O Analista de Marketing é o principal profissional encarregado pela comunicação de uma empresa. Esse cargo está sendo requisitado cada vez mais no mercado de trabalho com o intuito de entender o comportamento do consumidor e, consequentemente, conseguir novos clientes.
Esse profissional é responsável pelo planejamento de uma estratégia de Marketing visando impactar de maneira positiva a imagem de uma empresa e converter vendas de seu produto/serviço, levando em conta todo o contexto do negócio.
Um analista deve estar sempre atento às novidades e tendências do mercado, desenvolvendo ações que resultem em bons resultados do empreendimento. Saiba mais sobre esse profissional da área de Marketing a partir dos seguintes tópicos:
● O que faz um Analista de Marketing?
● Quanto ganha um Analista de Marketing?
● Habilidades que um Analista de Marketing
● Onde atua um Analista de Marketing?
● Por que contratar um Analista de Marketing?
Boa leitura!
O Analista de Marketing é responsável por gerenciar as principais atividades comunicativas de uma empresa, seja entre os seus próprios colaboradores ou com agentes externos, como clientes, concorrentes e fornecedores.
Assim, esse profissional deve elaborar um planejamento estratégico para alcançar as principais metas da companhia, a curto, médio e longo prazo. Isso inclui definir o posicionamento da marca perante as mídias sociais, produzir conteúdo visando um público-alvo e analisar indicadores de Marketing Digital.
Outra função do analista é o acompanhamento e o gerenciamento das redes sociais, atentando-se às principais tendências do mercado e às novidades de cada aplicativo, com o intuito de atrair mais engajamento às páginas. Em seguida, elaborar relatórios de resultados para definir os próximos passos do negócio.
Além disso, outras atividades administrativas podem ser realizadas pelo analista, como atender clientes nas redes sociais, realizar pesquisas de mercado e organizar eventos de lançamento. Vale lembrar que é fundamental que esse profissional tenha domínio das estratégias de comunicação integrada.
Um Analista de Marketing pode estar em início de carreira (Júnior) ou com maior experiência na área (Sénior). O valor recebido por mês é diretamente proporcional a esse tempo de trabalho.
Dessa forma, o profissional recém contratado pode receber entre R$2.500 e R$5.000, com uma média de R$3.500, segundo o site Vagas. As principais formações desse profissional são Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Marketing.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, o salário médio de cada nível de senioridade no mercado é:
● Júnior: média de R$ 4.233,82 mensais;
● Pleno: média de R$ 4.789,43 mensais;
● Senior: média de R$ 7.753,20 mensais.
Segundo o Catho, os estados que melhor pagam os Analistas de Marketing são São Paulo, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Além disso, os setores com maiores salários são empresas de materiais de construção, indústrias e construção civil.
Um Analista de Marketing deve desenvolver uma visão abrangente da área de comunicação, tendo domínio de ações fundamentais para alcançar as metas traçadas para esse setor.
Confira a seguir as principais habilidades que um Analista de Marketing deve possuir:
● Criar campanhas publicitárias;
● Realizar planejamentos de conteúdo para mídias sociais;
● Realizar tráfego pago;
● Analisar métricas de performance (KPIs);
● Produzir conteúdo para mídias sociais;
● Monitorar redes sociais;
● Pesquisar tendências do mercado;
● Elaborar relatórios de resultados;
● Produzir e-mail marketing;
● Atender clientes nos canais de atendimento;
● Realizar pesquisas de mercado e concorrência;
● Organizar eventos de lançamento;
● Dominar práticas de Storytelling.
Dessa forma, alguns Softwares são ditos como os principais para que Analistas de Marketing realizem o seu trabalho com maestria.
Confira a seguir os principais aplicativos:
● Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint…);
● Pacote Adobe (Photoshop, Illustrator, Premiere…);
● Pacote Google (Docs, Sheets, Forms…);
● Google Trends, Google Analytics e Google Search Console;
● Hubspot ou Mailchimp;
● Canva;
● Trello.
O Analista de Marketing pode estar presente em vários setores da comunicação de uma empresa. Algumas dessas áreas são tratadas de forma separada para que seus resultados sejam obtidos mais rapidamente.
Confira a seguir as principais atuações de um Analista de Marketing:
O Inbound Marketingestá relacionado a um conjunto de estratégias para a criação e o compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais, com o objetivo de conquistar clientes de forma sutil e genuína. Os potenciais leads são atraídos por materiais educativos, como planilhas e e-books, e seguem um funil de vendas.
