Como você já deve saber, além de agregar valor ao cliente, toda empresa tem como um de seus objetivos aumentar o lucro. Afinal ninguém abre uma empresa para perder dinheiro, não é mesmo? Assim, para obter lucros cada vez maiores, é preciso aumentar o faturamento e reduzir os custos e as despesas.
Nesse artigo, nosso foco é apresentar para você quais são as 5 principais estratégias que você precisa saber para aumentar o faturamento de uma empresa, mas lembre-se, isso não significa necessariamente aumentar o lucro. É preciso atuar também na redução de custos e despesas.
Antes de colocar em prática as estratégias que serão apresentadas, devem ser consideradas as que melhores se adequam ao perfil de público do negócio. Portanto, você precisa conhecer o tipo de cliente do negócio. Para isso, veremos uma ferramenta que pode te ajudar muito.
E para você ficar por dentro de tudo que vai encontrar por aqui, separamos os seguintes tópicos para você:
O mapa de empatia é uma ferramenta usada para ajudar a segmentar os clientes de uma forma visual, criando hipóteses sobre as suas necessidades, desejos, comportamentos e outras características pessoais ou de organizações que se encaixam em um determinado modelo de negócio.
Para o sucesso de um negócio é fundamental entender quais são as personas, que nada mais é do que personagens com características extremas de grupos de clientes e/ou potenciais clientes, criados para que as estratégias geradas tenham um foco e sejam direcionadas, englobando perfis corretos na atuação comercial.
Para identifica-las você pode utilizar o Mapa de Empatia, respondendo cada uma das perguntas abaixo:
Agora sim! Você está preparado para mais um passo nas estratégias do seu negócio. Se você ficou interessado nesse assunto e quer montar o seu mapa de empatia, leia o nosso artigo: Mapa de empatia: o que é e como fazer o seu em 7 passos.
Agora continue com a gente e veja algumas definições abaixo:
Faturamento é tudo que foi vendido pela a empresa, em um determinado período de tempo, sem considerar os custos e despesas. Já o lucro ou lucratividade da empresa considera tudo o que foi vendido pela empresa, em um determinado período de tempo, menos todos os custos e despesas.
Assim, podemos dizer que o lucro é a receita líquida de um negócio enquanto o faturamento são os resultados brutos.
Essa definição te ajuda a entender o caminho para aumentar o faturamento de uma empresa: é necessário aumentar o faturamento, ou ainda, diminuir os gastos e despesas.
Agora que você já entende as definições vamos para as dicas para aumentar o faturamento. Vem com a gente!
Como dito no tópico acima, o faturamento está diretamente ligado com custos e despesas, sendo assim, fazer um raio x na sua empresa e mapear todos os gastos pode te ajudar nesse passo.
Faça um controle, converse com os gestores caso você não seja o único que opere essas ações, e comece a estudar tudo o que deve ser eliminado de desperdício para te ajudar a aumentar o faturamento.
Caso você precise de alguma ferramenta para te guiar nesse processo, nós temos uma planilha GRATUITA de Controle de Orçamentos e Despesas. Para baixar é só clicar no botão abaixo:
Quando pensamentos em aumentar o faturamento, logo pensamos na atração de novos clientes para o negócio, primeiramente é preciso pensar no funil de vendas, que é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras das personas da organização. Veja o exemplo abaixo:
Você pode adotar duas estratégias para fazer com o que seu funil realmente funcione:
Antes de apresentar para você essa estratégia para aumentar o faturamento, é fundamental ter claro o conceito de Ticket Médio. Podemos defini-lo como o valor médio de faturamento de cada venda, calculado pelo faturamento médio das vendas no período dividido pelo número de vendas do período.
Para aumentar então esse valor, você deve seguir os 4 passos abaixo:
Selecionamos 3 planos de ação para você conseguir aumentar o ticket médio:
Veja também como o planejamento tributário pode te ajudar a aumentar seus lucros!
Para aumentar a frequência das vendas, você seguirá os mesmos 4 passos apresentados na estratégia anterior. No entanto, é claro que os planos de ação serão diferentes. Confira 3 exemplos:
Muito se engana quem acredita que é apenas aumentando o preço que conseguirá aumentar o faturamento, é possível também reduzindo-o. Conhecendo melhor o negócio e a sensibilidade do consumidor ao preço, é possível identificar qual estratégia é mais adequada para a empresa.
Então, o primeiro passo é fazer uma análise crítica de aspectos mercadológicos e financeiros. Em seguida, definir quais serão os planos de ação que melhor se adequam ao negócio. Mas lembre-se, variar o preço é uma alternativa delicada e deve ser executada com bastante cuidado.
Com a leitura do nosso artigo você deve ter percebido que estratégias são ótimas para dar um rumo ao seus objetivos, mas que uma boa formação para o sucesso das decisões também é muito importante. Afinal, você precisa ter certeza do caminho que escolheu seguir e levar o seu negócio.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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