O atendimento online é um dos serviços mais eficazes para conquistar e fidelizar clientes, pois ele oferece uma experiência de atendimento rápida e personalizada para o consumidor através dos diversos recursos disponíveis nesse tipo de atendimento.
No mercado atual os consumidores estão em busca de algo que vai muito além de apenas adquirir um produto ou serviço, eles também almejam receber um atendimento qualificado durante as diferentes etapas da jornada de compra.
E, graças ao avanço tecnológico é possível se adaptar às principais exigências do mercado oferecendo um serviço de atendimento rápido e qualificado por meio de diferentes ferramentas e de recursos que ajudarão a consolidar a sua marca no mercado mostrando uma preocupação real com o consumidor.
Muitas empresas já conhecem os benefícios de investir em atendimento ao cliente, mas não conhecem alguns dos muitos recursos disponíveis para o atendimento online, por isso você não pode ficar de fora e deixar de conhecer essa estratégia e como ela pode ser aplicada ao seu negócio. Para isso, acompanhe nossos tópicos abaixo para não perder nenhum conteúdo:
Vamos lá?
Podemos definir o conceito de atendimento online como toda a ação que envolve o suporte oferecido por uma empresa aos seus clientes, desde o primeiro ponto de contato até o pós-venda utilizando o ambiente virtual.
Embora o atendimento online não seja obrigatório, ele é indispensável para qualquer negócio que deseja ser reconhecido pelo consumidor e oferecer uma experiência de compra personalizada na sua loja ou no seu site.
Afinal, ele é um dos canais mais próximos do consumidor da atualidade e que fornece espaço para que o cliente possa expressar suas dúvidas, opiniões e fornecer feedbacks acerca dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.
Além disso, o atendimento online também pode ser utilizado como um recurso de marketing que acompanha o consumidor por toda jornada de compra, facilitando o processo de conversão por meio de ferramentas que contribuem para que isso seja possível
O atendimento online se destaca e é amplamente utilizado pela maioria das empresas, pois ele é capaz de conferir algumas vantagens e benefícios para um negócio. E, para que você possa conhecê-los destacamos as 5 vantagens principais em realizar o atendimento online:
São muitos outros benefícios envolvidos no uso do atendimento online para uma empresa, mas com certeza ele será um dos responsáveis por trazer um diferencial para o seu negócio e fazer com que você se destaque dos seus concorrentes.
Para oferecer o serviço de atendimento online no seu negócio, é preciso conhecer alguns dos principais canais utilizados para o atendimento ao cliente online. Eles são ferramentas que facilitam a comunicação online entre o cliente e os atendentes que representam a sua empresa.
A partir disso é possível ter acesso a uma série de recursos para você utilizar no seu atendimento, cada um possui suas próprias vantagens e funcionalidades e a escolha da ferramenta ideal vai depender do seu tipo de público.
Por isso, é fundamental que, antes de escolher quais ferramentas aplicar no seu negócio, você entenda e conheça quem é o seu público. Confira abaixo os principais canais de atendimento online:
O e-mail é um dos canais mais conhecidos e amplamente utilizados para realizar atendimentos online, pois é uma ferramenta de uso fácil e eficiente que organiza os chamados por ordem de chegada, além de possibilitar a criação de campanhas de e-mail marketing.
Uma das vantagens de utilizar o e-mail como canal de atendimento online é o registro efetivo dos chamados, uma vez que eles ficam armazenados na caixa de mensagens.
Já a desvantagem se dá por conta do surgimento de novas ferramentas onde é possível ter acesso a uma grande variedade de recursos que as tornam mais atrativas do que o e-mail.
O chat online é uma ferramenta relativamente nova, porém muito popular por apresentar uma infinidade de recursos que podem ser explorados tanto para atendimento quanto para o marketing do seu negócio.
O chat online é uma janela disponibilizada no site da sua empresa onde o consumidor pode acessar, abrir um chamado e falar em tempo real com um membro responsável pelo atendimento da sua equipe.
É possível integrar o chat online com outros recursos como chatbots, convites proativos, CRM de vendas e muitas outras ferramentas.
Provavelmente ganham em popularidade, pois nessa categoria estão inclusos os mensageiros instantâneos como o WhatsApp Business, o Facebook Messenger e outros.
Eles oferecem uma gama de possibilidades para o atendimento desde o envio de respostas automatizadas, como também envio de arquivos e dados que podem ser úteis para o seu cliente.
A vantagem de atender pelas redes sociais é que muito provavelmente o seu cliente já está familiarizado com o uso desses canais no dia a dia e possivelmente dará preferência em utilizá-los.
Agora que você já está por dentro de como funciona o atendimento online e qual é a importância de oferecer esse serviço na sua empresa, é fundamental conhecer boas práticas para tornar o seu atendimento ao cliente qualificado e profissional.
É possível utilizar diversos recursos de diferentes maneiras para oferecer atendimento profissional. Por isso, separamos algumas das principais dicas para quem quer fidelizar mais clientes através do atendimento online. Confira:
Quer começar a oferecer atendimento online no seu site? Não esqueça de escolher uma ferramenta que possa oferecer recursos para que você possa aumentar a taxa de fidelização de clientes no seu negócio.
Por isso, não deixe de conhecer o JivoChat, uma ferramenta de chat online com recursos como chatbot, omnichannel, CRM de vendas e muito mais, tudo para quem deseja começar a investir em atendimento online.
Para proporcionar uma excelente experiência para o seu cliente, não basta confiar apenas na qualidade do seu produto ou serviço. Os seus colaboradores da equipe de vendas devem estar treinados e alinhados com o próposito e metas da empresa.
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