O que é Agrotech?
Produtos do Agrotech
Mercado Agrotech no Brasil
5 exemplos de Agrotechs bem sucedidas
Dica bônus!

Conheça o agrotech e como suas empresas estão revolucionando o agronegócio

O agrotech tem ganhado cada vez mais espaço por suas soluções inovadoras. Neste artigo, vamos te mostrar o que é agrotech e como fazem isso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o agrotech e como suas empresas estão revolucionando o agronegócio

O agronegócio é um dos setores mais expressivos da economia brasileira. Ele corresponde a 21,4% do PIB, isto é, quase 1,55 trilhões de reais. Esse mercado possibilita a criação de vários tipos de empresas, que oferecem suporte aos processos produtivos. Assim, temos o surgimento do agrotech.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é Agrotech?
  • Produtos do Agrotech
  • Mercado Agrotech no Brasil
  • 5 exemplos de Agrotechs bem sucedidas.

Quer saber mais sobre essas startupsque têm gerado resultados satisfatórios no agronegócio? Ensinaremos a você. Para isso, continue lendo este artigo.

O que é Agrotech?

Agrotech é a chamada transformação digital no agronegócio. Assim, as agrotechs são empresas do setor tecnológico que oferecem soluções para o agronegócio. Nesse intuito, começaram a surgir diversas empresas jovens, ou startups, para auxiliarem no processo produtivo agrícola. Elas apresentam ideias criativas, tecnológicas e inovadoras.

São as chamadas startups agrotechs, uma área voltada especificamente para as atividades do agronegócio, o setor da economia corresponde à atividades agrícolas ou pecuárias.

Por produzir insumos essenciais (como matérias-primas e alimentos), é uma área que possui muito mercado, já que o Brasil é o 3º maior exportador agrícola do mundo.

Assim, atuam oferecendo serviços ou produtos que buscam otimizar diversas atividades e etapas da produção. Isso é feito com a automação dos procedimentos de plantio e colheita, por meio da implementação de sistemas, como a agricultura de precisão.

Produtos do Agrotech

O objetivo das agrotechs é otimizar os processos agrícolas e pecuários, resultando em um aumento de produtividade e redução de desperdícios.

Elas fazem isso utilizando tecnologia de ponta, para obter a posição exata dos pontos em que são desenvolvidas atividades dentro de uma propriedade agrícola.

A partir disso, correlaciona-se essa posição geográfica com eventos técnicos, como análise de solo, adubação, semeadura e colheita.

Assim, é possível gerenciar essas atividades de maneira mais técnica e eficiente, obtendo melhores resultados.

Algumas das principais atividades que as agrotechs executam são:

Agropecuária de precisão

Desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da utilização de matéria-prima, aumentando a eficiência dos processamentos ao produto final.

O agrotech pode originar novos alimentos, fármacos e técnicas de cuidado para melhorar o crescimento, desenvolvimento e o sistema fisiológico dos animais.

Análise laboratorial

No agrotech se realizam pesquisas de novos métodos para análise laboratorial de índices de desenvolvimento de animais, plantas, utilização de nutrientes, composição do solo, etc.

Também atuam pesquisando formas de melhorar a genética de plantas, além de desenvolver tecnologia para a produção de substâncias biológicas e suas novas utilizações.

Controle biológico

Desenvolvem métodos alternativos de combate a pragas e doenças, substituindo agentes químicos e biológicos tradicionais por novos produtos menos danosos e mais eficientes.

A criação e desenvolvimento de novos fertilizantes e nutrientes, para melhorar o crescimento e resistência de plantas, já é uma das atividades mais populares do agrotech.

Consultoria

startups no agrotech que oferecem análises técnicas ou financeiras para os empreendedoresdo setor do agronegócio, ajudando a identificar pontos para torná-los mais eficientes e competitivos.

Softwares de gestão agrícola

Podem atuar desenvolvendo softwares de monitoramento em tempo real de agricultura ou pecuária, identificando problemas existentes ou apontando probabilidades.

