou curioso sobre o funcionamento de metodologias ágeis?
Como se tornar um Agile Coach?
Quais as competências necessárias para ser um Agile Coach?
Os 3 tipos de Agile Coach
Quais os principais desafios a serem enfrentados?
Quanto ganha um Agile Coach?
Preparado para dar aquele salto na carreira?

Entenda as principais competências e desafios de um Agile Coach nas organizações

Descubra o que é e como se tornar um Agile Coach, bem como quais são suas principais competências, desafios e o seu salário.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Entenda as principais competências e desafios de um Agile Coach nas organizações

O Agile Coach é o profissional que une os conhecimentos sobre a metodologia ágil e o coaching para levar às equipes crescimento e resultados eficazes.

O uso de metodologias ágeis em corporações, como o Scrum e o Kanban, traz muitos benefícios na execução e na entrega de projetos e, com isso, a sua aplicação vem ganhando cada vez mais espaço e sendo implementada em equipes.

Ficou interessado em saber mais sobre esse profissional? Para você conhecer mais sobre o Agile Coach, neste artigo, iremos falar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é um Agile Coach?
  • Como se tornar um Agile Coach?
  • Quais as competências necessárias para ser um Agile Coach?
  • Os 3 tipos de Agile Coach
  • Quais os principais desafios a serem enfrentados?
  • Quanto ganha um Agile Coach?

Agora, confira o que nós preparamos sobre as oportunidades que essa carreira pode trazer para você! Vem conosco!

O que é um Agile Coach?

O Agile Coach atua conciliando o desenvolvimento da equipe e a implementação da cultura ágil na organização, explorando ferramentas e estratégias com foco em maximização de resultados. O Agile Coach comporta-se como um treinador ágil. Ele desenvolve habilidades, capacitando a equipe e direcionando-a para a melhoria contínua.

É por meio do trabalho desse profissional que as equipes ficam munidas de conhecimento e treinamento para a prática de gestão de projetos ágeis. Além disso, ele pode desempenhar um papel estratégico e crucial para a sua organização, fazendo a efetivação da agilidade de modo palpável.

Durante a sua atuação, esse especialista busca compreender o ambiente corporativo e os seus desafios, para buscar as soluções mais adequadas, necessitando de um conhecimento amplo de métodos e práticas ágeis.

Assim, ele será responsável por um processo ágil, mantendo a entrega de valor ao cliente.

No âmbito das equipes, atua como coach nos times, traçando metas e propostas de crescimento pessoal e também do conjunto como um todo.

Esse cargo pode ser temporário ou permanente, sendo o primeiro a forma mais comum desse tipo de vaga no âmbito empresarial.

Você ficou curioso sobre o funcionamento de metodologias ágeis?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Agora que você já sabe o que faz um Agile Coach, que tal desvendar como é possível iniciar o seu caminho nessa carreira? Vamos lá!

Como se tornar um Agile Coach?

É usual que o Agile Coach possua formação em Sistemas de Informação e áreas correlatas, possuindo experiência em projetos Scrum e atuação como Scrum Master. Todavia, os trabalhos dos Scrum Masters e dos Agile Business Coaches são diferentes nas organizações.

Existem também certificações voltadas para o aperfeiçoamento de conhecimentos que podem auxiliar no desempenho de suas funções, consolidando-o como um profissional de referência, garantindo melhores salários e posições.

Quais as competências necessárias para ser um Agile Coach?

Segundo o Agile Coaching Institute, as seguintes 8 competências são esperadas desse profissional:

1. Prática Lean-Ágil

A prática e a vivência de valores ágeis são cruciais no desempenho dessa função. O Agile Coach deve basear-se nas raízes de Lean da Toyota e no Manifesto Ágil.

2. Coaching Profissional

O Agile Business Coach estabelece uma parceria com seus clientes para inspirá-los em seu potencial profissional e pessoal.

3. Facilitação

O especialista atua de maneira neutra dentro da equipe e da organização, guiando os grupos na solução de problemas e no processo de decisão.

4. Maestria em transformação

O profissional atua como um expert de referência no desenvolvimento organizacional, sendo um catalisador de mudanças de paradigmas e de cultura.

5. Maestria de negócios

O coach de metodologias ágeis é especialista em inovação e desenvolvimento de produtos que sejam agregadores de valor para o negócio.

6. Maestria técnica

Os Agile Coaches possuem expertise técnica, não sendo profissionais estritamente teóricos. Assim, eles são capazes de aliar de maneira positiva a teoria e a prática efetivamente.

7. Mentoria

O tutor de Agile compartilha conhecimento, habilidades e perspectivas que norteiam o crescimento pessoal e profissional da equipe.

8. Ensino

O Agile Coach é capaz de ensinar temas específicos de acordo com as demandas específicas de cada time, sem deixá-lo sobrecarregado ou insuficiente. Ele consegue fazer com que o que ensinado seja absorvido para melhorar o rendimento das equipes ágeis.

Os 3 tipos de Agile Coach

De acordo com a Payscale, existem três tipos de Agile Coach. Essa divisão ocorre devido às diferenças que existem entre os processos de empresas distintas. Logo, faz-se necessário o desenvolvimento de algumas estratégias específicas para a adaptação da metodologia ágil. Dentre esses 3 tipos, temos:

  • Coaches técnicos: eles irão treinar com uma grande proximidade aos desenvolvedores. Geralmente, possuem experiência com codificação e integração.
  • Coaches de processo/gerenciamento: eles irão se concentrar em liderar equipes ágeis e supervisionar a aderência ao Agile.
  • Coaches não diretivos: eles irão oferecer suporte individual para organizações ou pessoas que desejam resolver problemas pontuais e com relação aos métodos ágeis.

Quais os principais desafios a serem enfrentados?

O trabalho dos Agile Coaches pode se dar de duas maneiras diferentes: durante a implementação da cultura ágil ou na melhora de uma já existente.

Ao trazer inovação na forma de metodologias ágeis, os Agile Coaches podem enfrentar o desafio de fazer grandes mudanças e isso, muitas vezes, gera desconforto entre os membros das empresas.

Para contornar esse desafio, é preciso ter em mente a análise de contexto empresarial para que o Agile Coach possa demonstrar a efetividade de seus métodos, que irão economizar tempo e garantir entregas mais pertinentes com o desejo dos clientes.

Dessa forma, o Agile Coach também atua trazendo uma mudança na cultura da empresa, incentivando gestores e o time de desenvolvimento a adotarem práticas ágeis adequadas.

Agora que você sabe qual é o papel do Agile Coach, que tal descobrir qual a remuneração deste profissional?

Quanto ganha um Agile Coach?

De acordo com os sites Glassdoor e Vagas, o salário desse profissional é variável, levando em conta a sua formação e também o seu tempo de experiência. Entretanto, no contexto atual, a média salarial gira em torno de R $6.000,00 a R $15.000,00.

Ficou interessado nas inúmeras oportunidades possíveis para um profissional Agile Coach? Ficou com vontade de iniciar seus passos nessa carreira? Então, confere a dica abaixo!

Preparado para dar aquele salto na carreira?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Agile Coach e como as metodologias ágeis são importantes para essa carreira, que tal se aprofundar ainda mais no tema e aprender os conceitos necessários com um curso de Scrum?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Gostou de conhecer mais sobre o trabalho do Agile Coach? Então, não deixe de conferir nosso outros artigos sobre Scrum e metodologias ágeis!

Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.