O que é a Avaliação de Fornecedores?
Qual a importância da Avaliação de Fornecedores?
Planilha de Avaliação de Fornecedores
Entenda sobre o funcionamento da Planilha de Avaliação de Fornecedores
Como realizar uma avaliação de Fornecedores em 4 etapas!
Já conhece as principais funções do Excel? Aprenda agora mesmo!

Você sabe o que é uma Avaliação de Fornecedores? Aprenda como fazer uma no Excel!

Baixe a nossa planilha gratuita e aprenda como utilizar o Excel para realizar uma Avaliação de Fornecedores para gerir melhor o seu negócio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é uma Avaliação de Fornecedores? Aprenda como fazer uma no Excel!

A Avaliação de Fornecedores é um processo realizado por empresas para analisar e avaliar o desempenho de seus fornecedores com o objetivo de garantir a qualidade, eficiência e confiabilidade dos produtos ou serviços adquiridos.

Selecionar fornecedores é reunir um grupo, maior possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados que atendam as necessidades da sua empresa.

O fornecedor deve possuir as condições necessárias para fornecer dentro das quantidades desejadas, com a qualidade desejada, no menor tempo possível e ao menor custo possível.

De certa forma, a avaliação de fornecedores está, e muito, relacionada com o nível de serviço que estes prestam aos seus clientes quando da sua prestação de serviço.

No varejo, e também atacado, é muito importante ressaltar que a oferta de um nível de serviço adequado é a chave para o mercado. O rápido crescimento da tecnologia aliada à velocidade da informação obriga os gestores a atentarem para o relacionamento com seus parceiros comerciais.

Uma barreira no nível de serviço no fornecimento é a falta de visão entre os clientes e fornecedores sobre o relacionamento entre as partes e como se dá o funcionamento deste relacionamento.

Diante dos fatos, é fundamental que as empresas adotem avaliações constantes, ajustando possíveis alterações necessárias e adequando a sua cadeia de suprimentos aos propósitos finais, seja a curto ou longo prazo.

Para te ajudar nisso, nós temos uma planilha GRATUITA de avaliação de fornecedores, que tem por finalidade auxiliar na escolha do melhor fornecedor.

Então, segue neste artigo que você vai aprender como baixar e utilizar a planilha! Nossos tópicos serão:

  • O que é a Avaliação de Fornecedores?
  • Qual a importância da Avaliação de Fornecedores?
  • Planilha de Avaliação de Fornecedores;
  • Entenda sobre o funcionamento da Planilha de Avaliação de Fornecedores;
  • Como realizar uma Avaliação de Fornecedores em 4 etapas!

O que é a Avaliação de Fornecedores?

A avaliação de fornecedores é um processo sistemático utilizado pelas empresas para analisar e verificar o desempenho dos seus fornecedores.

O objetivo dessa avaliação é garantir que os fornecedores atendam aos requisitos de qualidade, prazo, custo e outras exigências estabelecidas pela empresa.

A avaliação de fornecedores envolve a coleta e análise de informações relevantes, como histórico de desempenho, capacidade produtiva, qualidade dos produtos ou serviços fornecidos, conformidade com normas e regulamentações, entre outros aspectos.

Com base nessa análise, a empresa pode tomar decisões informadas sobre a seleção, classificação, desenvolvimento ou descontinuação de fornecedores.

Qual a importância da Avaliação de Fornecedores?

A importância da avaliação de fornecedores reside na garantia de que a empresa está trabalhando com parceiros confiáveis e que possuem um desempenho consistente.

Isso ajuda a minimizar riscos, assegurar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes e manter uma cadeia de suprimentos eficiente.

Planilha de Avaliação de Fornecedores

A Planilha de Avaliação de Fornecedores é uma ferramenta essencial para ajudar sua empresa a escolher os melhores parceiros de negócio.

Com ela, você poderá avaliar de forma objetiva e estruturada o desempenho dos fornecedores em diferentes critérios, como qualidade, prazos de entrega, preço, atendimento e muito mais.

Essa planilha permite que você registre as informações dos fornecedores, defina os critérios de avaliação, atribua notas e faça uma análise comparativa entre eles.

Durante o próximo tópico, vamos falar sobre o funcionamento da Planilha de Avaliação de Fornecedores, então, para que você consiga praticar conosco, você vai precisar de uma planilha.

Para te ajudar, a Voitto criou Planilha de Avaliação de Fornecedores, então baixe agora mesmo e vamos continuar aprendendo!

Banner da Planilha "Avaliação de Fornecedores".

Entenda sobre o funcionamento da Planilha de Avaliação de Fornecedores

O funcionamento da Planilha de Avaliação de Fornecedores é bastante simples e intuitivo, entenda mais com o vídeo abaixo:

Como realizar uma avaliação de Fornecedores em 4 etapas!

Veja a seguir como fazer uma avaliação de fornecedores no Excel para ter um melhor controle e organização de sua empresa.

1. Entenda a Ferramenta

A página inicial da planilha de avaliação de fornecedores permite que você navegue entre as abas, além de mostrar uma comparação entre fornecedores e permitir a inserção dos critérios de avaliação.

Avaliação de Fornecedores - Página Inicial

2. Critérios de Avaliação

Os critérios são uma forma de avaliar o desempenho do fornecedor em diferentes referenciais. Então, esta é a fase que antecede a avaliação e requer pesquisa e planejamento.

