CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é AutoCAD Web?
Para que serve o AutoCAD Web?
Vantagens do AutoCAD Web
Qual o melhor programa de AutoCAD gratuito?
Qual é a diferença entre AutoCAD e CAD?

Quer flexibilidade para desenvolver projetos? Conheça o AutoCAD Web!

Entenda agora com esse artigo como a praticidade do AutoCAD Web permite que você acesse e crie projetos a partir de qualquer lugar com conexão à internet.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer flexibilidade para desenvolver projetos? Conheça o AutoCAD Web!

O AutoCAD Web é uma das ferramentas mais populares da marca Autodesk. Desenvolvida com o foco em proporcionar flexibilidade e a autonomia para os usuários, ele possibilita que os clientes acessem seus desenhos de qualquer lugar e a qualquer hora apenas utilizando um navegador web compatível.

De maneira prática, essa funcionalidade permite visualizar, editar e colaborar em desenhos CAD diretamente no site de trabalho, sem precisar estar no computador principal. O único requisito é a conexão à internet.

Com isso, o AutoCAD Web simplifica os fluxos de trabalho de desenhos, oferecendo uma experiência flexível e conveniente. Sendo assim, é uma opção perfeita para profissionais que buscam produtividade e eficiência em seus projetos.

Se você se enquadra nessas características, está no lugar certo! Confira este conteúdo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o AutoCAD Web através dos seguintes pontos:

  • O que é AutoCAD Web?
  • Para que serve o AutoCAD Web?
  • Vantagens do AutoCAD Web
  • Qual o melhor programa de AutoCAD gratuito?
  • Qual é a diferença entre AutoCAD e CAD?

O que é AutoCAD Web?

O Autocad Web é uma das ferramentas desenvolvidas pela Autodesk. Com uma proposta revolucionária, essa opção oferece uma experiência de trabalho flexível e eficiente para os usuários do Autocad.

Ao realizar a assinatura Autocad It, os clientes passam a ter acesso a recursos exclusivos da marca através deum aplicativo baseado na web que oferece acesso instantâneo e fácil aos seus projetos, eliminando a necessidade de instalação de software adicional.

Dessa forma, apenas com a conexão com a internet se torna possível trabalhar e sincronizar seus desenhos CAD de forma simplificada, tornando os fluxos mais ágeis. Isso pode ser exemplificado através de algumas funcionalidades como:

  • Integração com a caixa docs do Microsoft OneDrive; 
  • Suporte para plataformas populares, como a caixa do Dropbox ou o Google Drive;
  • Acesso aos arquivos DWG armazenados em diferentes serviços de armazenamento em nuvem; 
  • Facilidade no compartilhamento e na colaboração com colegas e clientes;
  • Possibilidade de alternar entre o aplicativo de web Autocad e outros softwares da Autodesk;
  • Acesso por meio de aplicativo móvel para dispositivos iOS e Android. 

Se interessou e quer saber mais sobre o AutoCAD Web? Separamos no próximo tópico algumas das suas aplicações. Confira!

Para que serve o AutoCAD Web?

Como você já sabe, o AutoCAD Web foi projetado para simplificar o fluxo de trabalho e facilitar o acesso aos desenhos CAD. Sendo assim, ele serve como uma plataforma flexível para visualizar, editar, criar e compartilhar desenhos, tudo dentro de um ambiente online.

Por isso, o AutoCAD Web serve para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Desenho técnico: permite criar desenhos técnicos precisos e detalhados através de ferramentas específicas para dimensionamento, anotações e criação de parâmetros construtivos, como por exemplo: plantas baixas, elevações, cortes e diagramas elétricos;
  • Modelagem 2D e 3D: possui recursos para criar modelos 2D e 3D sólidos e superfícies;
  • Documentação: gera automaticamente a documentação necessária para comunicar e executar um projeto, como: vistas em escala, listas de materiais e legendas;
  • Colaboração: permite que diversas pessoas atuem em determinado projeto simultaneamente, de forma colaborativa;
  • Personalização: possibilita que os usuários personalizem a interface, incluindo a criação de comandos e a automatização de tarefas repetitivas usando linguagens de programação;
  • Sincronização: permite sincronizar e trabalhar com arquivos armazenados em serviços de armazenamento em nuvem populares, como o Microsoft OneDrive, o Dropbox e o Google Drive;
  • Formatos: suporta formatos de arquivo padrão do AutoCAD, como DWG, permitindo que os usuários abram e editem seus desenhos existentes, bem como criem desenhos a partir do zero.

