O que é PNL?
História da PNL
Para que serve a PNL?
Quais são as Técnicas da PNL?
Apresentações com PNL
Como falar em público usando PNL
Indicação de leitura
Quer realizar apresentações impactantes?

Como usar a PNL para melhorar suas apresentações

Descubra as principais técnicas de PNL usadas para realizar uma apresentação impactante com domínio de conteúdo e engajamento do público.

Lícia Calvet
Por: Lícia Calvet
Como usar a PNL para melhorar suas apresentações

Você sabia que o segredo dos apresentadores de sucesso é o uso de técnicas de PNL? A PNL é a metodologia que te propicia não só conhecer, mas também aplicar as técnicas utilizadas por essas pessoas bem-sucedidas.

De acordo com o Jornal britânico (2015), para quase metade da população do Reino Unido o medo de falar em público é maior que o medo da morte. Dado inquietante, não?

Se você se identificou com quem tem dificuldade em apresentações, tenho uma solução para você: E se eu te dissesse que é possível saber como funciona a mente dos apresentadores de sucesso?

Ansiosx para melhorar sua comunicação e transformar seu potencial em potência?

Nesse artigo te apresentarei:

  • O que é PNL?
  • Para que serve a PNL?
  • Quais as técnicas da PNL?
  • Apresentações com PNL
  • Como falar em público usando PNL
  • Indicação de livro de PNL.

O que é PNL?

A sigla PNL é a redução da expressão "Programação Neurolinguística."

  • Programação: organização de ideias (e de ações) pelo cérebro
  • funcionamento neurológico atrelados aos 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato, e paladar)
  • relacionado a comunicação através da linguagem verbal e não verbal

É uma metodologia baseada no entendimento sobre o funcionamento neurológico e, assim, na reprogramação da mente de forma a auxiliar você a ter uma linguagem que facilite o alcance dos resultados que almeja.

História da PNL

A origem da PNL data os anos 70, com estudos iniciados pelo estudante de psicologia Richard Bandler e o professor de linguística John Grinder.

A pesquisa foi motivada pela observação de terapeutas de sucesso e a inquietação: Como eles conseguem ser tão bons no que fazem? Como conseguem ser bem-sucedidos na profissão? Há algo em comum entre eles?

Assim, os estudos se voltaram a observação de profissionais referências, com ênfase na identificação de padrões tanto internos quanto externos que poderiam ser a chave desse sucesso.

E, se caso tivessem padrões em comum e eles fossem identificados, seria possível replicar esses padrões para que mais pessoas pudessem, também, ter sucesso.

E a replicação desses padrões teve o resultado esperado! Essa é a origem do conjunto de técnicas da PNL para reprogramar sua mente para o sucesso.

Para que serve a PNL?

A PNL serve para você entender como é, atualmente, o funcionamento da sua mente e, a partir dessa informação, tentar modificar modelos mentais (que geram padrões de comportamento!) que podem estar te paralisando ou bloqueando sua jornada rumo ao sucesso.

Você já se perguntou o porquê em determinada situação você tem uma maior tendência a um comportamento em específico?

Cada um de nós temos uma programação, padrões instalados de pensamentos e comportamentos, construídos de acordo com nossa experiência de vida.

Entretanto, a maior parte desses padrões vem à tona de maneira automática (de forma inconsciente), sem uma racionalização ou filtro antes de colocá-lo em ação.

Exemplo: Você é chamadx para uma apresentação, mas não aceita o convite porque uma "voz interna" diz que você não sabe apresentar bem.

Há 2 opções: ou você escuta essa "voz" e admite como verdade sua incapacidade de apresentar ou você se pergunta "Por que eu não apresentaria bem?", "Já teve alguma apresentação que mandei bem?". Questionar a veracidade dessa "voz interior" é quebrar a crença limitante.

Quais são as Técnicas da PNL?

  • Ressignificação

Sabe aquela situação em que você não atingiu o resultado que desejava? Ela pode originar uma crença limitante se você interpretar essa circunstância de insucesso como algo definitivo (que se repetirá em situações similares) e não como algo momentâneo.

Exemplo: "não consigo apresentar para o público"

Essa crença limitante (limitante porque pode bloquear sua ação em situações parecidas a essa) pode ter sido originada em alguma apresentação sua que, talvez, tenha te "dado branco".

Assim, em situações que você precise de sua oratória, podem vir pensamentos automáticos de "não consigo"... e você pode assumir esse pensamento como uma verdade.

Na ressignificação você é levadx a questionar o porquê não conseguiria, a pensar em situações similares em que conseguiu falar em público (pode ser em uma homenagem que fez com seus irmãos em casa mesmo para sua mãe) de forma a desconstruir essa crença. É um processo de racionalização e desconstrução de interpretações equivocadas.

  • Ponte ao Futuro

Essa técnica é um ensaio mental relacionado com a geração de novos comportamentos no futuro.

Ela consiste em visualizar você em uma situação que enfrentará em breve e tendo os comportamentos que deseja.

É como uma prévia, um planejamento de reações futuras. Há, assim, uma antecipação de elementos da situação como forma de preparo para que você se acostume previamente com o que entrará em contato e sinta mais confiança no momento real.

Exemplo: você tem uma palestra. Ao imaginar você apresentando, visualize uma plateia, o tamanho do palco, o local do microfone (caso seja fixo)... pense sobre os elementos que compõem a situação e, a partir disso, defina que ações deve realizar para apresentar da melhor forma e impactar seu público. E repita essas ações no dia, ok?

  • Rapport

Rapport é uma das primeiras técnicas a serem utilizadas em qualquer situação.

