A necessidade de uma transformação ágil é algo muito discutido pelas organizações. Mas, o que não é falado é que a aplicação de métodos ágeis pode ocorrer em diversas áreas de uma empresa. Uma delas é a metodologia conhecida como agile marketing.
Denominado também como Marketing Ágil, este método se refere a uma metodologia ágil para a área de marketing. Esse método possui 10 princípios e 7 valores, que auxiliam a gerar os melhores resultados diante das mudanças do mercado.
Nesse artigo, vamos abordar tudo que você precisa conhecer sobre o método agile marketing. Confira os tópicos a serem tratados abaixo:
Vamos lá?
Agile Marketing é uma metodologia que orienta a aplicação de métodos ágeis para a gestão de projetos na área de marketing. O seu objetivo é tornar essa área mais adaptável às mudanças do mundo.
Esse modelo consiste em uma gestão ágil, em que os membros da equipe trabalham em ciclos curtos de forma iterativa e incremental, com o foco na melhoria contínua. Além disso, ela permite que a área de marketing se adapte à transformação digital.
As mudanças que ocorrem com a aplicação do agile marketing estão relacionadas a um trabalho em equipe. Isso porque essa metodologia faz com que os membros sejam mais colaborativos e flexíveis.
O aumento da produtividade é um dos fatores resultantes quando se é aplicado o agile marketing. Além disso, advindo dos métodos ágeis, é fomentado em toda a equipe a exigência em sempre focar no usuário final.
O agile marketing pode ser aplicado em agências de marketing, mas também pode ser aplicado em empresas a fim de potencializar os resultados nesse nicho. Para auxiliar você a criar estratégias de marketing, temos um material ideal.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
A origem do agile marketing, assim como várias metodologias ágeis, veio do desenvolvimento de software para potencializar os produtos gerados. Como tudo que é bom tem que ser aproveitado, o método ágil foi aplicado também em outros setores.
O agile marketing também possui seus princípios baseados no Manifesto Ágil. Mas, com o intuito de adequar os fundamentos de acordo com as necessidades da área, os profissionais de marketing se reuniram para formular o documento chamado de Agile Marketing Manifesto.
Os princípios e os valores foram criados com o objetivo de auxiliar as empresas na aplicação do agile marketing, sendo eles:
Os valores do agile marketing são:
Os benefícios do agile marketing são inúmeros, para explicar, nesse artigo vamos te apresentar três desses benefícios. São eles:
Um dos principais benefícios do agile marketing é o foco no cliente. Esse elemento é muito importante principalmente quando se fala de transformação digital acelerada. Devido a isso, o mercado está cada vez mais exigente.
E dentro do marketing não é diferente, com clientes mais exigentes, é necessário agregar valor nas entregas e atender às suas necessidades. Com o marketing ágil, é possível criar estratégias para isso, mas também podemos usar o Agile UX com o marketing ágil para se preocupar também com a experiencia do usário.
Essa é uma qualidade advinda do ágil. Devido às característica do mundo VUCA, um ambiente se torna mutável a todo momento. Com o agile marketing, é possível enxergar as mudanças com uma aliada.
É preciso ver as mudanças como oportunidades e uma maneira de se adaptar ao cenário em que está presente.
Inovar é um processo ligado à melhoria contínua. Isso significa conseguir enxergar em uma boa ideia algo aplicável para tornar realidade. O agile marketing sugere uma estrutura de trabalho aberta a isso para equipe. Uma dica é inovar com o marketing one to one.
Isso consiste em não haver hierarquias, em que todos são parte de um só, podendo adaptar e criar novos processos ou produtos . Ou seja, trazendo sempre autonomia, confiança e tomada de decisão para a equipe.
O marketing ágil é um framework assim como o Scrum. O seu intuito é a aplicação das metodologias ágeis no ambientes do marketing. Por isso, a sua aplicação ocorre de uma maneira bem simples.
Isso quer dizer que as equipes de marketing podem definir qual o método ágil a ser aplicado, podendo escolher entre o Scrum ou o Kanban. O importante é escolher o que combine melhor com os seus projetos de marketing e sua rotina de trabalho.
Além dessas metodologias, também é muito utilizado o Lean Agile, isso porque ele propõe uma otimização dos processos e com o foco na satisfação do cliente. A utilização do agile marketing ocorre com o que chamamos de metodologias híbridas.
Isso significa que nessa área o uso de dois ou mais métodos juntos tem mostrado mais eficácia. Um exemplo é unir o Scrum com o Kanban, esse conjunto simplifica os processos de um e utiliza os conceitos e os eventos do outro.
O Agile Marketing é caracterizado por manter o foco no cliente através de uma gestão flexível e de maior produtividade em menos tempo. Já o marketing tradicional possui um planejamento anual extenso e engessado, é comum seguir esse planejamento minuciosamente.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!