Um assistente virtual inteligente é um software que auxilia as pessoas nas tarefas cotidianas. Ele responde a comandos escritos e/ou de voz e se adéqua às necessidades de cada usuário, são projetados para nos auxiliar com atividades diárias e a responder a perguntas. Interagem através de texto, imagens, voz, vídeo e dados.
Com o uso de machine learningos assistentes possuem a capacidade de se adaptar às interações, para se inserirem cada vez melhor no dia a dia e realizarem as tarefas de acordo com a demanda do usuário.
Os exemplos mais famosos que já fazem parte da vida das pessoas são a Alexa, da Amazon, Ok Google, do Google e a Siri, da Apple. É bem provável que você já tenha utilizado algum desses assistentes, ou pelo menos ouvido falar sobre eles. Mas existem assistentes capazes de ajudar sua empresa e sua equipe a serem ainda mais produtivos.
Os assistentes virtuais foram desenvolvidos para assessorar os usuários no seu dia a dia. Para empresas, foram feitos com o intuito de contribuírem para redução de custos, melhorar a produtividade das equipes e como resultado, aumentar a satisfação dos clientes.
Como são capazes de aprender com o tempo, o chamado machine learning que mencionamos anteriormente, e por serem alimentados pelos dados coletados dos usuários, entregam cada vez mais respostas e resultados assertivos e que sanem as dúvidas e problemas dos clientes. Colaborando assim, para a satisfação dos clientes com o atendimento.
Atualmente as pessoas usam assistentes inteligentes em seus trabalhos e em suas residências, ou como são conhecidas, casas inteligentes. Automatizando tarefas simples, como acender as luzes, tocar música, ligar dispositivos eletrônicos e os utilizam até mesmo como assistente pessoal. Ou mais complexas, como identificando padrões na fala e expressões de clientes e predizendo soluções. Gerenciando grandes quantidades de informações, big data, e conectando bilhões de dispositivos digitalmente, com a Internet das Coisas.
Tudo isso só foi possível pela transformação da indústria, com a quarta revolução industrial, facilitada pela revolução digital e pela internet global e móvel. Esse momento que estamos vivendo é o responsável por possibilitar a evolução das tecnologias com inteligência artificial, e facilitar nossas rotinas e aumentar a produtividade de nossas empresas.
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Agora que sabemos como surgiram essas tecnologias, o que é um assistente virtual inteligente e quais suas funções, vamos discutir suas vantagens. Se sua empresa contar com um assistente virtual inteligente é possível além de aumentar a produtividade das equipes:
Um assistente virtual possibilita que todas as informações dos clientes sejam dispostas quando necessário para facilitar o trabalho das equipes, é capaz de automatizar ações, e se incorporado a um chatbotresponde às perguntas dos clientes em tempo real e com informações selecionadas com base nos dados daquele usuário, assim, diminuindo o tempo gasto pelas equipes de atendimento com demandas que podem ser facilmente atendidas por robôs.
Com a tecnologia de predição, como promovido pela Inteligência Artificial, Einstein, de Salesforce, é possível criar previsões e recomendações personalizadas, além de incorporar insights preditivos que ajudem na produtividade das suas equipes.
Como o atendimento dos bots é 24 horas por dia, é possível estender o horário de atendimento para sanar dúvidas e questionamentos menos complexos e que não necessitem de uma intervenção humana. Assim, entregando ao cliente uma experiência melhor e em qualquer momento que ele precisar.
Nesse mundo digital presença é essencial. Os consumidores esperam que sua marca esteja em todos os canais, o que chamamos de omnichannel. Um assistente virtual inteligente pode facilitar essa transformação, auxiliando equipes e mecanizando processos, como fazem os bots da Lu, do Magazine Luiza e do CB, das Casas Bahia, no Twitter.
Um atendimento mais rápido, a possibilidade de se comunicar com sua empresa em todas as redes sociais, a inexistência de horários de atendimento já que agora funciona 24 horas por dia, e é claro a especialização da sua equipe em atendimentos complexos, mais bem informados, personalizados e assertivos, impactam diretamente na experiência do consumidor.
Mas existe diferença entre assistente virtual inteligente e chatbots? Os dois são softwares que contam com conversação com inteligência artificial, mas não são a mesma coisa.
O chatbotinterage majoritariamente com os usuários através de mensagens, enquanto o assistente virtual utiliza outras formas de comunicação, como comando de voz, vídeos, imagens, e dados, além de mensagem, para responder a perguntas.
É mais comum que empresas utilizem dos chatbots para se comunicar com os clientes através de mensagens, e até mesmo substituir os agentes de atendimento ao cliente para resolver problemas e questões mais mecânicas, utilizando os agentes exclusivamente para dúvidas mais complexas.
Já os assistentes virtuais inteligentes usam PNL, ou processamento de linguagem neural, para entender as conversas humanas e são muito úteis auxiliando os agentes e as equipes em processar linguagem natural e análise de sentimentos através de padrões encontrados pelo algoritmo.
Mas caso você ainda não tenha se convencido, como essa automatização pode ser relevante para solucionar demandas de atendimento? Tanto o assistente virtual quanto o chatbot automatizam o processo de comunicação com clientes.
Cabe a você entender as necessidades da sua empresa e optar pela alternativa que melhor atende às suas necessidades.
Texto escrito por Salesforce.
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