Sabe quando você participa de uma entrevista e o recrutador faz uma introdução antes de realizar as perguntas? É um meio de organizar um ambiente propício para o momento. É tentar criar conexão com o outro para que a experiência seja a melhor possível para ambos!

Um outro modo de criar rapport é através do espelhamento.

Você já ouviu falar que se você boceja e alguém perto boceja significa que vocês têm alguma ligação?

O espelhamento, como o próprio nome já diz, é a realização do espelhamento (de gesto ou comportamento) com alguém que você está estabelecendo uma comunicação, como forma de gerar conexão/sintonia e, assim, deixar ambiente mais agradável.

  • Metáforas

Técnica em que o palestrante usa de comparações como forma de maior envolvimento do público com o tema apresentado.

Usar metáforas é um meio de propiciar ao ouvinte a associação do assunto com algum exemplo de experiência/história. É fazer uso da analogia para facilitar a recordação posterior da temática e, assim, consolidar o aprendizado.

  • Ancoragem (Âncoras)

É uma técnica que envolve a associação de um estímulo com uma resposta desejada. Está relacionada a criação de um estado positivo interno. O objetivo é criar um momento âncora (uma situação chave) que será referência como situação positiva, e que você deve relembrar toda vez que quiser sentir novamente as sensações desse momento.

Tem alguma música que te lembra de um momento específico? E que quando precisa de um ânimo, dá um play? Ela é uma âncora positiva sua!

Apresentações com PNL

Quem não deseja falar bem em público?

O uso de técnicas de PNL na sua apresentação poderá te proporcionar os requisitos básicos de uma apresentação de sucesso: autoconfiança ao falar sobre um assunto a um público, comunicação clara e objetiva que facilite o entendimento da plateia e conexão com os que estão te assistindo (não tem sensação melhor, né?)

Diga aí, só de imaginar você com todas essas habilidades já reduz ou não o medo de falar em público?

Como falar em público usando PNL 

Já conhece algumas das principais técnicas da PNL mas ainda não sabe como aplicar nas suas apresentações? Segue as dicas!

Antes de dicas específicas para sua apresentação, o primeiro o foco será você apresentador.

1. Autoconhecimento

Tente buscar na sua história de vida algum momento em que situações de apresentação não foram bem sucedidas.

O primeiro passo é você identificar essa situação e avaliar se ela está atuando como um bloqueio para você se expor a situações de apresentações.

Se sim, você deve utilizar da técnica ressignificação como forma de questionar essa crença oriunda da "situação traumática" e dar uma nova interpretação para a mesma, de forma a desbloquear sua mente para momentos de oratória.

2. Projeções autoconfiantes

Após a identificação e quebra de crenças, é o momento de fazer uso do seu novo olhar para situações de apresentações.

Como você define uma apresentação impactante? Que pontos você leva em consideração? Que ações pode tomar para que sua apresentação seja um sucesso?

Imagine você fazendo uso desses comportamentos de grandes apresentadores como forma de preparação para o momento real. Essa é a aplicação da técnica ponte para o futuro.

Agora vou te dar dicas de como montar a sua apresentação.

3. Crie conexão com o público

Para que o público tenha lembranças positivas da sua apresentação, você deve utilizar de meios para aproximar vocês.

A partir do momento que você conhece as características de seu público, idade e interesses, você pode usar desses conhecimentos para, desde o início, criar uma relação palestrante-plateia.

Por exemplo, você pode falar, durante a apresentação, de sua trajetória, de algum momento que o tema da palestra era um grande desafio para você e como conseguiu ter bons resultados.

Essa é a aplicação da técnica da PNL conhecida como rapport!

4. Utilize de exemplos práticos

A técnica de metáfora da PNL consiste em dar exemplos do dia a dia dessa plateia. Isso além de gerar identificação e, assim, maior atenção para sua apresentação, facilita a aprendizagem!

5. Utilize os 5 sentidos para criar emoções no seu público

Uma apresentação impactante é aquela em que a plateia se identifica com o conteúdo e que seja tão marcante a ponto de algum elemento automaticamente trazer à mente essa situação.

Portanto, use os sentidos para gerar experiências positivas na sua plateia!

  • Faça uso de imagens que ajudem na compreensão da mensagem, use cores relacionadas as sensações que deseja transmitir ao público (Psicologia das cores, hein?)
  • Utilize do silêncio para momentos de reflexão, e músicas divertidas para momentos de dinâmicas de interação entre participantes.
  • Caso o assunto esteja relacionado a algum produto comestível, tente fazer uso do aroma ou ainda, distribua-o de forma a incitar o toque e o olfato.

Assim, você faz uso da técnica ancoragem, cria âncoras a partir da visão, audição, tato, olfato e paladar!

Indicação de leitura

Quer realizar apresentações impactantes?

Quer sair da estatística das pessoas com medo de apresentações em público? Se você chegou até aqui, acredito que deve estar interessado em usar as técnicas de oratória e PNL para melhorar desde hoje sua presença nos palcos e alavancar sua carreira! Você já anotou as dicas, mas ainda quer mais conteúdo?

Preparamos um Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação que vai te ajudar com orientações de como falar e apresentar bem e, assim, ter autoconfiança na hora de se posicionar profissionalmente, ficando a um passo do sucesso desejado.

Clique e se inscreva!

Curso de Oratória e técnias de apresentação


Gostou desse conteúdo? compartilhe!

Se ficou com alguma dúvida, comente.

Lícia Calvet

Lícia Calvet

Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Oratoria Tecnicas Apresentacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.