Se você está lendo esse artigo, provavelmente já sabe o que é o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 e busca saber quais são as principais mudanças causadas pela atualização ISO 9001:2015 e qual o prazo máximo para se atualizar, não é mesmo?
Como toda padronização e norma de segurança, a ISO 9001 precisa se manter em constante revisão para se manter atual. Como a revisão anterior aconteceu em 2008, é notável que o mercado mudou consideravelmente nesse tempo, com mudanças na cadeia de suprimentos e nas informações disponíveis.
Para que se mantenha relevante para o mundo dos negócios, tornou-se necessário uma revisão, que culminou na atualização ISO 9001:2015. Nesse artigo, veremos as principais mudanças dessa nova versão da principal norma de Sistema de Gestão da Qualidade do mundo e até quando as empresas devem se atualizar.
A estrutura foi alterada para se relacionar melhor com outras normas de sistemas de gestão, adotando o Anexo SL, documento que segue mais de perto o ciclo PDCA.
Ao invés de oito (na versão ISO 9001:2008), a atualização ISO 9001:2015 tem 10 seções. Na tabela a seguir podemos ver a relação entre as seções da versão 2008 e as da revisão feita em 2015.
Como você pode perceber, as três primeiras seções (desconsiderando a introdução) se mantêm, mas da quarta em diante podemos ver mudanças consideráveis entre a ISO 9001:2008 e a atualização ISO 9001:2015. As últimas sete seções estão agora arranjadas de acordo com o ciclo PDCA, como você pode ver na tabela a seguir:
Com essa nova organização, a ISO 9001:2015 se esforça para dar um impulso adicional à contínua e sistemática melhoria dos processos dentro das organizações.
A atualização ISO 9001:2015 é baseada na estrutura de alto nível (HLS - High Level Structure), o que possibilita uma estrutura padronizada de acordo com outras normas de sistemas de gestão.
Isso faz com que a integração entre sistemas de gestão seja bem mais simples. Por exemplo, se quisermos integrar a norma ISO 14001 com a ISO 9001, as partes que cobrem os mesmos tópicos podem ser facilmente vistas nos padrões.
A mentalidade de risco ocupa lugar de destaque na ISO 9001:2015. Agora você é fortemente encorajado a usar a análise de riscos para decidir por si mesmo quais desafios você identifica na gestão dos seus processos.
A análise formal de riscos, conhecida por muitas organizações por meio de técnicas como FMEA ou HACCP, agora é padrão para todos. Para enfatizar sua importância, o conceito de 'risco' ocorre quarenta e oito vezes na ISO 9001:2015, comparado com apenas três vezes na ISO 9001:2008.
A adição da mentalidade baseada no risco tornou as "medidas preventivas" da ISO 9001:2008 redundantes. Essas medidas preventivas não aparecem mais na atualização ISO 9001:2015.
A partir de agora, a ISO 9001:2015 exige que uma organização construa seu sistema de gestão da qualidade a partir do contexto específico em que está ativa. Isso significa, entre outras coisas, que, como organização, você deve levar em conta as necessidades e expectativas das partes interessadas e avaliar e lidar com questões estratégicas internas e externas. Você tem que mostrar que, como organização, você entende e responde à expectativas de todas as partes envolvidas. Para isso, é importante que existam profissionais capacitados na ISO 9001:2015.
Na ISO 9001:2008, os clientes eram frequentemente considerados a única parte interessada. Este conceito foi estendido na ISO 9001:2015. Fornecedores, funcionários, acionistas, órgãos legislativos, sociedade, clientes internos, entre outros, estão agora incluídos como partes interessadas, além dos clientes.
Como organização, você deve estar ciente da importância dos requisitos e padrões das partes interessadas e antecipá-los nos recursos de seus produtos e serviços.
Isso sempre fez parte do padrão de certa forma, no entanto. Portanto, não se espera que as organizações tenham que implementar grandes mudanças a esse respeito. Você não pode produzir ou entregar um bom produto sem conhecer os requisitos e expectativas dos clientes e partes interessadas. Essa é a base de um sistema de gestão da qualidade.
A ISO 9001:2015 também coloca mais ênfase no compromisso de liderança e gerenciamento. Requer um maior envolvimento dos principais gestores e líderes empresariais no controle do sistema de gestão da qualidade.
Desta forma, a ISO 9001:2015 tem como objetivo incentivar a integração e a harmonização com os processos de negócios e estratégias de negócios. A alta administração agora tem que assumir mais responsabilidade pela eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Como a ISO 9001:2015 presta mais atenção à gestão de risco, às partes interessadas e ao contexto da organização, o sistema de gestão da qualidade também se ajusta melhor à necessidades da alta administração.
O sistema de gestão da qualidade é hoje, mais do que nunca, um meio para ser estrategicamente bem-sucedido, atendendo à necessidades das partes interessadas e gerenciando oportunidades e ameaças.
O "representante de gestão" da ISO 9001:2008 era um membro do comitê de gestão que tinha a responsabilidade e a autoridade para orientar o sistema de gestão da qualidade nos moldes corretos. A ISO 9001:2015 não menciona mais esse aspecto. A ideia por trás da mudança é que a qualidade é uma questão para todos e para todos os níveis dentro da organização.
A ISO 9001:2015 não requer mais procedimentos documentados obrigatórios ou um manual de qualidade, o que é digno de nota. Isto é agora referido como "informação documentada" em praticamente todas as cláusulas da ISO 9001:2015.
A definição afirma que se trata de "informações que a organização deve controlar e manter". As informações podem estar em qualquer formato e vêm de várias fontes e mídias. Diversas formas de evidências ou documentação são, portanto, possíveis.
Não há mais nenhuma menção de "registros" nem de "reter informações documentadas".
Houveram algumas mudanças de terminologia da ISO 9001:2008 para a atualização ISO 9001:2015. A tabela seguinte contém um breve resumo com as mudanças mais importantes de terminologia ocasionadas pela revisão.
Todas as empresas têm até o dia 23 de setembro de 2018 para se adequar à atualização ISO 9001:2015. Para saber tudo sobre como se adequar à norma mais popular do mundo para sistemas de gestão da qualidade, se inscreva no nosso curso Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.
Texto baseado no artigo publicado pela Pauwels Consulting.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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