Você sabe o que é, como identificar e como aplicar a Antítese?
Existem várias figuras de linguagem na língua portuguesa e algumas delas são bem parecidas, como é o caso da antítese e paradoxo.
Para solucionar suas dúvidas a respeito da antítese, separamos alguns tópicos para auxiliar você a compreender melhor e solucionar suas questões a respeito dela:
Vamos à leitura?
A antítese é uma figura de linguagem que tem o objetivo de expor ideias com sentidos opostos, a fim de despertar um efeito de interpretação no leitor, por exemplo: amor e ódio ou a vida e a morte.
É de entendimento de todos que tanto amor e ódio quanto a vida e a morte são palavras contrárias e que representam uma oposição de ideias.
Através da criatividade, as figuras de linguagem, em geral, podem ser utilizadas em diversos lugares para causar maior ênfase e destaqueao texto, como no marketing digital, em redações publicitárias, copywriting, músicas e até mesmo na oratória para conquistar o seu público alvo.
Da mesma forma que a oposição de sentidos pode ser dada entre palavras, também ocorre entre expressões e entre orações.
Abaixo separamos alguns exemplos de frases com antítese, onde as ideias opostas serão representadas por palavras em negrito:
Também é possível encontrar a antítese na linguagem não verbal, através da aproximação de elementos contrastantes, gerando assim um destaque.
A diferença entre essas duas figuras de linguagem é que a antítese faz a aproximação de termos de sentidos opostos, enquanto o paradoxo faz a união de ideias opostas entre si.
Vejamos alguns exemplos de paradoxo.
Abaixo, será apresentado um soneto de Luís de Camões que apresenta, ao longo dele, diversos paradoxos:
“Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer.”
(Luís de Camões)
Acima podemos ver as ideias inconciliáveis. Como é possível um fogo arder e você não ver? Como é possível uma ferida doer e você não sentir?
Confira outros exemplos de paradoxo:
A figura de linguagem é um recurso estilístico utilizado para criar algum tipo de efeito na expressão.
Em outras palavras, ela busca transmitir de maneira mais eficiente ideias e sensações que não seriam possíveis através da linguagem “comum”.
Além disso, existem vários tipos de figuras de linguagem, podendo ser:
Para identificar uma antítese, basta buscar pela presença de palavras, expressões e até mesmo orações com sentidos opostos.
Além de tudo é necessário que a antítese apresente ao leitor ideias distintas.
A antítese pode ser encontrada em diversos lugares, é um recurso linguístico muito utilizado tanto na fala quanto na escrita. Além disso, é muito utilizada na poesia e também na música.
E por ser tão utilizada na música e você já saber o que estas figuras de linguagem significam, aqui vai um desafio para você!
O desafio consiste em buscar pela letra da música Certas Coisas do Lulu Santos e identificar quais são as antíteses e também quais são os paradoxos presentes nela.
O objetivo e função principal da antítese em um texto é de realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala através de termos com sentidos opostos. Pode ser usada em diversos lugares, até mesmo para vender através das redes sociais.
Além disso, pode ser empregada até em sua oratória para conseguir maior atenção de seu público.
Mas cuidado para não confundir a antítese com o paradoxo na hora de criar seus textos para a internet, em alguns casos, utilizar um paradoxo pode causar um efeito contrário ao de realçar a mensagem, pois ele apresenta uma contradição não lógica de ideias e não somente de palavras, como é o caso da antítese.
É claro que, mesmo sem saber, muitas vezes utilizamos diversas figuras de linguagem em nossos textos ou até mesmo falas do dia a dia. Mas ter o domínio de saber quando utilizá-las pode ser muito benéfico para melhorar os textos web.
A antítese pode impressionar o leitor, causando sensações tristes ou alegres nele, através do jogo de palavras.
Use a sua criatividade para inserir antíteses no título de seu texto, subtítulo e no CTA (Call to Action) para destacar o tema, prender a atenção do leitor e criar empatia.
Através da utilização de figuras de linguagem nos textos, é possível se conectar emocionalmente com o leitor e direcionar sua atenção para o texto, ou seja, uma estratégia ideal para utilizar dentro do marketing digital.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!