O que é uma análise de concorrentes?
Qual a importância da análise de concorrentes?
5 passos para fazer uma análise de concorrentes eficiente!
Dica de ouro para você!

Como implementar uma análise de concorrentes no seu negócio? Confira 5 passos!

Saiba mais sobre como uma boa análise de concorrentes pode destacar o seu negócio no mercado de trabalho e gerar resultados positivos.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como implementar uma análise de concorrentes no seu negócio? Confira 5 passos!

Há inúmeros fatores que devem ser considerados e analisados para que um negócio tenha sucesso. Entre eles, a análise de concorrentes é um dos mais importantes, visto que otimiza as estratégias da empresa.

Apesar disso, esse assunto não é abordado com a ênfase que merecia e muitas empresas negligenciam ou tangenciam essa estratégia, deixando de aproveitar os resultados consideráveis que essa análise pode trazer.

Diante disso, o objetivo desse artigo é que você adquira conhecimento suficiente para entender e colocar a análise de concorrentes em prática, visando potencializar seus resultados. Logo, acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é uma análise de concorrentes?
  • Qual a importância da análise de concorrentes?
  • 5 passos para fazer uma análise de concorrentes eficiente! 

Vamos lá!

O que é uma análise de concorrentes? 

De forma direta: a análise de concorrentes consiste em uma estratégia de comparação de concorrentes visando analisar seus aspectos similares para otimizar a sua produção de conteúdo, produto, serviço, entre outros.

Entretanto, vale destacar que o intuito não é copiar os concorrentes e sim, identificar quais são as lacunas existentes no seu nicho que poderiam ser melhor exploradas por seu conteúdo.

Para identificar quais são os seus concorrentes, você precisa entender que apenas vender produtos parecidos não faz com que uma empresa seja sua concorrente, visto que essa concorrência pode ser dada em diversas áreas.

Por exemplo, se há duas empresas que vendem perfumes, elas são concorrentes diretamente sob o viés do produto que oferecem, mas para o marketing de conteúdo elas podem ter uma perspectiva diferente e não conflitarem tanto nessa área.

Diante disso, a maior dica é que você deve analisar seus concorrentes através do fato de ter personas parecidas. Se uma empresa produz conteúdo para um público alvo muito parecido com o seu, ele é seu concorrente direto.

Para identificar isso com mais facilidade, existem ferramentas para te auxiliar. Além disso, uma busca no google pode te ajudar a visualizar quem são os seus concorrentes.

Mas, afinal, qual é a relevância dessa análise de concorrentes? Confira no próximo tópico!

Qual a importância da análise de concorrentes?

O diferencial de se fazer uma análise de concorrentes eficiente é o fato de ter a oportunidade de se sobressair no seu nicho e alcançar mais pessoas com seu conteúdo.

Diante disso, a ausência do uso dessa estratégia é um fator de desvantagem, visto que seus concorrentes estarão mais visíveis e direcionados para o público alvo que vocês compartilham.

Desta forma, confira algumas das principais vantagens do uso da análise de concorrentes para otimizar seu conteúdo:

  • Marketing mais efetivo: com a adesão da análise de concorrentes, é possível direcionar o marketing digital e de conteúdo com mais objetividade, o que é muito positivo para aumentar o alcance.  
  • Maiores chances de conversão de leads: a partir das informações da análise é possível mapear quais são os conteúdos mais relevantes para investir na jornada de compra, o que facilita a nutrição e conversão de leads.  
  • Agregação de valor no seu conteúdo: com a análise de concorrentes, será possível investir mais na originalidade e trabalhar em cima das lacunas que ainda existem no nicho
  • Aumento da visibilidade: com um conteúdo diferenciado, as chances do seu conteúdo ser visualizado com um alcance maior é potencializada.  
  • Credibilidade da marca: com a autenticidade como aliada e o aumento da visibilidade, o reconhecimento e crescimento da marca é um fator consequente que traz muitos aspectos positivos para a mesma. 

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Dessa forma, já que você já sabe o que é a análise de concorrentes e quais são as principais vantagens dessa estratégia, agora é hora de saber sobre o assunto mais aguardado: descobrir como se aplicar esse conceito na prática!

Para isso, não deixe de ler o próximo tópico para descobrir.

5 passos para fazer uma análise de concorrentes eficiente!

Se você quer colocar a análise de concorrentes em prática e ainda não sabe por onde começar, pode ficar tranquilo, pois preparamos um passo a passo bem simples para te instruir da melhor forma possível, confira:

1. Defina qual é o seu objetivo

Como já foi dito anteriormente, existem concorrentes em diferentes setores de uma mesma empresa, por isso, é importante ter bem claro qual é o setor que vai ser o foco da análise e qual é o objetivo principal dessa ação.

Desta forma, um planejamento inicial é essencial para direcionar as ações que vão efetivar a implementação dessa estratégia sobre os concorrentes. Nesta parte, fazer uma análise do mercado de forma geral é interessante.

2. Defina quais critérios serão considerados 

A definição de critérios também faz parte do planejamento inicial e é essencial para otimizar as ações. Assim será possível mapear os pontos fortes e fracos e fazer uma pesquisa de mercado mais completa.

Nesse caso, é necessário definir qual é o segmento que terá seus concorrentes analisados, tais como: Marketing de conteúdo, marketing digital, produto, serviço, entre outros.

3. Use ferramentas de coleta de dados 

O uso de ferramentas é muito interessante para facilitar a análise e receber informações mais assertivas acerca da concorrência.

Para isso, existem diversos softwares que podem contribuir para essa análise, tais como: SemRush, Ubersuggest, Also asked, entre outros.

O SemRush é uma ferramenta que é paga, entretanto, tem funções muito interessantes como as informações das palavras chaves, o apontamento da autoridade de outras empresas e ainda, as lacunas entre a concorrência.

Além disso, o ubersuggest e o also asked são ferramentas que permitem analisar o comportamento das palavras chaves, o que é muito interessante para o marketing de conteúdo.

4. Gerencie e interprete as informações 

Após a coleta de dados, é muito importante que a compreensão dos mesmos seja dada da forma mais proveitosa possível. Por isso, mecanismos de gestão e interpretação se fazem necessários para aumentar a eficiência dessa análise.

Nesse caso, se seus concorrentes oferecem produtos e anunciam as informações sobre os mesmos nas redes sociais, por exemplo, interprete quais são as dores da persona que eles estão falando sobre e gerencie essas informações ao seu favor.

5. Aplique de forma estratégica 

Uma abordagem estratégica é o diferencial de quem alcança o sucesso. Com a análise de concorrentes, não poderia ser diferente! Diante disso, não deixe de colocar as informações captadas em prática para potencializar os resultados.

Para ilustrar, temos que na etapa de coleta de dados, foi verificada que existem lacunas de palavras chaves no conteúdo dos blogs do nicho de uma determinada empresa. Com isso, essa é a oportunidade de produzir conteúdo acerca disso e se destacar.

Muito interessante, não é mesmo? Então, se gostou deste conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar por dentro das informações mais relevantes!

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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