O que é SEO?
O que faz um Analista SEO?
Recomendação de sucesso!
Quais habilidades e certificados um Analista de SEO deve ter?
Por que é importante ter um Analista de SEO?
Quanto ganha um Analista SEO?
Invista em você!

Analista de SEO: entenda o que é, o que faz e quanto ganha esse profissional!

Neste artigo você aprenderá tudo o que um Analista de SEO faz e qual a importância desse profissional para as empresas atualmente!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Analista de SEO: entenda o que é, o que faz e quanto ganha esse profissional!

Se você trabalha com marketing digital, assim como eu, sabe a importância que o Analista de SEO tem nessa área! Mas você sabe realmente o que esse profissional faz?

Com o aumento da presença das empresas na internet novas profissões estão surgindo a todo momento e, no caso do Analista de SEO esta deverá crescer ainda mais. Afinal, qual empresa não quer o seu conteúdo ranqueando nas primeiras páginas do Google?

Interessante, não é mesmo? Gostaria de saber mais sobre o assunto?

Então fique tranquilo pois pensando em você elaboramos esse artigo, com o intuito de te deixar por dentro das funções dessa profissão tão importante atualmente.

  • O que é SEO?
  • O que faz um Analista de SEO? 
  • Quais habilidades um Analista de SEO deve ter? 
  • Por que é importante ter um Analista de SEO?
  • Quanto ganha um Analista de SEO?

Vamos lá?

O que é SEO?

Primeiramente, é necessário explicar o que é SEO, para entendermos o que o profissional de SEO faz.

Sendo assim, é possível afirmar que a sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização dos mecanismos de busca.

Logo, pode-se dizer que o SEO é um conjunto de técnicas e teorias que tem como objetivo final ranquear nas primeiras posições do Google a página de um site.

Interessante, não é mesmo?

Agora que você já entendeu mais sobre o que é SEO, vamos a pergunta que não quer calar: o que faz um Analista de SEO?

O que faz um Analista SEO?

Pode parecer complexo, mas não é, o Analista de SEO é um dos profissionais responsáveis por gerar tráfego para um site. Essa tarefa não está pautada somente na produção de conteúdo, mas também na otimização das páginas, relacionamento com outros sites, etc.

Para isso, o profissional de SEO faz uso de várias teorias e técnicas, a fim de conquistar as primeiras posições da SERP do Google. Afinal, quanto mais visibilidade melhor né?

De maneira geral um Analista SEO possui 4 funções principais, são elas: realizar pesquisa de palavras-chave, otimizar e administrar o SEO On-Page e SEO Off- Pagede uma página e, por fim, analisar métricas.

Além disso, esse profissional precisa estar atento a personada empresa para qual ele presta serviço. Isso porque a persona define um nicho e permite que os profissionais do marketing digital refinem cada vez mais suas produções e suas pesquisas de palavras-chave.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre quais habilidades um profissional de SEO deve ter para destacar no mercado de trabalho? Entãocontinue a leitura a seguir!

Mas, antes de passarmos pro próximo tópico, aproveite essa oportunidade que preparamos para você!

Recomendação de sucesso!

Confira nosso eBook Como Migrar O Seu Negócio do Offline para o Online.

O sucesso de um negócio envolve mais do que a qualidade e o valor das soluções oferecidas. É preciso saber em que canais encontrar o consumidor, como se comunicar com ele e, acima de tudo, como transformá-lo em um cliente fiel da empresa.

Aprenda como explorar o ambiente online, adotando as melhores práticas e estratégias para que a migração do offline seja feita da melhor forma possível.

Gostou? Então, não perca tempo! Faça agora o download!

como migrar o seu negocio do offline para o online

Quais habilidades e certificados um Analista de SEO deve ter?

Agora que você já sabe o que faz um Analista SEO, deve estar se perguntando: quais habilidades e certificados devo possuir para trabalhar com SEO?

Existem algumas habilidades essenciais para um para quem trabalha com SEO. A primeira delas é: comunicação.

Você precisa se comunicar muito bem ao trabalhar com ferramentas de buscae estratégias de SEO. Isso porque você precisa entender e comunicar o que é fundamental para a sua persona e, consequentemente, para o seu contratante.

