Porque você deve ler este artigo?
Diagnóstico Profissional
Interesses
Talentos
Valores
Preferências
Reúna todas as informações

Qual é a importância do autoconhecimento em seu projeto de vida e de carreira?

Aprenda a utilizar o autoconhecimento como ferramenta estratégica para atingir seus objetivos profissionais na carreira.

Lílian Simplício
Por: Lílian Simplício
Qual é a importância do autoconhecimento em seu projeto de vida e de carreira?

Quando escolhemos uma profissão, sonhamos em ter sucesso, realização e prazer com aquilo que fazemos. Sim, queremos algo que faça sentido, que faça o nosso coração vibrar. Mas não existe fórmula mágica ou receita pronta para esse sucesso.

A carreira é uma construção individual no dia a dia e, independente do que seja sucesso para você, o autoconhecimento profissional é fundamental para que você conquiste a vida profissional com mais sentido e realização que tanto deseja.

E nesse artigo você vai encontrar os pilares essenciais para desenvolver o seu autoconhecimento profissional e assim construir um projeto de vida e carreira mais alinhado com o seu perfil a partir dos seguintes tópicos:

  • Por que você deve ler este artigo?
  • Diagnóstico profissional;
  • Interesses;
  • Talentos;
  • Valores;
  • Preferências;
  • Reúna todas essas informações

Bom aprendizado!

Porque você deve ler este artigo?

Quantas vezes você já mudou de emprego, já fez uma nova especialização, uma pós graduação, um novo curso, mudou de área e ainda assim nada mudou na sua vida profissional?

E sabe por que nada mudou? Porque foram decisões tomadas sem base em critérios sólidos, bem definidos.

Dessa forma, é preciso aprender a tomar decisões de maneira consciente, assertiva, para chegar aonde se deseja. Caso contrário, a frustração, vai ser consequência certa.

Mas como fazer escolhas conscientes para ter a carreira que tanto deseja?

A resposta é simples: investindo no processo de autoconhecimento, para entender o seu perfil. Conhecer os seus pontos fortes e fracos, interesses, habilidades e outros aspectos que podem ajudar em uma carreira de sucesso.

A importância da inteligência emocional

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Diagnóstico Profissional

Se você quer mudanças na sua vida profissional, é preciso fazer um diagnóstico da sua carreira.

Olhar para a sua trajetória, entender como você está hoje, qual o seu nível de satisfação atual, o que está dando certo e o que, especificamente, não está e você gostaria de mudar ou melhorar.

A sua vida profissional só vai mudar quando você começar a organizar os pensamentos e repensar a sua carreira de uma maneira estruturada. Então, faça um diagnóstico detalhado da sua vida profissional.


Analise a sua trajetória profissional

Olhe para a sua história e perceba que você teve conquistas importantes. Analise as estratégias e ferramentas que utilizou para ter essas conquistas e aprenda com elas.

  • O que motivou as minhas escolhas profissionais 
  • Quais as minhas principais conquistas até aqui?
  • Que estratégias e recursos internos utilizou?

Analise o seu momento atual

O que te deixa insatisfeito hoje te dá indícios do que não serve para você. Não repita padrões que não trouxeram bons resultados.

  • Qual o seu nível de satisfação profissional hoje?
  • Você tem aquilo que prioriza numa carreira?
  • Está levando o estilo de vida que gostaria?

Expectativas futuras

Entender o que é o modelo de carreira ideal para o seu perfil é fundamental para que você se sinta mais realizado.

  • Como quero estar profissionalmente daqui a 1 ano?
  • Que estilo de vida você gostaria de estar levando?
  • Que barreiras impedem ou dificultam essas conquistas?

Essas perguntas vão te ajudar a construir sua visão de carreira a longo prazo, entendendo melhor quais são as suas expectativas profissionais e, principalmente, a motivação por trás delas.

Interesses

Você já pensou sobre o que ama fazer? Escolher trabalhar com o que se ama é um dos primeiros passos para uma vida profissional com mais sentido, para uma vida profissional mais feliz.

De nada adianta escolher uma área, uma vaga de emprego considerada promissora, se você não se identifica com ela. A longo prazo, essa escolha não se sustenta.

Quanto maior a conexão com o que você faz, quanto maior a sensação de bem-estar com o seu trabalho, maiores são as chances de ter excelentes resultados e alcançar sucesso e realização.

