Em 2008, o surgimento do Bitcoin foi um marco do início revolução não só do sistema financeiro, mas também de outros setores que viram na tecnologia por trás dessa criptomoeda - a blockchain - a possibilidade de trazer a transformação digital para áreas como a indústria, a educação, a saúde e o governo.
É sobre a aplicação da blockchain em governos que falarei aqui no artigo. Você verá:
Prepare-se para conhecer uma aplicação da tecnologia blockchain que está ganhando força. Vamos lá!
Apesar da blockchain não ser um banco de dados, a principal aplicação dessa tecnologia em processos governamentais é na gestão de informação.
As informações gerenciadas por órgãos públicos além de possuírem grande volume de dados, precisam de mecanismos de segurança que impossibilitem ataques e invasões.
De modo pontual, as principais vantagens são:
Eu sei que não são apenas os governos que lidam com muitas informações. Você provavelmente deve ter a necessidade de analisar dados seja na universidade ou na empresa em você trabalha.
Acredito que os problemas de análise de dados que você encontra não precisam de blockchain. Eles certamente podem ser resolvidos em um software como o MS Excel, o qual você consegue utilizar como um banco de dados.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
As características da rede blockchain como a descentralização peer-to-peer, criptografia hash, contratos inteligentes, provas de consenso e mineração garantem algumas possibilidades de aplicar a blockchain em diversas operações que compõe a governança dos países.
As principais possibilidades de se aplicar o blockchain em governos são:
Quando falo de identidade digital, não estou falando da simples representação virtual dos documentos de identificação como RG, CPF e CNH.
Ao aplicar a blockchain, é possível criar um documento único de identidade. Com esse documento, os riscos de fraudes de identidade são praticamente extintos haja vista a impossibilidade de alterações de dados dentro de uma cadeia de blocos.
Além da simplificação do processo tão burocrático de verificação de informação pessoal e registros em cartórios.
A ideia de votação é bastante similar ao conceito de mecanismos de consenso nas redes blockchains.
Para uma transação acontecer na cadeia de blocos, é necessário que a maioria de usuários conectados à rede assegurem a validade da transação. Esse mesmo mecanismo pode ser utilizado em processos de eleição e em atos de emendas constitucionais.
Dessa forma, podemos assegurar que esses processos estarão livre de mecanismos fraudulentos.
Você reparou como as votações no Brasil costumam ser um processo longo e cansativo?
Isso porque a Justiça Eleitoral além organizar toda a logística nos dias de eleição ao longo de todo o país, também cuida de garantir a segurança dos dados para não haver manipulação dos votos.
A gestão transparente nos serviços públicos é um requisito bastante comum em acordos políticos, judiciários e, em alguns casos, econômicos. A estrutura descentralizada de uma blockchain pública pode conferir os recursos necessários para que esses acordos da forma mais transparente possível.
Além dessas aplicações, a cadeia de blocos também pode ser utilizada pelos governos em:
Muitas pessoas consideram utópico a aplicação de blockchain na governança de países, porém existem lugares nos quais essa tecnologia já está sendo utilizada e os resultados têm sido muito positivos.
Você verá, a seguir, que lugares são esses e conhecerá as propostas do Governo Brasileiro para implantar a blockchain na terra Tupiniquim. Continue a leitura!
Alguns dos países com destaque na aplicação da blockchain são: a Estônia, a Dinamarca, os Estados Unidos e o Brasil.
A Estônia costuma estar na frente dos outros países no que diz respeito à implantação de tecnologia em administração governamental.
Uma das medidas tomadas pelo governo desse país utilizando a tecnologia blockchain é o e-residency.
Lembra do documento único citado lá em cima? O e-residency é o mesmo. É um aplicativo descentralizado, que funciona como documento de identificação. É criado quando a pessoa nasce e todas as informações individuais como número de registro, escolaridade e histórico de trabalho são compiladas nesse documento.
Imagine como isso simplifica processos como matrículas, contratações, solicitações de serviços e realização de acordos, por exemplo!
Na Dinamarca, astomadas de decisõesdentro dos partidos políticos acontecem por meio de blockchain. Em termos práticos, os partidos se comportam comoorganizações descentralizadas.
Já nos Estados Unidos, a blockchain é um recurso aplicado pela Food and Drug Administration (FDA), que é um agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país, em parceria com a IBM para monitorar os dados de pacientes com câncer em todo o território norte-americano.
No Brasil, existem projetos em andamento aplicando a cadeia de blocos como:
Essas são apenas algumas das atividades propostas por órgãos federais aplicando a cadeia de blocos como agente da transformação digital nos processos governamentais brasileiros.
BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?
Então essa é a sua chance!
No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?
Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!