O que é Avaliação de Desempenho?
Quais são os benefícios da Avaliação de Desempenho?
Quais são os principais métodos de avaliação de desempenho?
Por que implementar Avaliação de Desempenho na empresa?

Quais são as vantagens da avaliação de desempenho para a sua empresa?

Uma grande preocupação das organizações é fazer com que seus colaboradores estejam alinhados aos seus objetivos e que eles se desenvolvam.

Rafaela Munari
Por: Rafaela Munari
Quais são as vantagens da avaliação de desempenho para a sua empresa?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão utilizada pelo setor de recursos humanos (RH) para melhorar a comunicação,entre equipe e gestor, além da tomada de decisões mais assertivas e do desenvolvimento dos colaboradores.

Dessa forma, a avaliação de desempenho é responsável por realizar plano de treinamento, promoções, desligamentos e principalmente um plano de desenvolvimento individual (PDI).

Continue com a gente e entenda mais sobre a importância da avaliação de desempenho nas organizações através dos seguintes tópicos:

  • O que é Avaliação de Desempenho?
  • Quais são os benefícios da Avaliação de Desempenho?
  • Quais são os principais métodos de Avaliação de Desempenho?
  • Por que implementar uma Avaliação de Desempenho na sua empresa?
  • Quando aplicar uma avaliação de desempenho?
  • Torne-se o guru de Recursos Humanos de sua empresa!

O que é Avaliação de Desempenho?

A avaliação é o ato de avaliar, estimando o valor de algum trabalho. Já o desempenho ou performance é o conjunto de características ou capacidades de comportamento e de rendimento de um indivíduo, de uma empresa ou de um grupo.

Ou seja, a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta para analisar a performance de um colaborador ou de um time inteiro, avaliar suas competências técnicas e comportamentais e, ainda, relacioná-las com a cultura da empresa.

É através da Avaliação de Desempenho que a empresa revê as atividades produtivas do colaborador e avalia a contribuição das pessoas para o alcance dos objetivos da organização.

Porém, aAvaliação de Desempenho vai além de conceitos: é importante saber como fazê-la de forma prática, estruturada e justa, respeitando a individualidade de cada funcionário e o esforço coletivo em prol dos objetivos da empresa.

Quais são os benefícios da Avaliação de Desempenho?

Alguns dos benefícios da avaliação de desempenho são:

  • Alinhamento de metas individuais e da equipe; 
  • Desenvolvimento de habilidades e competências; 
  • Desenvolvimento do colaborador;
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Engajamento e empoderamento dos colaboradores; 
  • Facilitação do diálogo;
  • Fornecimento de feedbacks regulares; 
  • Estímulo do crescimento do colaborador; 
  • Auxílio nas tomadas de decisões da empresa. 

Vale ressaltar que o seu principal objetivo é verificar a performance do colaborador na função que ele desempenha, assim, é indispensável que a liderança imediata contextualize e dê exemplos quando estiver avaliando o funcionário.

Por este motivo, o feedback é essencial quando o assunto é processo de avaliação, com objetivo de estimular o colaborador a aprimorar sua performance e demonstrar os resultados.

Além disso, ela não é feita a partir de “achismos” da liderança, mas sim baseada em dados e fatos coletados em questionários de avaliação e por meio de exemplos reais que ocorreram com aquele colaborador em específico e não com terceiros.

Os dados coletados do funcionário, são aparatos para programas de desenvolvimento, tanto para o colaborador, quanto para a equipe. Através deste material, o setor de Recursos Humanosé capaz de identificar pontos de melhoria e investir diretamente para o desenvolvimento, direcionando corretamente seus recursos ao colaborador.

Por fim, a avaliação de desempenho proporcionaum melhoramento contínuo para que as hard e soft skills sejam desenvolvidas de forma assertiva. O RH pode até mesmo fazer uma escala gráfica para medir essas habilidades.

Quais são os principais métodos de avaliação de desempenho?

Os métodos e os sistemas de avaliações são extremamente importantes para o sucesso e eficácia da aplicação da avaliação de desempenho.

