A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para as nossas vidas e é necessária para o alcance do sucesso e da realização, sejam estes profissionais ou pessoais.
Além disso, essa soft skill é muito ansiada pelo mercado de trabalho, sendo necessária para enfrentar os desafios inerentes ao mundo VUCA.
Se você busca por uma vida saudável, tanto no aspecto físico quanto no mental, saiba que a inteligência emocional é o caminho para alcançar esse objetivo.
Pois é necessário autoconhecimento para entender qual é o seu propósito de vida, é preciso autoconsciência e autocontrole para gerenciar as suas emoções e é preciso empatia para desenvolver relações saudáveis.
Ou seja, é necessário o desenvolvimento dos pilares da inteligência emocional. Você ainda tem dúvidas de que a inteligência emocional é uma habilidade importante em seu dia a dia?
Então este artigo é para você! Ao longo dele, vamos ver as aplicações da inteligência emocional em alguns contextos. Veja quais são eles:
Pronta(o) para aprender as aplicações da inteligência emocional?
É simplesmente ter controle sobre suas emoções, parece simples, mas é muito mais difícil do que aparenta. Ficar extremamente nervoso ou ansioso devido a uma prova, apresentação ou até uma entrevista de emprego faz parte do controle emocional e muitos falham em diversos testes por falta de conhecimento.
Ao evitar argumentações violentas ou grossas com um colega, isso também mostra seu domínio sobre suas emoções e é normal ter âmbitos onde temos mais controle que outros domínios, por isso entendê-los e trabalhá-los para um melhor desempenho é essencial.
Saber identificar e gerir as nossas emoções é fundamental para o nosso sucesso profissional. Isso porque, se as emoções são inerentes a todo ser humano, precisamos conhecê-las.
Quando pensamos em carreira, existe uma série de fatores que precisam ser considerados, e um deles é o quociente emocional.
Reflita um pouco. Quando vamos nos candidatar a uma vaga na universidade, a uma vaga de estágio ou, até mesmo, a uma vaga de emprego nos preparamos muito, não é mesmo?
Estudamos todas as matérias necessárias, lemos a respeito da missão, visão e valores da empresa para a qual ansiamos trabalhar e procuramos ter todas as habilidades requeridas.
Mas, será que nos preparamos emocionalmente? Temos controle emocional?
As habilidades emocionais têm sido cada vez mais valorizadas em processos seletivos, visto que pesquisas apontam que 58% do desempenho dos profissionais está relacionado à inteligência emocional.
Primeiro, temos que ter em mente que esse fator não é apenas um número. Ele é uma ferramenta utilizada para medir o seu nível de inteligência emocional, e esta se relaciona diretamente com quem você é.
Para ter sucesso profissional, é preciso ter clareza a respeito do seu propósito de vida, para que você não saia fazendo qualquer coisa em busca de uma felicidade e uma realização que nem você mesmo sabe qual é.
Você sabe onde quer chegar? O que te motiva? Quais são os seus sonhos?
Pense um pouco sobre isso.
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Agora que você já montou o seu ikigai e já sabe qual a importância da inteligência emocional para a sua carreira, vamos entender como a inteligência emocional é aplicada no ambiente de trabalho.
O desenvolvimento da inteligência emocional impacta diretamente no nosso comportamento no ambiente de trabalho, visto que, quando controlamos e administramos os nossos sentimentos, colaboramos tanto para o nosso crescimento profissional quanto para o crescimento da empresa.
Para Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência Emocional, essa habilidade é a principal responsável pelo sucesso de um indivíduo. Isso, devido ao fato da maior parte das situações vivenciadas nas organizações exigirem habilidades de relacionamento interpessoal e compreensão humana.
Algumas pessoas pensam que no ambiente de trabalho elas devem ser verdadeiros super heróis, que não podem demonstrar emoções e devem esquecer os problemas pessoais. Mas, vamos ser francos e realistas, isso é realmente possível?
Mesmo que você tente esconder, existe algo acontecendo em seu interior e, de uma forma ou de outra, isso vai transparecer para alguém.
Quando vamos para o ambiente de trabalho não deixamos de ser humanos, continuamos tendo as nossas crenças, necessidades, características e sentimentos.
Em situações de conflito, fica evidente a necessidade da inteligência emocional. Quando as pessoas não conseguem definir o que sentem, não possuem autocontrole e não praticam a comunicação não-violenta acontecem prejuízos que afetam o clima organizacional.
Vejamos um pouco mais no vídeo abaixo:
Para ser um bom líder, é necessário ter um bom relacionamento com a sua equipe.
E como construir boas relações sem a inteligência emocional?
Além de aplicá-la em sua vida, é necessário ter empatia para liderar, para entender o que o outro está sentindo.
Líderes emocionalmente inteligentes sabem gerir as próprias emoções e entendem que elas geram reflexos nas pessoas que estão ao seu redor.
Uma liderança emocional passa segurança para os seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam confortáveis para assumir riscos, para expressar opiniões e para sugerir mudanças.
O primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional é o autoconhecimento.
As pessoas precisam ter consciência dos seus comportamentos, até mesmo para receber feedbacks.
O mapeamento comportamental é uma alternativa para levar as pessoas a se conhecerem. Assim, elas saberão quais são as suas características mais fortes, suas habilidades e pontos de melhoria.
Você, como gestor de uma empresa, precisa ter a inteligência emocional bem desenvolvida para se relacionar com os seus colaboradores.
Na gestão empresarial, é essencial a manutenção do bem estar dos funcionários, para isso é necessário motivá-los, trabalhar com empatia e criar laços.
Para que a sua gestão seja eficiente é necessário ter uma escuta ativa e buscar feedbacks dos seus colaboradores.
Como a inteligência emocional atua nos nossos relacionamentos?
Quando falamos de relacionamentos, esses podem ser com amigos, família e com colegas de trabalho.
Não existe uma receita de bolo para que relacionamentos sejam bem sucedidos, mas é preciso vivenciá-los com profundidade.
Quando falamos em relacionamentos profissionais, logo nos vem em mente a ideia de networking. Porém, segundo Scott Gerber e Ryan Paugh, autores de Superconnector - Stop Networking and Start Building Business Relationships That Matter, ele é ineficaz para criar conexões reais.
Conectar-se com pessoas apenas por interesse profissional não nos permite criar laços e conexões verdadeiras, pois isso requer vontade genuína.
Ao criar conexões com as pessoas ao nosso redor, passamos a ser influenciados por elas e a influenciá-las também.
Tudo isso que falamos está dentro de um dos pilares da inteligência emocional, o pilar de gestão de relacionamentos.
Você sabia que 90% dos profissionais com melhor desempenho têm altos níveis de inteligência emocional e isso vale principalmente para qualquer líder de equipe.
Ou seja, para alcançar altos cargos com altas remunerações, suas soft skills têm que estar alinhadas com suas habilidades de controle emocional, e isso tudo você consegue aprender no curso da voitto.
Não fique de fora e aproveite essa oportunidade.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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