Receber feedbacks é uma das práticas mais incentivadas no mercado de trabalho. No entanto, não se pode esquecer que para melhorar é preciso também reconhecer os seus próprios pontos fortes e de melhoria através da autocrítica.
Por mais que pares, gestores e stakeholders consigam avaliar as suas ações e levantar algumas atitudes que devem ser repensadas ou incentivadas, nenhuma melhoria acontece se você não reconhecer o que deve aprimorar ou fazer com mais frequência.
Sendo assim, a autocrítica passa a se tornar um divisor de águas, aquilo que define realmente o que vai gerar resultados no seu desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal.
Vamos conhecer mais sobre autocrítica e saber como aprimorar essa soft skill? Confira!
Pense em quantas vezes você já analisou uma atitude de um colega de trabalho ou alguém do seu ciclo de amigos, mas a pergunta é: quantas vezes você fez o mesmo sobre si?
A autocrítica é o ato de fazer críticas a si mesmo. Ou seja, demanda uma visão sobre você que engloba dois aspectos principais:
Vamos a um exemplo: você está passando por um dia complicado. Aconteceram algumas coisas ruins, como:
Diante de tudo isso, você vai a uma padaria para tomar um café. Faz o seu pedido e ele demora a ser entregue e ainda vem errado. Independente disso, você trata o funcionário com calma e pede educadamente para que ele troque a bebida servida.
Por mais que você tenha vivido um dia cheio de adversidades, quais as autocríticas podem caber a essa situação?
Nesse sentido, a autocrítica avalia os próprios atos, erros e acertos. Sendo assim, não apenas o que deve ser melhorado, mas também os pontos fortes que devem ser reconhecidos.
Agora que você entendeu o que é autocrítica e como ela pode funcionar na prática, separamos para você um guia das suas principais vantagens! Ele servirá como um incentivo para traçar planos de ação para desenvolver essa soft skill na sua carreira profissional.
Ter a capacidade interna de avaliar as próprias atitudes e erros cometidos é fundamental para que uma pessoa se desenvolva. Mas essa não é a única vantagem da autocrítica.
Entre os outros benefícios, podemos citar:
Essas vantagens podem estar alinhadas com o alcance do sucesso profissional. Mas para isso, é bom saber quando a autocrítica é necessária!
Antes de passar para o próximo tópico, se liga nessa surpresa que preparamos especialmente para você!
Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!
No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.
Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!
Antes de mais nada, é bom lembrar que o excesso de qualquer coisa pode não ser bom! Por isso, é necessário avaliar a importância da autocrítica e os momentos em que ela deve ser usada.
Por isso, a autocrítica deve ser sempre levada em consideração pelas suas duas vertentes:
Tendo em vista isso, a autocrítica é essencial no mundo corporativo para qualquer momento de feedbacks. É por meio dela que o colaborador irá processar o que foi dito por outro. Passando pelo processo de absorver e criar um plano de ação.
Além disso, também é a autocrítica que possibilitará que você acompanhe o seu desenvolvimento.
Mas, não é preciso sempre que algo seja levantado primeiro por um terceiro. A autocrítica possibilita que os próprios indivíduos identifiquem situações e a contornar de maneira tempestiva e ágil.
Você com certeza já está convencido de que a autocrítica é uma das soft skills que mais leva um profissional a alcançar as suas metas e objetivos. Por isso, agora você vai conferir como desenvolver essa habilidade com dicas práticas!
Pegue papel e caneta ou o bloco de notas do celular ou computador, agora é hora de traçar ações práticas para melhorar a sua autocrítica. Vamos lá?
A autocrítica parte do princípio de que as ações devem ser avaliadas. Por isso, para colocá-la em prática é fundamental tirar um tempo para refletir.
O ideal é que isso aconteça todos os dias. Por isso, é recomendável que diariamente antes de dormir você avalie como foi o dia e elenque pelo menos:
No primeiro ponto vimos um processo de autocrítica individual, no entanto é preciso também estar aberto para feedbacks vindos de terceiros. Por isso, se mostre sempre um bom ouvinte e alguém disposto a melhorar.
Dessa maneira, as pessoas ao redor se sentirão mais confortáveis para dar feedbacks e aumentar os insumos que você utiliza para a autocrítica.
Com isso, depois de receber uma opinião externa, tire um tempo para avaliar quais ações suas provocaram essa percepção.
Vale sempre lembrar que se o feedback foi construtivo, uma boa prática é checar de tempos em tempos com a pessoa que o deu se houve alguma melhoria no quesito de acordo com a percepção dela.
A autocrítica deve ser uma aliada em todos os aspectos da vida. Por isso, trace objetivos e metas claras. Assim, você saberá com mais objetividade quais são os pontos que deve melhorar para realizar seus sonhos.
Todos possuem inúmeros pontos de melhoria, mas não há como desenvolver todos eles de maneira concomitante. Por isso, ter o direcionamento fará com que você saiba qual foco deve seguir primeiro.
Para isso, existem algumas ferramentas que podem auxiliar, como:
Como já foi dito anteriormente, o excesso de qualquer coisa pode não levar ao melhor caminho. Com a autocrítica não é diferente.
Essa habilidade é sobre avaliar as próprias ações e buscar uma constante evolução como ser humano e profissional. Mas além disso, ela também se refere a não cobrança para ser perfeito em todas as situações.
Sendo assim, é cabível também ressaltar que a autocrítica é um processo de evolução e a cobrança extrema não é saudável.
E aí, gostou do nosso artigo sobre Autocrítica? Então não perca essa oportunidade que preparamos exclusivamente para você!
O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.
Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.
Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.
Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!