O que significa cada sigla da análise PEST?
Qual a importância da análise PEST nas empresas?
A diferença entre a análise SWOT e a análise PEST
Amplie o seu conhecimento

Saiba mais sobre a análise PEST e como ela auxilia nas estratégias empresariais

Conheça a análise PEST, descubra sua funcionalidade e quais os seus benefícios para o planejamento estratégico de uma empresa!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Saiba mais sobre a análise PEST e como ela auxilia nas estratégias empresariais

A análise PEST é definida por quatro segmentos: política, economia, social e tecnologia. Essa, por sua vez, é uma ferramenta de gestão utilizada para medir oportunidades e ameaças considerando o meio externo à empresa.

Além disso, complementando a sigla PEST, podem ser adicionados dois segmentos dependendo da forma de atuação que a empresa deseja seguir. Além da PEST existe a análise pestal (ou pestel), que  por sua vez, engloba dentro da PEST fatores ambientais e legais. 

Para uma empresa possuir um planejamento estratégico eficiente e tomar decisões embasadas em fatos é necessário a análise PEST. Com essa métrica os riscos podem ser calculados e as estratégias podem ser mais eficientes sendo orientadas pelos dados coletados dos fatores externos.

Quer saber mais sobre a análise PEST? Continue a leitura conosco e descubra muito mais nos próximos tópicos!

  • O que significa cada sigla da análise PEST?
  • Qual a importância da análise PEST nas empresas?
  • A diferença entre a análise SWOT e a análise PEST
  • Amplie o seu conhecimento

Vamos lá?

O que significa cada sigla da análise PEST?

Visto que a análise PEST é composta pela observação de quatro elementos, vamos falar mais sobre cada um deles aqui e como eles influenciam no negócio.

Política

Nesse segmento é analisado se há algum fator relacionado à política que possa afetar o desempenho empresarial de uma determinada corporação. A forma com que anda a política do país, a distância das próximas eleições e a existência de novos projetos podem interferir na gestão do negócio caso possua alteração.

Economia

Na economia são analisadas as taxas de câmbio, a inflação, o impacto do cenário econômico no setor de investimentos e também a taxa de desemprego do país. Esses fatores devem ser considerados para que a gestão da empresa se torne alinhada com a realidade econômica do país.

Esses fatores podem interferir no salário dos colaboradores, nos fundos de investimentos e também diretamente na gestão financeira de uma empresa.

Social

Os fatores sociais dizem respeito ao desenvolvimento da sociedade bem como a sua taxa de crescimento e mudanças geracionais no mercado de trabalho. Com uma análise robusta desse segmento a definição das personas podem ser mais estratégicas e novas táticas podem ser formadas para atrair o público ideal.

Tecnologia

O fator tecnológico é responsável pela análise de novas tecnologias no mercado e a implantação delas. É um acompanhamento do desenvolvimento da indústria 4.0 e a observação quanto ao seu funcionamento e acessibilidade a essas grandes inovações.

Os serviços logísticos são uma parte importante de uma empresa que busca se destacar no mercado. Eles afetam diretamente a performance e a lucratividade do negócio. Porém, você já se perguntou se os seus serviços logísticos estão conectados ao futuro?

Ao baixar esse conteúdo, você entenderá o quanto da Logística 4.0 está incorporada à sua empresa e se suas práticas te conectam ao futuro. Com isso, você entenderá a importância de solucionar problemas de distribuição e armazenagem com elementos digitais e se envolver com as mudanças do mercado.

Não perca tempo! Faça agora mesmo o nosso teste e descubra agora o seu nível de entendimento em Logística 4.0 e se você está conectado ao futuro!

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

Interessante, não é? Caso a gestão opte pela Análise Pestal, os outros dois segmentos são:

Ambiente

Análise do meio ambiente e suas influências para o meio empresarial, tal como a sustentabilidade e a implantação do marketing verde nas empresas. A observação dos fatores ambientais é muito importante para diminuir o impacto de elementos residuais no meio ambiente.

Legal

Os fatores legais permitem que seja estudado a constituição federal e possibilita que a empresa esteja em conformidade com a lei. Nessa análise as leis trabalhistas entram também em questão e caso haja alguma alteração isso é repassado para a liderança para que sejam tomadas as devidas providências em relação a isso.

Toda e qualquer alteração na lei é analisada e adaptada dentro da empresa para uma boa gestão.

Qual a importância da análise PEST nas empresas?

A análise PEST é super importante para as empresas pois a partir de uma percepção externa dos fatores em questão é possível criar um planejamento estratégico com mais chances de ser efetivo.

A interpretação dos fatores externos é fundamental para reter novas oportunidades dentro do mercado de trabalho e também se prevenir perante a possíveis ameaças para a empresa.

Ter essa compreensão ampla é um ótimo passo para tornar uma empresa referência em sua área de atuação. Para chegar ao topo é preciso ampliar o campo de visão externamente e internamente.

Esse é o caso da Análise SWOT. Mas vamos saber mais sobre ela no próximo tópico! Fique conosco!

A diferença entre a análise SWOT e a análise PEST

Assim como a análise PEST possui métricas para uma visão externa da empresa para a promoção de melhorias internamente, a Análise SWOT também possui. A diferença é que, enquanto a PEST atua em fatores externos, a SWOT se faz presente nos fatores internos.

Na análise SWOT são determinados pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças tendo como ponto de vista a gestão interna da empresa. Enquanto a análise PEST cuida da visão externa e em como a empresa pode crescer no mercado, a SWOT foca no caminho para chegar até esse objetivo.

Com a matriz SWOT a produtividade dos colaboradores e o clima organizacional da empresa entram em questão. Tudo isso para que de dentro pra fora, o crescimento seja perceptível.

Interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o que é a análise PEST e qual a sua funcionalidade dentro das empresas, fique atento nessa metodologia/ferramenta e se prepare para ampliar seus horizontes com uma gestão eficiente e eficaz!

Amplie o seu conhecimento

Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?

Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Um Sistema De Gestão Para Resultados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.