Ele é diferente do Outbound Marketing porque não há trabalho em prospectar clientes de forma ativa, como no Marketing One to One, mas sim de forma passiva e indireta. A transmissão da informação é responsável pelo ganho de autoridade da marca, atraindo mais leads e aumentando as chances de conversão e fidelização.
O Marketing de Conteúdo consiste na criação e no compartilhamento de conteúdo de valor com o objetivo de atrair clientes para uma empresa. A utilização dessa temática resulta em engajamento e em percepção positiva por parte dos leads, que podem se tornar consumidores da marca no futuro.
Exemplos deste conteúdo são textos, vídeos, e-books, templates, planilhas e até mesmo postagens nas redes sociais. Para tal, é realizado um planejamento de conteúdo, levando em conta o posicionamento da marca e o público-alvo da empresa.
O Endomarketing está relacionado a um conjunto de ações realizadas por uma empresa com o intuito de desenvolver um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores. O Marketing Interno é responsável por um maior engajamento dos funcionários, acarretando alcance de metas e maior crescimento da empresa.
Alguns exemplos de iniciativas da área são campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores. Essas atitudes resultam em maior comunicação com os colaboradores, além de maior envolvimento com estratégias e metas da companhia.
O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o ranqueamento orgânico de uma página na Web nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Para isso, técnicas de SEO são desenvolvidas para alcançar palavras-chave, tráfego e autoridade.
Dessa forma, algumas estratégias de SEO são elaboradaspara que os mecanismos de busca entendam que sua página deve estar entre as mais ranqueadas.
Essas mudanças podem ser feitas na escrita das páginas, possibilitando uma leitura simples e acessível, quanto no layout, tornando a página mais veloz e útil ao usuário.
A Gestão de Redes Sociais geralmente é realizada por um Social Media, porém, com a ausência desse profissional específico no organograma de funções do Marketing, o analista pode desempenhar essa função, seguindo as estratégias e o posicionamento da marca em busca de resultados eficientes.
Algumas das atividades realizadas nessa área são a criação e o compartilhamento de conteúdo, agendamento de postagens, análise de métricas de performance, elaboração de relatórios, gerenciamento de anúncios e atendimento ao cliente. O analista também deve se atualizar constantemente das novidades e das tendências.
O Tráfego Pago está relacionado a qualquer ação realizada a partir do gerenciamento de anúncios pagos em plataformas como o Google, Facebook/Instagram e Youtube. O seu principal objetivo é aumentar o acesso e o número de visualizações a qualquer página da Web, como sites e redes sociais.
Vale lembrar que os anúncios devem ser definidos de acordo com a persona do seu negócio, buscando quem tem interesse em adquirir o seu produto. Dentro das configurações, é possível definir o público-alvo, como gênero, idade e localização, além do objetivo do anúncio, como visualizações e reprodução de vídeos.
O CRO consiste em traçar estratégias para otimizar as conversões do website ou de uma página específica, tornando o processo de venda e de aquisição de clientes mais eficiente. Isso é realizado principalmente a partir de testes A/B, para entender o que faz mais sentido para um lead se tornar cliente daquela empresa.
Outras atividades efetuadas são a revisão de informações essenciais, otimização de páginas com maior tráfego, definição da jornada do consumidor, implementação de assistentes virtuais para o atendimento ao cliente e utilização de gatilhos mentais.
A Experiência do Usuário (UX) está relacionada às percepções que um usuário possui com o processo de aquisição de um produto ou serviço, decisiva para definir se esse consumidor voltará a adquirir ou não algo dessa empresa. Isso inclui outras atividades do processo, como os canais de atendimento e a navegação no website.
Caso esse usuário se mostre satisfeito com a experiência obtida, ele pode se tornar um cliente fiel e, ainda mais, um promotor do seu produto ou serviço, indicando a sua empresa para amigos e familiares.
O Analista de Marketing é responsável pelas principais atividades do setor de comunicação de uma empresa. É através desse profissional que as estratégias serão definidas e colocadas em prática visando alcançar metas já traçadas anteriormente.
Além disso, a presença desse especialista é essencial para que a marca esteja sempre em evidência na mídia. Além de pesquisas de mercado e da concorrência, esse profissional deve entender o que atrai a persona de seu negócio para produzir conteúdo focado nesse objetivo.
Com o conteúdo produzido, esse profissional vai coletar os resultados alcançados e, a partir disso, pensar em outras estratégias para o negócio. Se alguma das métricas analisadas não atingiu o resultado esperado, o Analista vai traçar outras estratégias para que esses números sejam obtidos.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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