O que é uma análise de cenários?
Aqui vai um presente incrível para você!
Quais são os tipos de análise de cenários?
Como fazer análise de cenário?
Análise de cenários - Principais erros
Quero aprender mais sobre Excel!

Análise de cenários: como fazer utilizando o Excel

Entenda, por meio de um exemplo financeiro prático, o que é, para que serve e como fazer análise de cenários utilizando Excel.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Análise de cenários: como fazer utilizando o Excel

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já leu algum artigo sobre finanças. E em algum deles, já viu algo sobre cenários, não é mesmo? Nesse artigo, iremos unir um pouco do conhecimento em análise financeira com o conhecimento noMS Excel. E por meio de um exemplo, vamos entender como fazer uma análise de cenários.

Vamos agora realizar uma análise de sensibilidade por meio da ferramenta cenários. A análise de sensibilidade permite comparar alternativas quando mudamos suas premissas.

O que é uma análise de cenários?

Uma análise de cenários é uma ferramenta de gestão cuja principal função é analisar cenários diferentes.

Então, qual é o principal objetivo da análise de cenários? Minimizar riscos! A ferramenta leva em conta justamente alguns fatores que podem influenciar nos planos de ação, e que, consequentemente, podem gerar riscos.

Cada vez mais é necessário identificar os fatores internos e externos, oportunidades e ameaças de determinada ação. E para isso, é muito comum se considerar os cenários: otimista, realista e pessimista.

Portanto, a análise de cenários pode ser determinada como uma metodologia auxiliar no gerenciamento de riscos. No entanto, podemos utilizar outras referências, por exemplo, na aquisição de um imóvel, prospecção de parceria e etc.

Agora você já sabe o que é uma análise de cenários. Mas é impossível dominar a técnica de execução de tal análise no Excel sem pôr em prática tais conceitos neste ambiente, não é mesmo?

Pensando nisso, nesse artigo te mostrarei o passo a passo de um exemplo com cenários econômicos.

Mas antes, caso você já queira começar a aprender sobre as funções básicas desse software super usado hoje em dia, que tal fazer o curso Introdução ao Excel que preparamos para você?

Aqui vai um presente incrível para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Quais são os tipos de análise de cenários?

É muito comum se considerar os cenários: pessimista, otimista e realista. Posto que, cada vez mais, é necessário identificar os fatores internos e externos, oportunidades e ameaças de determinada ação.

Está se perguntando se existe ferramentas para análise de cenários? Basicamente, no exemplo acima é utilizada a análise de cenários via análise SWOT que pode ser feita usando o Excel.

E então, curioso para saber quais os três tipos de cenários que podem ser projetados na questão do planejamento do resultado da empresa?

1. Otimista

O Cenário Otimista seria aquele muito favorável para a organização. Ou seja, metas de faturamento atingidas e menor custo com produção e despesas.

2. Realista

O Cenário Realista é, aquele, como próprio nome já diz, com o pé no chão. É o cenário com maior probabilidade de acontecer considerando o atual momento da empresa e seu histórico.

Atenção: esse cenário não é sinônimo de “meio termo” entre o otimista e pessimista.

3. Pessimista

O Cenário Pessimista é aquele relacionado à uma perspectiva desfavorável à organização. Exemplo: quando não há atingimento de meta, quando há aumento (valor maior que esperado) de custos e despesas.

E então, saberia responder quais os ambientes que o planejamento estratégico deve analisar? Todos os cenários devem ser avaliados criticamente para melhor tomada de decisão.

Depois desse panorama inicial, que tal vermos o passo a passo de como fazer análise de cenários com exemplo financeiro?

Como fazer análise de cenário?

Quer aprender a fazer uma análise de cenário num panorama econômico?

Veja o exemplo de construção de cenário:

Imaginemos que o dono de uma indústria gráfica pretende comprar uma nova máquina mediante a um empréstimo bancário.

Os juros cobrados pelo banco possuem duas parcelas: uma parcela fixa de 10% e uma parcela da inflação estimada para aquele ano, sendo a soma das duas parcelas a taxa total cobrada.

Dado que a inflação dos 5 anos a frente é muito imprevisível, o proprietário resolveu fazer uma análise de cenários para ter maiores informações na tomada de decisão. E assim, construiu a tabela a seguir.

Exemplo de análise de cenários


Perceba que a planilha contém os dados do cenário atual e o Valor Presente Líquido (VPL) do Investimento. O valor mutável é o correspondente a taxa de inflação.

Para iniciar a análise, vá em Dados > Testes de Hipóteses > Gerenciador de Cenários.

Teste de hipóteses


Na janela Gerenciador de cenários, clique em adicionar…

Gerenciador de Cenários


Será aberta, então, a tela Editar cenário. É nessa tela que iremos inserir os três cenários.

Editar cenários


Em Nome de cenário, atribua um nome para reconhecer o cenário. Em Células variáveis é onde estarão as células que terão seu valor alterado para gerar os cenários.

No nosso caso, é a célula que contém a “Taxa de Inflação”.

Como já dito, criaremos três cenários: Otimista (taxa de inflação de 4%), Provável (6%) e Pessimista (8%).

Para o caso otimista, a nossa tela de edição ficará da seguinte forma:

Análise de cenários


Clicando em OK, irá aparecer a janela Valores de cenário. Nessa tela, iremos adicionar o valor da taxa de inflação para este caso.

Valores de cenários


Clique em OK e perceba que foi gerado um cenário. Clique em Adicionar novamente e crie os outros dois cenários. Pronto, os cenários estarão criados.

Basta você clicar sobre o cenário desejado e em seguida em Mostrar. Perceba que os valores de resultado serão alterados de acordo com os valores de “Taxa de Inflação” cadastrados dentro do respectivo cenário.

Gerenciador de cenários


Simples e muito útil realizar uma análise de cenários no Excel, não é mesmo?

E então, conseguiu perceber a importância do planejamento de cenários? Aprendeu a como analisar cenários?

No próximo tópico vamos saber onde se encontra a maior fonte de erros nessa análise.

Análise de cenários - Principais erros

Muitas pessoas, ao realizar a análise de cenários no Excel, costumam escolher como célula variável o local que deve aparecer o resultado, gerando um equívoco de execução e, como consequência, um erro na análise.

No nosso exemplo, o que variamos é a taxa de juros (inflação) para ver nos 3 cenários se o VPL do projeto é viável ou não.

De forma geral, se você entendeu bem o conceito dessa ferramenta e entende como ela funciona, basta usar com bastante atenção que não terá problemas com esse recurso.

Quero aprender mais sobre Excel!

E você, já está apto para realizar uma análise de cenários de uma empresa?

Agora que você já sabe bem o que é, para que serve uma análise de cenários e sabe também como realizá-la no Excel, que tal aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta no nosso curso online de Formação Master em MS Excel?

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, que irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas. E, assim, se destacar na sua empresa, né?

Preparado para compreender e criar macros para tornar sua planilha automatizada; formatar sua pasta de trabalho, formulando abas mais confiáveis e intuitivas; realizar análises avançadas por meio da construção de Dashboards de Gestão e a utilizar o Excel de forma estratégica para sua organização?

Clique já e se inscreva!

Clique aqui e inscreva-se

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Custos De Fabricacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.