Sendo assim, o AutoCAD Web serve como uma solução prática e acessível para profissionais que simplificar os fluxos de trabalho, tendo acesso aos seus projetos em qualquer lugar e a qualquer momento.

Ainda na dúvida se deve, ou não, usar esse software? Confira algumas vantagens para engenheiros, arquitetos e outras profissões a seguir!

Defina suas metas!

Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!

Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.

Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.

Baixe o material e estabeleça direções claras para alcançar o crescimento do seu negócio!

OKR

Vantagens do AutoCAD Web

O uso do AutoCAD Web permite que os usuários tenham acesso a diversas vantagens. Inclusive, vale lembrar de que além de ser um software muito popular para engenharia civil, também possui muitas aplicações para otimizar processos de áreas como arquitetura, engenharia mecânica e outras áreas.

Por isso, destacamos alguns dos principais benefícios do AutoCAD Web para diferentes aplicações. Confira a seguir:

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

A flexibilidade é uma das palavras-chave quando o assunto é AutoCAD Web. Afinal, desde que você tenha uma conexão com a internet, será possível acessar seus desenhos CAD através de um navegador compatível.

Colaboração em projetos em equipe

O AutoCAD Web simplifica a colaboração em projetos. Afinal, essa versão do software permite que diversos usuários acessem e edite um mesmo desenho CAD simultaneamente.

Essa é uma forma bem-vista até mesmo para compartilhar desenhos com clientes ou parceiros de forma rápida e segura. Isso porque é uma forma de agilizar o processo de revisão e aprovação, reduzindo os atrasos e melhorando a produtividade.

Interface familiar e intuitiva

Para profissionais da área e que já utilizam a versão tradicional do AutoCAD, a interface familiar e intuitiva continua sendo uma das vantagens também no modelo web. Afinal, o fato de serem muito parecidas torna a transição entre eles mais leve e tranquila.

Sincronização em nuvem

Já pensou em trabalhar em um projeto e acontecer algo com seu computador sem ter salvado todo o progresso? Esse é um dos pontos positivos o AutoCAD Web. Por permitir sincronizar seus desenhos com serviços de armazenamento em nuvem populares, seus arquivos estão sempre atualizados e disponíveis em diferentes dispositivos.

Entre os locais de armazenagem mais comuns estão o Microsoft OneDrive, o Dropbox e o Google Drive. Oferecendo assim uma camada adicional de segurança, garantindo que seus desenhos estejam protegidos contra perda de dados ou danos ao hardware.

Facilidade de acesso

Outro ponto de destaque para essa opção online é do fato de que ela não requer a necessidade de instalar e manter o software em cada dispositivo.

Isso inclui a despreocupação com as atualizações, os requisitos de hardware ou problemas de compatibilidade.

Compatibilidade com formatos de arquivo

Vale destacar também que o AutoCAD Web suporta formatos de arquivo padrão do AutoCAD, como DWG. Isso significa que você pode abrir, visualizar e editar seus desenhos existentes sem problemas, garantindo a compatibilidade com outros usuários do AutoCAD.

E agora, como você pode fazer para ter acesso a todas essas vantagens? Confira algumas das opções gratuitas no próximo tópico!

Qual o melhor programa de AutoCAD gratuito?

Antes de falar sobre as melhores alternativas de programas de AutoCAD gratuitos, é importantíssimo lembrar que cada um deles possui diferentes abordagens e funcionalidades. Por isso, avaliar bem quais são essas opções é fundamental para que você consiga ter um uso mais otimizado e voltado para as suas necessidades específicas.

Além disso, o AutoCAD como software desenvolvido pela Autodesk não possui uma versão gratuita oficial. Mas, não se preocupe, existem diversas alternativas gratuitas com recursos semelhantes a essa ferramenta. Por isso, destacamos as mais completas e utilizadas:

AutoCAD Web App

Apesar de não ser uma das opções totalmente gratuitas, o AutoCAD Web disponibiliza uma versão de avaliação sem custos. No entanto, esse acesso é válido apenas por um determinado período. Vale lembrar inclusive que essa duração pode sofrer alterações a depender das promoções e campanhas da marca.