Esse monitoramento pode ser facilitado com a ideação de equipamentos e máquinas revolucionárias em termos de tecnologia ou utilização, além de trabalhar com internet das coisas, ou seja, utilizam aparelhos e sensores capazes de se comunicarem entre si.

Mercado Agrotech no Brasil

Foi revelado que, estatisticamente, em 2050, a Terra estará povoada com 10 bilhões de pessoas. Em contrapartida, apenas 40% do solo estará disponível para cultivo. O que isso significa?

Levando em consideração que atualmente 70% da água doce acessível, aproximadamente, é utilizada na agricultura, é impossível não se perguntar como produziremos tão mais com menos recursos. Pode-se destacar este como o maior problema do século XXI.

E a maior oportunidade está na aposta de um desenvolvimento também ainda muito atual: a tecnologia. Aquele lugar distante e monótono de cenário para as fazendas são propostas do passado. Num levantamento de mais de 300 startups, 184 sustentavam iniciativas de fomento ao ecossistema, ou seja, agrotech.

Hoje essas empresas já somam cerca de 300 organizações brasileiras, que investem em média 100 milhões de reais anualmente. Enquanto o agronegócio ainda for motor da economia nacional, crescer suas possibilidades de se manter a partir de uma agricultura preditiva só resulta em ganhos.

Confira exemplos vivos desses dados a seguir.

5 exemplos de Agrotechs bem sucedidas

Em nosso país, temos cerca de 300 empresas nessa área. Agora que já vimos o que é agrotech, o que fazem e como funcionam, vamos apresentar 5 exemplos nacionais de sucesso:

1. Agrosmart

A Agrosmart é a principal plataforma de agricultura digital da América Latina. Essa startup trabalha com a ideia de "cultivo inteligente".

Nesse sentido, monitora as fazendas em tempo real por meio de sensores no campo, que captam informações de mais de dez variáveis ambientais.

Assim, essa startup é capaz de realizar recomendações aos agricultores, visando a adaptação dos processos agrícolas.

Ela foi criada na cidade de Campinas (SP) e tem revolucionado o setor por meio da implementação de big data e inteligência artificial nas fazendas.

2. Plataforma Verde

A Plataforma Verde disponibiliza um software que gerencia toda a cadeia produtiva e supply chain, utilizando inteligência artificial.

Dessa forma, monitora a extração da matéria-prima, faz a gestão de fornecedores, controla a produção, rastreia o transporte e o descarte de resíduos, ao evitar perdas produtivas.

3. Agrofy

A Agrofy é um marketplace, uma plataforma online de compra e venda de insumos agrícolas, que conta com centenas de itens.

Lá, são vendidos desde sementes e produtos químicos até tratores. É uma das principais empresas nacionais do agronegócio digital e busca digitalizar cada vez mais o setor.

Assim, tem recebido diversos aportes para expandir suas atividades. Um dos mais recentes e expressivos foi de 25 milhões de dólares, injetados por grandes empresas como Bunge e Syngenta.

4. BovControl

A BovControl é uma das maiores agrotechs de pecuária do mundo. Ela automatiza a coleta de dados dos animais por meio de dispositivos de identificação, como chips e brincos.

Assim, o produtor pode acompanhar tudo em tempo real, melhorando a produção de insumos como leite, carne e reprodução genética.

Isso tudo é feito por meio de conexões entre os sensores e um celular ou tablet em que é possível observar os dados. Essas informações também são armazenadas na nuvem.

5. Strider

Fundada em 2013, a Strider é uma empresa que tem como missão utilizar a tecnologia para melhorar a gestão agrícola.

Ela oferece soluções para o plantio de soja, café, cana, algodão, entre outros produtos. Alguns de seus recursos são o monitoramento da plantação, controle digital de pragas e otimização da colheita.

Foi comprada pela Syngenta, que rebatizou o produto para Cropwise. Apesar disso, a proposta de solucionar os problemas do dia a dia do agricultor brasileiro se mantém.

Dica bônus!

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o agrotech, como funcionam e quais são as melhores do país.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.