Um dos pontos fortes do Big Data é sua flexibilidade e aplicação universal em vários setores diferentes. Junto com muitas outras áreas, o Big Data na segurança pública pode ter um impacto enorme na vida dos cidadãos.
Com tantas questões complexas em jogo hoje, os governos têm muito trabalho tentando dar sentido a todas as informações que recebem para tomar decisões vitais que afetam milhões de pessoas. Informações incorretas podem ter consequências terríveis.
Por isso, neste artigo vamos ver como o Big Data está impactando o setor da segurança pública, e melhorando a qualidade de vida da população. Vamos abordar os seguintes tópicos:
● O que é o Big Data;
● Aplicações do Big Data na área empresarial;
● Aplicações do Big Data na segurança pública.
Big Data é um conjunto de dados estruturados de grande volume, e que cresce exponencialmente com o tempo. São dados com tamanho e complexidade tão grandes que nenhuma das ferramentas tradicionais de gerenciamento de dados pode armazená-los ou processá-los com eficiência.
Existem áreas específicas da ciência da computação que lidam com isso (como a data science) e profissionais especializados no assunto, os cientistas de dados.
Um bom exemplo é o das redes sociais. As estatísticas mostram que mais de 500 terabytes de novos dados são armazenados nos bancos de dados do Facebook todos os dias. Esses dados são gerados principalmente em termos de uploads de fotos e vídeos, trocas de mensagens, colocação de comentários, entre outros.
Essas informações são utilizadas para várias análises de dados como a Big Data Analytics, e são muito valiosas para as empresas e organizações.
A utilização do Big Data nas empresas muda a perspectiva dos problemas de negócios em geral. Isso transforma a maneira com que os gestores tomam suas decisões e elaboram suas estratégias. Isso permite que eles confiem em dados objetivos, atingindo a excelência operacional.
Uma empresa pode construir uma ótima vantagem competitiva e realizar uma prevenção de riscos se tiver bons dados, a capacidade de analisá-los com eficiência e obter informações valiosas. Dessa forma, o conceito de Big Data pode ser usado para o business intelligence.
Com a Internet das Coisas, podemos captar vários dados para a automatização de processos. Além disso, existem cada vez mais fontes de dados sobre utilização de produtos. As próprias mídias sociais podem servir para isso.
O antigo ditado “contra fatos não há argumentos” expressa bem o efeito do Big Data. Ao reduzir ou eliminar o preconceito na tomada de decisões, você pode deixar os dados falarem por si próprios. Dessa forma, podemos descobrir mais e melhores oportunidades.
Os ambientes de mercado estão em constante evolução, o que significa que as empresas precisam se adaptar mais rapidamente e tomar decisões em tempo real, visando a melhoria contínua.
Assim, o Big Data permite que a empresa decida mais rápido, reaja mais rápido (sendo mais flexível e reagindo mais cedo do que antes) e atue de maneira preditiva, não apenas pelas tendências do momento mas criando estratégias que realmente atendam às suas necessidades de negócios.
Ainda, os dados em tempo real ajudam a melhorar o envolvimento e a retenção do cliente, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade dos funcionários e a satisfação no trabalho. Analisar dados para encontrar as perguntas que precisam de respostas permite que você se concentre em responder às necessidades do cliente.
BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?
Então essa é a sua chance!
No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?
Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!
Ao utilizar uma plataforma de Big Data, um governo pode acessar grandes quantidades de dados importantes para as suas funções no dia a dia. O efeito positivo que pode ter é muito grande, porque permite que o governo identifique as áreas que precisam de atenção, mas também fornece essas informações em tempo real.
Em uma sociedade que muda tão rapidamente de um lado para o outro, a análise em tempo real é fundamental. Ela possibilita que os agentes públicos tomem decisões mais rápidas e permite que monitorem essas decisões e implementem mudanças de maneira ágil, quando for necessário.
Assim, o governo pode utilizar o Big Data para ajudar na resolução de problemas sociais, como a criminalidade. Ele permite identificar padrões de comportamento que podem levar a atos criminosos, permitindo que as autoridades policiais atuem de forma proativa e preventiva.
As informações também podem ser utilizadas para detectar anomalias e comportamento irregular. Assim, pode-se reduzir muito a quantidade de dados que vazam ou são roubados. Isso ajuda a prevenir fraudes e crimes cibernéticos que drenam recursos que poderiam ser usados em programas de ajuda aos cidadãos.
Utilizando a ferramenta, a polícia pode cruzar várias informações de diferentes órgãos públicos para estabelecer indicadores. Por exemplo, ao utilizar um recorte geográfico e temporal para certos crimes, as autoridades podem coletar informações sobre o modus operandi de um grupo criminoso.
As análises de dados podem ser usadas para prevenir a lavagem de dinheiro e crimes financeiros, afetando diretamente as organizações criminosas que usam atividades financeiras ilícitas para financiar suas operações. É a abordagem moderna de enfrentamento à criminalidade chamada de “follow the money”.
Um exemplo de como o Big Data está sendo utilizado na prática no Brasil é em São Paulo. O governo do estado criou um sistema de monitoramento inteligente chamado Detecta. Ele é composto por câmeras de monitoramento em tempo real e pelo maior banco de dados de informações policiais da América Latina.
Unificando os dados de diversos órgãos governamentais, entre eles a polícia civil e militar, esse sistema fornece um grande volume de dados para serem cruzados e utilizados no combate ao crime, melhorando a segurança pública do estado.
O Big Data proporciona um benefício gigantesco para o setor público. Ele melhora os resultados que têm um impacto direto sobre os cidadãos.
Ele pode ser utilizado em várias situações, quer se trate de uma luta contra um problema de drogas em todo o país, resposta eficaz para um desastre local, proteção contra a perda de informações confidenciais ou propriedade intelectual, ou simplesmente tornando o governo mais eficiente.
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!