E descobrir o que se ama pode ser mais simples do que você imagina, é só ter um pouco mais de atenção aos sinais. Tem umas perguntas que, com certeza, vão colocar você na trilha dos seu interesses:

  • O que você faz com tanto prazer que nem sente as horas passarem? 
  • O que você gosta tanto de fazer a ponto de ter dificuldade de parar?
  • Que temas despertam seu interesse e você poderia passar horas conversando sobre?

Talentos

Um outro elemento fundamental na etapa do autoconhecimento é a descoberta dos seus talentos e pontos fortes.

Quando falamos em talento, algumas pessoas pensam em algo que naturalmente fazem muito bem. E naturalmente significa sem esforço. Conhecer nossos talentos é fundamental para fazer escolhas conscientes e assertivas na vida profissional.

O caminho profissional que escolhemos deve nos permitir explorar ao máximo os nossos talentos. Quanto mais exploramos aquilo que temos de melhor, eles passam a se transformar em pontos fortes e melhores serão os resultados.

Se você não sabe por onde começar, vou te mostrar algumas perguntas que podem te fazer os seus talentos:

  • No que você se considera muito bom, acima da média?
  • O que você faz naturalmente bem e que as pessoas julgam difícil?
  • Por qual habilidade você é reconhecido pela sua rede?

Nessas respostas estão as pistas dos seus pontos fortes e são eles que vão te direcionar para a zona da excelência e sucesso profissional.

Valores

Valores são um reflexo de tudo aquilo que você acredita, não negocia e norteia as suas decisões.

Mas porque eles são tão importantes dentro do nosso plano de vida e carreira?

Os caminhos profissionais que você escolher precisam estar alinhados com os seus valores Não adianta trabalhar numa empresa, instituição ou com algo que não esteja alinhado com os seus valores.

  • O que é mais importante para você nesta vida?
  • O que você não negocia nem abre mão?
  • O que os seus objetivos profissionais representam para você?

Preferências

Todo trabalho tem uma rotina específica, e isso tem um impacto direto no estilo de vida que vamos levar. Muitas vezes, em função das dinâmicas do mercado de trabalho, escolhemos um trabalho com uma rotina que nos sufoca.

Para muitos, a liberdade geográfica para trabalhar de qualquer lugar é muito importante. Outros buscam flexibilidade de horários, autonomia para criar e propor ideias. Muitos se sentem melhor com uma rotina bem definida.

Independente de quais sejam as suas preferências, é preciso ter clareza sobre o sobre o que você prioriza numa carreira.

  • O que a sua vida profissional precisa ter para você se sentir bem sucedido?
  • Que rotina/estilo de vida você gostaria que sua carreira te proporcionasse?
  • Que tipo de ambiente te traz a sensação de bem-estar e você prefere trabalhar? 

Reúna todas as informações

A carreira se constrói de dentro para fora e olhar para dentro de você é o primeiro passo para ir em direção ao sucesso profissional.

Nesse artigo, entendemos quais são os quatro pilares - diagnóstico profissional, interesses, talentos, valores e preferências - para impulsionar o seu projeto de vida e de carreira.

Também vimos como uma das atividades essenciais é o autoconhecimento, é um processo fundamental para realizar escolhas assertivas, planejar e construir uma carreira com mais sentido e realização.

Inteligência emocional para negócios

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Lílian Simplício

Lílian Simplício

Doutora em Química, formada pela Universidade Federal da Bahia, professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFBA desde 2010, é uma apaixonada pelo Desenvolvimento Humano.

Seu maior sonho é ver um mundo mais humano, com pessoas vivendo com mais sentido e, como acredita que a carreira é um dos meios para isso, tornou-se consultora nessa área. Seu propósito é orientar pessoas na construção de uma carreira mais alinhada com a sua essência. Possui formação em Coaching com Programação Neurolinguística, Coaching Vocacional, Orientação de Carreira, Analista Comportamental DISC e hoje atua na área de desenvolvimento humano, orientando pessoas que desejam escolher, planejar e desenvolver suas carreiras para ter mais realização fazendo o que amam.

Nos últimos anos, com uma metodologia testada e validada, já ajudou centenas de mulheres a redirecionar os rumos da suas carreiras, construindo um caminho com mais sentido e realização.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.