Como melhorar meu Scrum Team?
Quais as principais características que o Scrum Team deve ter?
Para te ajudar, vejo o que separamos para você!
Pronto para começar?

Aprenda 5 áreas que você precisa trabalhar com seu Scrum Team para alcançar melhores resultados

Quer aperfeiçoar o trabalho do seu Scrum Team? Confira essas 5 características que você precisa desenvolver imediatamente na sua equipe.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Aprenda 5 áreas que você precisa trabalhar com seu Scrum Team para alcançar melhores resultados

O gerenciamento de um Scrum Team demanda a atenção de vários aspectos importantes no desenvolvimento de um grupo.

Normalmente, esse tipo de atividade é tarefa do Scrum Master. Resolver os problemas e estimular a equipe são responsabilidades fundamentais deste integrante.

Mas, mesmo para os outros membros do time, é importante saber quais são os alvos a serem atingidos para se tornar um Scrum Team dos sonhos.

Para te ajudar, para alcançar melhores resultados.

Como melhorar meu Scrum Team?

O squad team Scrum precisa ser forte. Essencialmente, é um grupo de várias pessoas que precisam aprender a trabalhar em conjunto para atingir um objetivo. O Scrum Team ideal é multidisciplinar, coerente e possui capacidade de auto-organização.

Além disso, existem algumas características que precisam ser trabalhadas.

Quais as principais características que o Scrum Team deve ter?

Para atingir o sucesso, sua equipe de desenvolvimento precisa melhorar em cinco áreas. São elas:

1 - Identidade de grupo

A formação de um grupo é algo que não pode ser tratado com descaso. Um time serve para realizar objetivos que aquelas pessoas, sozinhas, não conseguiriam.

Juntar algumas pessoas e simplesmente dizer que elas são um time não trará nenhum resultado. É necessário levar em conta que haverá um investimento de tempo em aprendizagem, e a identidade do grupo se formará ao longo do tempo.

Para auxiliar nesse processo, você pode responder a três perguntas fundamentais:

  • Por que existimos enquanto grupo?
  • Quais são nossos objetivos?
  • Quais valores queremos cultivar?

Quanto mais a sintonia do seu Scrum Team crescer, mais claras vão ficando as respostas para essas perguntas.

O grupo precisa acreditar em sua identidade para atingir suas metas e melhorar de maneira contínua.

Para te ajudar, vejo o que separamos para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

2 - Trabalho em equipe

Parece óbvio, e é. Mas muitas pessoas não se atentam para o fato de que estar em uma equipe não é simplesmente dividir as tarefas. Mais do que isso, quer dizer buscar soluções em conjunto.

Em seu Daily Scrum, os membros devem ter abertura para compartilhar seus sucessos, falhas e qualquer outro problema que impeça a equipe de atingir seus objetivos.

Depois de cada Sprint, é importante que o Scrum Team se reúna para conversar sobre o que ocorreu naquele período, dando sugestões e conversando sobre as dificuldades.

3 - Organização

Cada membro de seu Scrum Team deve saber exatamente a sua responsabilidade.

Para manter tudo em ordem, algumas equipes utilizam softwares de gerenciamento de projetos. Eles exibem as tarefas do time e seu progresso, permitindo um maior controle.

Alguns ainda possibilitam comunicação interna por meio de comentários ou anotações.

Você pode usar programas como o Trello, Nutcache, Active Collab, entre muitos outros.

4 - Mindset ágil

Julian Birkinshaw, professor da London Bussiness School, defende que estamos vivendo um momento chamado de "A Era da Agilidade". Não é à toa: garndes empresas do mundo já implementaram o gerenciamento ágil. Qual a causa dessa mudança?

A principal explicação é a dinâmica do mundo em que vivemos. Hoje em dia, nossa realidade é muito volátil e está sempre mudando. Portanto, é necessário ser capaz de se adaptar a essas alterações contínuas.

É aí que o mindset ágil se destaca: dentro de uma organização ágil, os Scrums Teams conseguem agregar valor de maneira constante para a empresa e para os clientes. Isso é feito com base nos seguintes princípios:

  • Valorização da aprendizagem: é importante que o ambiente tolere os erros e os encare como um novo conhecimento valioso para a equipe
  • Colaboração: as informações não devem ser acumuladas por uma pessoa, buscando o compartilhamento com a equipe
  • Respeito: é a base de qualquer relacionamento humano. Estabelecer relações respeitosas com os colegas de equipe, com as pessoas da empresa e com os clientes é fundamental.

Porém, não adianta somente ter um pensamento ágil. É preciso adotar um comportamento ágil, ou seja, praticar os valores da agilidade em ações concretas.

Estas são três atitudes que seu grupo precisa tomar para desenvolver um mindset ágil:

  • Inovação, visando sempre agregar mais valor
  • Auto-organização, baseada na confiança
  • Interação em network, trabalhando de forma colaborativa e fugindo de uma estrutura rígida de troca de informações.

Desse modo, seu Scrum Team estará sempre pronto para agir rapidamente com o surgimento de qualquer demanda nova.

5 - Empirismo

O empirismo é um elemento essencial do Scrum. Mark Noneman, treinador de Scrum, faz a seguinte analogia: o empirismo é como um termostato. Ele inspeciona a temperatura no ambiente e compara esse dado com uma temperatura ideal.

A partir disso, o termostato aquece ou esfria a sala, ou seja, adapta para atingir um valor mais próximo da temperatura ideal. Esse é o princípio do empirismo.

Existem três coisas que seu Scrum Team precisa estar atento para que o empirismo funcione.

Primeiro, é necessário saber qual o objetivo a ser alcançado (a temperatura ideal).

Depois, a inspeção precisa ser constante. Portanto, para manter o controle, suas Sprints Scrum podem ser mais curtos e frequentes.

Você já viu um termostato que se ajusta apenas uma vez ao dia? Com certeza, o ambiente iria ficar desconfortável com as variações de clima que podem ocorrer.

Por último, as informações precisam ter transparência. É importante que você saiba exatamente o que está acontecendo.

Por exemplo, se você colocar uma fonte de calor próxima ao termostato, a temperatura registrada estará incoerente com a realidade do ambiente, gerando uma adaptação desnecessária e equivocada.

Pronto para começar?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.