A automação de marketing é o nome dado ao uso de softwares especializados para realizar uma série de ações de marketing de maneira automatizada e não manual.
Nesse sentido, a automação pode ser usada para envio de um fluxo de e-mails personalizados e segmentados, para leads de uma empresa.
Ao longo desse artigo, você terá acesso a um guia completo sobre automação, sobre o conceito de marketing e entender como colocá-los em prática dentro da sua empresa. Veja a prévia de tópicos:
Vamos lá!
A automação de marketing é o nome dado ao uso de tecnologia dentro do marketing, que permite que diversas atividades passem a ser realizadas automaticamente, seguindo regras previamente definidas pela equipe do setor.
Por exemplo, é possívelautomatizar a sequência de e-mails que um lead vai receber, de acordo com a página de conversão que ele acessou e as características que ele apresenta como persona.
Além da automação do envio de e-mail marketing, também é possível usar o software de automação de marketing para tornar essa ação automática:
Gostou? Então vamos para o próximo tópico!
Nos últimos anos, a mudança no comportamento do consumidor forçou a mudança das empresas quanto ao marketing de relacionamento entre ambos.
Assim, a personalização da comunicação tornou-se parte fundamental da relaçãoentre a marca e o comprador em potencial.
Desse modo, se relacionar com o usuário passou a ser uma premissa e as novas técnicas se tornaram indispensáveis para ajudar nessa ação.
Sob esse viés, houve uma aparição maior do Inbound Marketing, ou marketing de permissão, e de conceitos como funil de vendas, jornada de compra, qualificação de leads.
Esses temas passaram a ser centrais em qualquer equipe que deseje escalar seus resultados e contribuir para a taxa de conversão da empresa, impulsionando a venda de seus produtos e serviços.
Por isso, para conseguir fazer com que todas as estratégias de marketing possam ser realizadas, considerando a individualidade de cada lead, a automação de marketing nasceu e se tornou o braço direito da equipe na aquisição de novos clientes.
De fato, ataxa de conversão tem um aumento significativo quando a empresa adota a automação de marketing, como parte do conjunto de ferramentas da organização.
Além disso, empresas que optam pela automação de marketing, sentem um aumento expressivo no volume de leads qualificados.
Assim, um guia completo sobre automação de marketing não poderia deixar de fora os resultados de produtividade da empresa: organizações que adotam o sistema de automação ampliam em 20% a produtividade.
Diante desses resultados, não é de se estranhar que a maioria dos profissionais de marketing afirmem que a automação é muito importante para o sucesso de suas campanhas.
Entendido o que é e quais são as vantagens, seguimos com nosso guia completo sobre automação de marketing, abordando agora como aplicar essa solução no planejamento de marketing.
Se você está pensando que basta abrir a ferramenta de automação e sair aproveitando todos os benefícios do sistema, está enganado. Há diferentes tipos de marketing e você precisa escolher o que melhor se encaixa no seu objetivo.
A ferramenta vai te ajudar a colocar em prática suas ações, mas é importante que você tenha uma estratégia clara, comobjetivos, personas definidas, pesquisas de mercado e mais.
Para isso, acompanhe o passo a passo a seguir e aprenda a montar uma boa estratégia de automação de marketing.
Toda estratégia de marketing, baseada ou não na automação, precisa ter os objetivos bem definidos.Depois de definir os objetivos, a sua equipe pode traçar a estratégia para alcançá-los.
A persona da empresa é uma descrição detalhada de um cliente ideal. Essa descrição deve apresentar informações demográficas, como idade, gênero e faixa de renda, mas também interesses e comportamentos.
Quais as dores, necessidades, desejos, dificuldades e o que ajudaria a persona a tornar o dia a dia mais fácil.
Quanto mais você entende sobre a persona da sua empresa, mais detalhes terá para criar conteúdos que vão atrair esse perfil de usuário. Assim, você melhora a experiência e pode fidelizar clientes com uma maior facilidade.
Dessa forma, antes de criar um fluxo de nutrição, por exemplo, entenda quais os tipos de conteúdo podem interessar ao usuário, considerando a persona e tenha em mente como seguir o conjunto de estratégias que irá traçar.
Além da persona da empresa, entender as diferentes etapas da jornada do cliente também deve ser uma preocupação.
Dois usuários, que correspondem à mesma persona, podem estar em diferentes etapas da jornada de compra, logo, possuem interesses diferentes e estão em busca de conteúdos distintos.
Por isso, organize as etapas do funil de vendas da sua empresa, considerando a forma com que os usuários buscam e recebem cada informação.
O software de automação de marketing permite que você coloque em prática sua estratégia, garantindo:
Busque por um sistema que seja completo e ofereça, em um único lugar, acesso a automação de diversas ações de marketing, em diferentes canais, como citamos acima.
Uma vez programados e definidos os fluxos de automação, é fundamental que haja a gestão desses conteúdos.
A estratégia deve ser monitorada e sempre otimizada para que os resultados alcançados sejam, cada vez mais, eficientes.
Um software completo oferece acesso a relatórios com métricas de marketing digital e vendas, importantes para a gestão de resultados da empresa.
E aí, se sente mais preparado para colocar em prática suas ações de marketing e aproveitar todas as vantagens que a automação pode oferecer a sua empresa?
Esperamos que este guia completo sobre automação de marketing tenha contribuído para ampliar seu conhecimento teórico e prático sobre o tema. Então agora é mãos à obra!
Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas.
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