Além disso, não existe uma forma certa ou errada! Nesse momento, é importante avaliar a cultura organizacional, bem como a realidade da empresa. Confira a seguir alguns tipos de avaliação de desempenho:

  • Matriz 9 Box: Responsável pela avaliação dos talentos da empresa com base nos resultados da avaliação. Análise de competências x desempenho.
  • Autoavaliação: O próprio colaborador é incentivado a listar suas fraquezas, pontos fortes e fracos. É uma maneira de refletir sobre o desempenho e a performance e, consequentemente, promover o autoconhecimento
  • Avaliação 180 graus: É avaliação realizada pelo gestor direto e deve averiguar o desempenho individual do funcionário.
  • Avaliação 360 graus: É uma avaliação completa. Nesse formato, permite que o funcionário seja avaliado por si mesmo, por seu superior e pelos pares.

Com isso, muitas empresas não possuem software para realizar essas avaliações. Sendo assim, uma opção muito boa para o RH é a utilização do Excel. Nesse momento, essa ferramenta é um aliado muito forte do setor.   

Por que implementar Avaliação de Desempenho na empresa?

O processo de avaliação de desempenho é responsável por agregar valor à sua empresa, além de mantê-la competitiva perante o mercado e em constante evolução!

Esse processo é uma excelente ferramenta para desenvolver pessoas, identificar  talentosna empresa, reter equipe de alta performance e ter muito impacto positivo na lucratividade da empresa, reduzindo consideravelmente o turnover.

Dessa forma, a aplicação correta da avaliação de desempenho não tem benefícios somente para o colaborador,mas também para a empresa, por meio da elaboração do planejamento de carreiras e sucessões, planos de benefícios e treinamentos.

Agestão de desligamentotambém fica mais humanizada e justa. A partir do momento que a empresa identifica uma queda de desempenho de um colaborador, fornece feedback, traça um plano de reversão e o desligamento fica muito mais fácil.

Após toda essa estrutura, se a empresa não percebe melhoras no desempenho, o desligamento acontece naturalmente e, por muitas vezes, não é preciso dizer nada nesse momento tão delicado.

Quando aplicar uma avaliação de desempenho?

Entende-se que não há um período determinado para realizar a avaliação, uma vez que a necessidade surgirá de acordo com a agilidade dos processos e das mudanças que ocorrem na organização.

Dessa forma, o período mais adequado entre as avaliações de desempenho é de 3 meses há 1 ano, no entanto,  vale ressaltar que esse tempo estipulado varia de acordo  com a realidade de cada empresa. Por este motivo, é importante atentar-se a esses detalhes de mudanças internas.

É primordial que as avaliações sejamrealizadas ao longo de 6 meses, buscando realizar em ciclos. Neste sentido, será viável analisar os dados coletados e verificar se foram alcançados os resultados esperados. Após avaliação,  é necessário transmitir uma devolutiva para os colaboradores e elaborar um plano de desenvolvimento individual durante os intervalos entre as avaliações.

Avaliação de desempenho como parte da cultura organizacional

Quando a situação anterior acontece de forma natural, isso significa que a avaliação de desempenho já faz parte da cultura de sua empresa!

Essa estrutura, criada através da avaliação de desempenho, permite que a empresa melhore seus processos, sua gestão e agregue valor à áreade Recursos Humanos (RH).

Assim, a tríade tão indispensável – RH, colaborador e empresa – sempre atuarão na mesma página.

Tanto o RH, quanto a gestão estratégica, devem ter em mente que é papelde ambos fazer com que seus colaboradores estejam alinhados aos objetivos organizacionais e que, para isso acontecer, os empregados devem estar em constante desenvolvimento.

Entretanto, em nenhum momento a avaliação de desempenho deve ser motivo de coação ou constrangimento para nenhum empregado.

É essencial que o RH prepare o time de gestão, treinando-nos para fornecimento de feedback, ficando livres de julgamentos e o mais importante, não gerando ansiedade e angústia nos empregados, já que é um momento de avaliação.A avaliação de desempenho gera transformação, evolução e desenvolvimento.

Já pensou em como seria mais fácil conseguir analisar os dados dos colaboradores da sua empresa? Ou até mesmo do seu ambiente de trabalho? Por isso, preparamos essa planilha exclusiva para te ajudar na hora de elaborar equipes e também conhecer as competências do seu time! Acesse agora mesmo e aproveite!

Clique aqui e faça o download!

Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

Rafaela Munari

Rafaela Munari

Psicóloga, pós graduada em Coaching e Psicologia Organizacional. Atuando na área de RH há mais de 10 anos, já trabalhou em grandes empresas como na logística AmBev. Hoje é consultora e mentora de RH e criadora do curso de extensão universitária RH e DP juntos.

Clube do Excel. Assine agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Clube Do Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.