A análise PEST é definida por quatro segmentos: política, economia, social e tecnologia. Essa, por sua vez, é uma ferramenta de gestão utilizada para medir oportunidades e ameaças considerando o meio externo à empresa.
Além disso, complementando a sigla PEST, podem ser adicionados dois segmentos dependendo da forma de atuação que a empresa deseja seguir. Além da PEST existe a análise pestal (ou pestel), que por sua vez, engloba dentro da PEST fatores ambientais e legais.
Para uma empresa possuir um planejamento estratégico eficiente e tomar decisões embasadas em fatos é necessário a análise PEST. Com essa métrica os riscos podem ser calculados e as estratégias podem ser mais eficientes sendo orientadas pelos dados coletados dos fatores externos.
Quer saber mais sobre a análise PEST? Continue a leitura conosco e descubra muito mais nos próximos tópicos!
Vamos lá?
Visto que a análise PEST é composta pela observação de quatro elementos, vamos falar mais sobre cada um deles aqui e como eles influenciam no negócio.
Nesse segmento é analisado se há algum fator relacionado à política que possa afetar o desempenho empresarial de uma determinada corporação. A forma com que anda a política do país, a distância das próximas eleições e a existência de novos projetos podem interferir na gestão do negócio caso possua alteração.
Na economia são analisadas as taxas de câmbio, a inflação, o impacto do cenário econômico no setor de investimentos e também a taxa de desemprego do país. Esses fatores devem ser considerados para que a gestão da empresa se torne alinhada com a realidade econômica do país.
Esses fatores podem interferir no salário dos colaboradores, nos fundos de investimentos e também diretamente na gestão financeira de uma empresa.
Os fatores sociais dizem respeito ao desenvolvimento da sociedade bem como a sua taxa de crescimento e mudanças geracionais no mercado de trabalho. Com uma análise robusta desse segmento a definição das personas podem ser mais estratégicas e novas táticas podem ser formadas para atrair o público ideal.
O fator tecnológico é responsável pela análise de novas tecnologias no mercado e a implantação delas. É um acompanhamento do desenvolvimento da indústria 4.0 e a observação quanto ao seu funcionamento e acessibilidade a essas grandes inovações.
Os serviços logísticos são uma parte importante de uma empresa que busca se destacar no mercado. Eles afetam diretamente a performance e a lucratividade do negócio. Porém, você já se perguntou se os seus serviços logísticos estão conectados ao futuro?
Ao baixar esse conteúdo, você entenderá o quanto da Logística 4.0 está incorporada à sua empresa e se suas práticas te conectam ao futuro. Com isso, você entenderá a importância de solucionar problemas de distribuição e armazenagem com elementos digitais e se envolver com as mudanças do mercado.
Não perca tempo! Faça agora mesmo o nosso teste e descubra agora o seu nível de entendimento em Logística 4.0 e se você está conectado ao futuro!
Interessante, não é? Caso a gestão opte pela Análise Pestal, os outros dois segmentos são:
Análise do meio ambiente e suas influências para o meio empresarial, tal como a sustentabilidade e a implantação do marketing verde nas empresas. A observação dos fatores ambientais é muito importante para diminuir o impacto de elementos residuais no meio ambiente.
Os fatores legais permitem que seja estudado a constituição federal e possibilita que a empresa esteja em conformidade com a lei. Nessa análise as leis trabalhistas entram também em questão e caso haja alguma alteração isso é repassado para a liderança para que sejam tomadas as devidas providências em relação a isso.
Toda e qualquer alteração na lei é analisada e adaptada dentro da empresa para uma boa gestão.
A análise PEST é super importante para as empresas pois a partir de uma percepção externa dos fatores em questão é possível criar um planejamento estratégico com mais chances de ser efetivo.
A interpretação dos fatores externos é fundamental para reter novas oportunidades dentro do mercado de trabalho e também se prevenir perante a possíveis ameaças para a empresa.
Ter essa compreensão ampla é um ótimo passo para tornar uma empresa referência em sua área de atuação. Para chegar ao topo é preciso ampliar o campo de visão externamente e internamente.
Esse é o caso da Análise SWOT. Mas vamos saber mais sobre ela no próximo tópico! Fique conosco!
Assim como a análise PEST possui métricas para uma visão externa da empresa para a promoção de melhorias internamente, a Análise SWOT também possui. A diferença é que, enquanto a PEST atua em fatores externos, a SWOT se faz presente nos fatores internos.
Na análise SWOT são determinados pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças tendo como ponto de vista a gestão interna da empresa. Enquanto a análise PEST cuida da visão externa e em como a empresa pode crescer no mercado, a SWOT foca no caminho para chegar até esse objetivo.
Com a matriz SWOT a produtividade dos colaboradores e o clima organizacional da empresa entram em questão. Tudo isso para que de dentro pra fora, o crescimento seja perceptível.
Interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o que é a análise PEST e qual a sua funcionalidade dentro das empresas, fique atento nessa metodologia/ferramenta e se prepare para ampliar seus horizontes com uma gestão eficiente e eficaz!
Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.
Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?
Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!
Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!