Sendo assim, ao elaborar uma estratégia busque se comunicar claramente, para que não haja nenhum ruído de comunicação entre você e sua equipe.

Outro ponto importante é, esteja sempre se atualizando. Embora os fatores de ranqueamento do Google não sejam totalmente especificados pela empresa, sempre ocorrem modificações de certas diretrizes.

Portanto, para que o site não sofra com penalizações é necessário estar sempre atento a essas atualizações.

Além disso, é crucial ter competência na elaboração de relatórios e análise de dados. Isso porque, como profissional de SEO você estará sempre criando estratégias e mostrando resultados, o que demanda um perfil analítico.

Outra dica importante é: procure se especializar, busque por cursos de SEO.

Embora não exista uma faculdade específica para um especialista SEO, existem uma infinidade de cursos disponíveis na internet para você se capacitar, até mesmo de forma gratuita.

Outro ponto importante para um Analista de SEO, é ter experiência com algumas ferramentas e softwares essenciais para o SEO, como: SEMrush, Google Analytics, Screaming Frog, Google Trends, Google Search Console, entre outras.

Resumindo, um analista de SEO deve ter:

  • Uma ótima comunicação, tanto oral quanto escrita; 
  • Capacidade de analisar dados e, consequentemente, elaborar relatórios; 
  • Experiência em otimização de página; 
  • Conhecimento em User Experience
  • Conhecimento básico em sobre programação, como HTML, sitemap e robots
  • Domínio de ferramentas para SEO
  • Certificação em Marketing de Conteúdo
  • Graduação ou experiência de trabalho na área de Marketing

Por que é importante ter um Analista de SEO?

É importante ter um Analista de SEO na equipe, pois esse profissional é responsável por planejar, executar e monitorar sua estratégia de crescimento e ranqueamento dos motores de busca.

Seu conhecimento mais específico domina objetivos cruciais para o sucesso de uma empresa, como o número no aumento de tráfego do seu site e o aumento do número de leads qualificados.

Em outras palavras, uma pessoa especializada na área saberá como trabalhar com o marketing e com a criação de conteúdo voltada para mais visualizações e, consequentemente, mais vendas para o seu negócio.

Muitas demandas e responsabilidades não é mesmo? Entãocontinue a leitura abaixo para saber como esses profissionais são remunerados por exercerem determinadas funções!

Quanto ganha um Analista SEO? 

Agora que você já entendeu o que faz e quais as habilidades são necessárias para se tornar um analista SEO, você deve estar se perguntando: quanto ganha um profissional nessa área?

Fique tranquilo que eu vou te explicar! Mas antes, é necessário estar ciente que as remunerações podem ser muito diferentes de uma cidade para outra, ou ainda, de uma empresa para outra.

Júnior

Toda profissão possui seus níveis de salário e, claro, especialização. Logo, com SEO não seria diferente.

Sendo assim, o cargo de Analista de SEO possui três níveis: o júnior, o pleno e o sênior.

Vamos começar pelo primeiro deles, o nível júnior.

De acordo com alguns portais de vagas, o nível mais básico do profissional de SEO deve receber um salário médio de até 3.500 reais. Todavia, a estimativa pode variar muito, já que em outros sites o valor não ultrapassa muito o valor de 2.000 ou 2.500 reais.

Pleno

O nível pleno é o cargo intermediário que um Analista de SEO pode ocupar.

Logo, a remuneração para essa categoria é maior do que para o nível anterior, podendo chegar até 4.500 reais.

Interessante, não é mesmo?

Sênior 

Por fim, temos o colaborador sênior, o mais experiente dos três níveis de profissionais.

Seu salário, de acordo com alguns portais, gira em torno de 5.400 reais, podendo variar de empresa para empresa.

Todavia, como foi dito anteriormente é preciso levar em conta que o valor da remuneração pode ser diferente, para maior ou para menor, dependendo da cidade.

Invista em você!

E aí, gostou do nosso artigo sobre Analista de SEO? Então não perca essa oportunidade que preparamos especialmente para você e invista na sua carreira!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.