O AutoCAD Web App permite que você tenha uma experiência muito semelhante ao AutoCAD. No entanto, possui uma diferença principal: todas as criações e edições dos desenhos acontecem diretamente no navegador.

Por isso, além de não ocupar grandes espaços de memória, também permite mais facilidade de acesso.

DraftSight

Para quem busca criar e editar desenhos em 2D, o DraftSight é uma das alternativas gratuitas mais populares.

Além de oferecer recursos avançados de desenho e edição, também suporta o formato DWG e possui uma interface semelhante ao AutoCAD.

É de opinião comum a maioria dos usuários que a experiência fornecida pelo esse software é muito similar ao do AutoCAD, o que torna a transição para usuários familiarizados com o software da Autodesk mais fácil.

FreeCAD

Já para quem busca desenvolver desenhos e imagens em 3D, uma das opções gratuitas de mais destaque é o FreeCAD. Essa alternativa conta com o código aberto e possui recursos para modelagens paramétricas.

LibreCAD

Também com o código aberto, o LibreCAD é um caminho para quem busca um software CAD 2D gratuito. Além de oferecer uma variedade de ferramentas de desenho, também possui suporte o formato DWG.

O LibreCAD é conhcedio por ser opção leve e simples para criação e edição de desenhos técnicos.

Fusion 360

O Fusion 360 da Autodesk também é uma das opções que possui versões gratuitas por determinado tempo. Afinal, oferece esse benefício para estudantes, educadores e startups, por exemplo.

Se você se enquadrar em alguma dessas categorias, não pagará para ter acesso a um software CAD e CAM completo, com recursos avançados de modelagem 3D e design ideais para projetos completos.

Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de entender a fundo a diferença entre AutoCAD e CAD. Sendo assim, não deixe de conferir o tópico a seguir!

Qual é a diferença entre AutoCAD e CAD?

Os termos AutoCAD e CAD estão relacionados ao Computer-Aided Design, ou seja, desenho assistido por computador em português. Mas, apesar de se basearem em um aspecto em comum, possuem diferenças conceituais e práticas. Aqui estão elas:

Desenho Assistido por Computador (CAD) é um termo mais amplo e faz referência ao processo de criar, modificar, analisar e otimizar projetos técnicos ou modelos virtuais usando software especializado.

Sendo assim, essa é a forma de designar uma abordagem mais ampla que engloba todas as tecnologias e metodologias utilizadas no projeto auxiliado por computador, independentemente do software específico utilizado. Por isso, o CAD pode abranger várias áreas. Entre elas: arquitetura, engenharia civil, engenharia mecânica e design industrial.

Já o AutoCAD é mais específico. Afinal, é um dos softwares para CAD. Essa opção foi desenvolvida pela Autodesk e é amplamente utilizada na indústria para a criação de desenhos técnicos 2D e modelos 3D.

Devido às suas funções e tecnologias, o AutoCAD é uma das ferramentas mais populares e estabelecidas nesse campo. Afinal, oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades para projetos e softwares de engenharia e design.

Apesar do AutoCAD ser apenas uma das muitas opções disponíveis para realizar tarefas de CAD, ele é conhecido por sua interface intuitiva, capacidade de personalização e suporte a formatos de arquivo padrão da indústria.

Dica!

Com o kit deFerramentas para o Engenheiro de Produção, você receberá 10 planilhas para gerenciar estratégias e projetos + um eBook com 5 práticas exemplares de Liderança + um vídeo com 10 dicas de livros.

Sempre buscou gerenciar projetos, empresas e até finanças? Então esse é o KIT correto para você! Se profissionalize e melhore suas habilidades agora!

Ficou interessado? Não perca essa oportunidade e baixe agora Ferramentas para o Engenheiro de Produção!


Ferramentas para o Engenheiro de Producao

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[ebook] 50 Engenheiros para seguir em 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

50 Engenheiros Para Seguir Em 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.