Investir em inovação é a chave para garantir a sustentabilidade dos negócios . Com uma concorrência cada vez mais acirrada, é preciso encontrar formas de simplificar as demandas e alcançar resultados com mais agilidade , mas sem perder a efetividade. E é aí que entra a automação comercial .
Com o uso da automação comercial, as tomadas de decisão são mais simples e sólidas, e toda a empresa opera com dinamismo e autonomia .
Que tal descobrir o que é automação comercial e como sua empresa pode se beneficiar dessa tecnologia? Continue a leitura do artigo para saber sobre os principais pontos:
Vamos lá?
A automação comercial é uma ferramenta que integra diversas etapas envolvidas na rotina da área de vendas por meio de plataformas e softwares . Seu objetivo é fornecer uma gestão mais organizada e eficaz .
Os benefícios para empresas que utilizam automação comercial são consideráveis e podem favorecer diversas frentes de atuação no processo comercial .
Quer conhecer alguns desses benefícios? Então prossiga na leitura!
A utilização de um sistema de automação traz benefícios para todas as áreas envolvidas no processo (leia os artigos sobre o que é automação de marketing e automação de força de vendas para conhecer outros tipos de automação). Em essência, um sistema automatizado é mais organizado e acessível do que atividades realizadas exclusivamente com força humana.
Mas, além disso, há uma série de outros benefícios na utilização da automação comercial. Confira alguns deles na lista abaixo.
Com a automação comercial, uma das principais funcionalidades obtidas é a geração de relatórios em tempo real .
Isso significa que, além de desenvolver métodos de operação baseados em insumos sobre as rotinas comerciais, os sistemas também compilam informações referentes a ambientes internos e externos. Isso possibilita análises profundas sobre o mercado , o comportamento do cliente ou a fluidez dos processos administrativos.
Mas como fazer um planejamento estratégico baseado em dados ?
Com o uso da automação comercial como fonte de dados e informações, a tomada de decisões torna-se mais coerente e mais simplificada. É como se o software fosse capaz de “garantir”, por meio de números e tendências, que aquele é o melhor caminho a seguir.
Você sabe muito bem o quão importante é a gestão de faturamento para a sobrevivência de um negócio, não é mesmo?
Com um sistema de gestão comercial , fica muito mais fácil gerenciar esses processos, bem como identificar com precisão pontos de falhas ou desvios que precisam ser corrigidos.
Por ter uma cadeia de tarefas extensa, um faturamento mal administrado pode se tornar um verdadeiro pesadelo, especialmente quando apresenta algum problema a ser reparado.
Quer ver isso?
Imagine que o faturamento de sua empresa não esteja fechando da forma como deveria. Para descobrir o local exato da falha, você precisaria olhar atentamente para cada detalhe das etapas de gestão de compras e fornecedores, precificação , gestão de caixa, emissão de notas fiscais , cumprimento de regras tributárias e por aí vai! Seria sofrido ou não?
Caso isso ocorra e sua empresa já tenha um software de automação comercial , basta solicitar os relatórios de cada etapa e observar os dados consolidados com atenção!
O processo de vendas também é uma etapa complexa do setor comercial e deve ser gerenciado com estratégia e criatividade .
O sonho de toda empresa é ter um controle de vendas perfeito, com informações sobre o comportamento do cliente, atualizações atualizadas, altos índices de satisfação e um serviço de atendimento eficiente .
A boa notícia é que, com a automação comercial, tudo isso fica mais fácil!
Além de consolidar dados sobre o cliente e fornecer indicadores precisos para entender a jornada do consumidor , um sistema automatizado também contribui para a redução do tempo de atendimento. Isso dinamiza o processo e otimiza as chances de satisfação com a experiência.
Quando falamos do setor comercial, sabemos que a experiência de compra do cliente é um fator-chave para determinar o sucesso da transação, independentemente do produto ter sido ou não adquirido.
Tendo um software de automação comercial como aliado, é possível acessar as necessidades do cliente e entender o que ele pensa sobre os produtos e serviços oferecidos em sua empresa.
A partir daí, é só interpretar os resultados ! Dados positivos significam que o atendimento é esmagador, e que o esforço de vendas está valendo a pena. Caso os índices apontem uma defasagem na experiência do cliente, é hora de rever cada etapa da jornada buscando formas de aperfeiçoá-la.
As tarefas executadas apresentam automaticamente um índice de erros muito menor do que aqueles envolvidos repetidamente por humanos, especialmente quando eles estão sujeitos a altos níveis de estresse e cobrança.
Investir em um sistema automatizado para realizar tarefas repetitivas ou minuciosas pode contribuir muito para a obtenção de dados mais precisos e confiáveis , além de impactar fortemente na motivação do tempo , item que abordaremos no próximo tópico.
Você sabe qual a relação entre motivação e produtividade ? Na verdade, os dois conceitos têm mais em comum do que você pode imaginar. Colaboradores motivados sentem-se à vontade para propor, criar e, consequentemente, produzir mais.
E você sabe qual é um dos grandes motores de motivação? Tarefas de trabalho estimulantes, desafiadoras e estratégicas!
Já entendemos onde queremos chegar?
Com um software de automação comercial focado em resolver de forma digitalizada as tarefas burocráticas do setor, uma equipe ganha tempo para se dedicar a atividades mais dinâmicas e envolventes.
Diante da oportunidade de atuar na criação de planos de ação , no desenvolvimento de novas estratégias e na reformulação de rotinas, o tempo tende a trabalhar mais motivado , potencializando sua produtividade!
O sucesso da implantação da automação comercial em sua empresa depende de alguns fatores:
Lembre-se de mapear os processos internos , entender as reais necessidades da empresa e buscar fornecedores que entendam do assunto e forneçam um bom suporte na implantação e manutenção do sistema!
Dando ao processo de implantação a atenção que ele merece, a automação comercial tem tudo para ser um sucesso em sua empresa!
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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