Alguns dos critérios da planilha são sugeridos, mas é possível adicionar outros de acordo com a necessidade do usuário e o processo de avaliação de fornecedores utilizado. Para isso, realize um planejamento estratégico para definir os critérios que você precisa saber para mensurar o desempenho operacional que o fornecedor pode ter.

Assim você terá um padrão de comparação entre as empresas, ou outros fornecedores, através de uma visualização mais clara e objetiva.

Os critérios sugeridos que constam na planilha de avaliação de fornecedores são:

  • Qualidade: A qualidade percebida do produto fornecido. Você deve desenvolver junto a sua equipe métodos para definir a qualidade do produto ou serviço;
  • Reputação: A reputação da empresa fornecedora perante o mercado. Faça uma pesquisa sobre os fornecedores, se atente as reclamações e compare na etapa de avaliação;
  • Prazo de Entrega: O cumprimento do prazo de entrega por parte do fornecedor. Procure saber se a empresa que prestará o serviço tem uma boa reputação quanto ao prazo de entrega;
  • Rapidez de Entrega: O prazo de entrega estabelecido pelo fornecedor;
  • Flexibilidade: Caso seja necessário requisitar algum produto com certa urgência, como o fornecedor se porta? É flexível?
  • Preço: O preço pago pelo produto;
  • Facilidade de pagamento: O fornecedor possui condições facilitadas de pagamento?
  • Certificação em normas: O fornecedor possui alguma certificação? Ex.: ISO 9001:2015;
  • Comunicação: É fácil se comunicar com o fornecedor? Preciso insistir diversas vezes para ser bem sucedido no contato?
  • Suporte pós-venda: Depois que o produto é entregue pelo fornecedor este possui hábitos e políticas para auxiliar o comprador caso haja algum problema ou dúvida?

Como já mencionado, os critérios têm que ser compatíveis com o que você espera e precisa da empresa fornecedora. Então, definidos esses critérios vamos entender como funciona a avaliação de fornecedores através da nossa planilha!

3. Avaliação

Primeiramente, para realizar a avaliação de fornecedores, é necessário determinar o grau de importância do critério para o seu negócio.

Na imagem abaixo você pode conferir como é o funcionamento desta parte da planilha de avaliação de fornecedores:

Avaliação de Fornecedores - Critérios de Avaliação


Essa avaliação é dividida em "Muito Importante", "Importante", "Pouco Importante" e "Irrelevante", como você pode conferir na imagem abaixo:

Avaliação de Fornecedores - Critérios de Avaliação


Já a avaliação dos fornecedores é a sua opinião perante a cada critério. Essa avaliação é dividida em "Excelente", "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim" e "Horrível".

A partir dessa avaliação a ferramenta atribui uma pontuação de 0 a 100 para cada fornecedor.

Clicando em "Comparação entre fornecedores" situada na parte superior da tela, como ilustra a figura abaixo é possível visualizar um gráfico com a pontuação final de cada fornecedor.

Caso seja necessário avaliar cada critério individualmente, a ferramenta mostra a pontuação em cada um deles lado a lado, no botão "Gráficos por Critérios".

Então, você deve ter estabelecido previamente quais indicadores podem afetar seu negócio de forma mais relevante, para se atentar a eles na próxima etapa, que é a análise do resultado da avaliação de fornecedores.

A seguir você poderá conferir os resultados através de gráficos, o que irá te proporcionar uma visão muito mais objetiva e nítida do desempenho de cada fornecedor nos critérios adotados, e, também, de uma forma geral.

4. Resultado

Os resultados são apresentados em forma de gráficos na planilha de avaliação de fornecedores. Na aba "Resultado Geral" tem-se a comparação da nota global de todos os fornecedores cadastrados. Os valores aqui usados são exemplos meramente ilustrativos.

Avaliação de Fornecedores - Gráfico de comparação entre fornecedores


Na última aba, "Resultado Específico", é possível visualizar o desempenho dos fornecedores por critério adotado. A título de exemplo, mostraremos o referente ao quesito "Qualidade do Produto":

Avaliação de Fornecedores - Comparação de fornecedores em critério específico


Viu como a nossa planilha de avaliação de fornecedores no Excel pode te ajudar e tornar esse processo muito mais fácil e eficiente? Tenho certeza que sim, pois, planilhas como essa são uma ajuda e tanto na solução de problemas para grandes e pequenas empresas!

Conhecer e saber utilizar o Excel pode te ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio, além da avaliação de fornecedores, na criação de sistemas de gestão para o acompanhamento de projetos, análises financeiras e de outros indicadores para a sua empresa.

Então, você já sabe como utilizar o Excel e desenvolver as suas próprias planilhas de gerenciamento para o seu negócio? Fica tranquilo que nós temos a solução para você!

Já conhece as principais funções do Excel? Aprenda agora mesmo!

Deseja dominar o Excel e potencializar suas habilidades profissionais? Então, não perca a oportunidade de fazer o curso de Fundamentos de Excel da Voitto.

Com ele, você aprenderá desde o básico até as funcionalidades avançadas dessa poderosa ferramenta de análise e organização de dados.

Invista no seu desenvolvimento profissional e melhore suas chances no mercado de trabalho. Garanta agora mesmo este curso de forma gratuita! Basta utilizar o cupom BLOG100.

Banner do curso "Fundamentos de Excel".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.