Se você trabalha com marketing digital, assim como eu, sabe a importância que o Analista de SEO tem nessa área! Mas você sabe realmente o que esse profissional faz?
Com o aumento da presença das empresas na internet novas profissões estão surgindo a todo momento e, no caso do Analista de SEO esta deverá crescer ainda mais. Afinal, qual empresa não quer o seu conteúdo ranqueando nas primeiras páginas do Google?
Interessante, não é mesmo? Gostaria de saber mais sobre o assunto?
Então fique tranquilo pois pensando em você elaboramos esse artigo, com o intuito de te deixar por dentro das funções dessa profissão tão importante atualmente.
Vamos lá?
Primeiramente, é necessário explicar o que é SEO, para entendermos o que o profissional de SEO faz.
Sendo assim, é possível afirmar que a sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização dos mecanismos de busca.
Logo, pode-se dizer que o SEO é um conjunto de técnicas e teorias que tem como objetivo final ranquear nas primeiras posições do Google a página de um site.
Interessante, não é mesmo?
Agora que você já entendeu mais sobre o que é SEO, vamos a pergunta que não quer calar: o que faz um Analista de SEO?
Pode parecer complexo, mas não é, o Analista de SEO é um dos profissionais responsáveis por gerar tráfego para um site. Essa tarefa não está pautada somente na produção de conteúdo, mas também na otimização das páginas, relacionamento com outros sites, etc.
Para isso, o profissional de SEO faz uso de várias teorias e técnicas, a fim de conquistar as primeiras posições da SERP do Google. Afinal, quanto mais visibilidade melhor né?
De maneira geral um Analista SEO possui 4 funções principais, são elas: realizar pesquisa de palavras-chave, otimizar e administrar o SEO On-Page e SEO Off- Pagede uma página e, por fim, analisar métricas.
Além disso, esse profissional precisa estar atento a personada empresa para qual ele presta serviço. Isso porque a persona define um nicho e permite que os profissionais do marketing digital refinem cada vez mais suas produções e suas pesquisas de palavras-chave.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre quais habilidades um profissional de SEO deve ter para destacar no mercado de trabalho? Entãocontinue a leitura a seguir!
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Agora que você já sabe o que faz um Analista SEO, deve estar se perguntando: quais habilidades e certificados devo possuir para trabalhar com SEO?
Existem algumas habilidades essenciais para um para quem trabalha com SEO. A primeira delas é: comunicação.
Você precisa se comunicar muito bem ao trabalhar com ferramentas de buscae estratégias de SEO. Isso porque você precisa entender e comunicar o que é fundamental para a sua persona e, consequentemente, para o seu contratante.
Sendo assim, ao elaborar uma estratégia busque se comunicar claramente, para que não haja nenhum ruído de comunicação entre você e sua equipe.
Outro ponto importante é, esteja sempre se atualizando. Embora os fatores de ranqueamento do Google não sejam totalmente especificados pela empresa, sempre ocorrem modificações de certas diretrizes.
Portanto, para que o site não sofra com penalizações é necessário estar sempre atento a essas atualizações.
Além disso, é crucial ter competência na elaboração de relatórios e análise de dados. Isso porque, como profissional de SEO você estará sempre criando estratégias e mostrando resultados, o que demanda um perfil analítico.
Outra dica importante é: procure se especializar, busque por cursos de SEO.
Embora não exista uma faculdade específica para um especialista SEO, existem uma infinidade de cursos disponíveis na internet para você se capacitar, até mesmo de forma gratuita.
Outro ponto importante para um Analista de SEO, é ter experiência com algumas ferramentas e softwares essenciais para o SEO, como: SEMrush, Google Analytics, Screaming Frog, Google Trends, Google Search Console, entre outras.
Resumindo, um analista de SEO deve ter:
É importante ter um Analista de SEO na equipe, pois esse profissional é responsável por planejar, executar e monitorar sua estratégia de crescimento e ranqueamento dos motores de busca.
Seu conhecimento mais específico domina objetivos cruciais para o sucesso de uma empresa, como o número no aumento de tráfego do seu site e o aumento do número de leads qualificados.
Em outras palavras, uma pessoa especializada na área saberá como trabalhar com o marketing e com a criação de conteúdo voltada para mais visualizações e, consequentemente, mais vendas para o seu negócio.
Muitas demandas e responsabilidades não é mesmo? Entãocontinue a leitura abaixo para saber como esses profissionais são remunerados por exercerem determinadas funções!
Agora que você já entendeu o que faz e quais as habilidades são necessárias para se tornar um analista SEO, você deve estar se perguntando: quanto ganha um profissional nessa área?
Fique tranquilo que eu vou te explicar! Mas antes, é necessário estar ciente que as remunerações podem ser muito diferentes de uma cidade para outra, ou ainda, de uma empresa para outra.
Toda profissão possui seus níveis de salário e, claro, especialização. Logo, com SEO não seria diferente.
Sendo assim, o cargo de Analista de SEO possui três níveis: o júnior, o pleno e o sênior.
Vamos começar pelo primeiro deles, o nível júnior.
De acordo com alguns portais de vagas, o nível mais básico do profissional de SEO deve receber um salário médio de até 3.500 reais. Todavia, a estimativa pode variar muito, já que em outros sites o valor não ultrapassa muito o valor de 2.000 ou 2.500 reais.
O nível pleno é o cargo intermediário que um Analista de SEO pode ocupar.
Logo, a remuneração para essa categoria é maior do que para o nível anterior, podendo chegar até 4.500 reais.
Interessante, não é mesmo?
Por fim, temos o colaborador sênior, o mais experiente dos três níveis de profissionais.
Seu salário, de acordo com alguns portais, gira em torno de 5.400 reais, podendo variar de empresa para empresa.
Todavia, como foi dito anteriormente é preciso levar em conta que o valor da remuneração pode ser diferente, para maior ou para menor, dependendo da cidade.
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Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
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