Você tem curiosidade de saber como as empresas funcionam em seus bastidores? Isso é algo muito comum e que pode ser explicado através de um conceito muito relevante: O Back Office!
Tal, refere-se a estratégia de uma empresa de manter seu funcionamento e estrutura através de áreas que não são visíveis para os clientes, mas que são fundamentais para a experiência positiva dos mesmos.
Diante disso, no Back Office é possível entender como as atividades do marketing, setor operacional, administração de finanças, recursos humanos, entre outras áreas da empresa contribuem para que o produto seja apresentado ao cliente da melhor forma possível.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, invista na leitura desse artigo, pois, te contaremos mais informações sobre os seguintes temas:
● O que é Back Office?
● Qual a importância do Back Office?
● Como funciona o Back Office?
● Quais são as áreas do Back Office?
● Essa é a trilha para o sucesso!
Vamos à leitura?
As traduções de BackOffice podem variar, como “parte de trás do escritório” ou ainda como a "retaguarda administrativa e financeira de uma empresa”, ou seja, diz respeito às áreas internas que promovem o funcionamento da mesma.
Assim, o principal foco da estratégia do setor de BackOffice é o funcionamento dos setores que compõem a empresa e que não são vistos diretamente pelos clientes, tais como: Financeiro, Recursos Humanos, Administração, entre outros.
Ao contrário da estratégia de Front Office, em que os profissionais atuantes fazem parte de setores de linha de frente, que têm um contato direto com o cliente, como o setor de vendas, no BackOffice tem-se profissionais que desempenham as funções por trás dos produtos e serviços.
Logo, agora que você já sabe o que é o BackOffice, não deixe de conferir o tópico seguinte para entender mais sobre a importância dessa estratégia para o desenvolvimento e consolidação de uma empresa.
As atividades que acontecem nos bastidores de uma empresa são essenciais para a manutenção do funcionamento da mesma. Além disso, podemos levantar alguns benefícios muito interessantes, tais como:
● Otimização e fluidez de processos: todas as atividades gerenciais e administrativa internas acontecem no BackcOffice, o que é muito importante para direcionar as ações da empresa;
● Redução de custos: com os processos mais otimizados, os gastos desnecessários e desperdícios são minimizados, o que é muito interessante para o crescimento de uma empresa;
● Melhoria contínua de produtos e serviços: devido a integração com o Front Office, o relacionamento indireto do BackcOffice é responsável por colocar em práticas as melhorias necessárias para agregar valor no que é ofertado, devido o alinhamento de expectativas;
● Melhoria de experiência de usuário: grande parte da satisfação do cliente com uma marca são frutos do trabalho do BackcOffice, o que revela como essa estratégia é fundamental para a mesma.
Diante disso, o principal papel do Back Office é conseguir transmitir os valores, benefícios e fatores agregantes que uma empresa pode proporcionar aos seus clientes através de mecanismos indiretos e eficientes.
Por isso, não deixe de entender como acontece esse funcionamento do Back Office dentro das organizações através do tópico a seguir!
O principal objetivo do uso da estratégia de Back Office é a manutenção do bom funcionamento dos processos internos de uma empresa, a fim de que eles sejam refletidos positivamente nos resultados externos.
Assim, todos os processos de gerenciamento são responsabilidade das equipes de Back Office, o que contribui para gerar dados e relatórios de desempenho que serão essenciais para a tomada de decisão da alta gestão.
Dessa forma, toda a estrutura interna de uma empresa é organizada pelos setores que compõem o Back Office, o que proporciona um fluxo de processos bem estruturado e consequentemente, otimiza o funcionamento.
Além disso, o Back Office é a principal ferramenta responsável pela integração entre as áreas que fazem parte da estrutura interna, o que contribui para o alinhamento de expectativas e desempenho de um trabalho assertivo.
Para finalizar, entenda como funcionam as principais áreas que compõem o Back Office de uma empresa e quais são as suas principais contribuições no tópico seguinte!
Não existe uma receita mágica de quais áreas devem compor o Back Office de uma empresa, afinal, essa determinação deve ser alinhada com os objetivos e adaptações da mesma.
Entretanto, vale ressaltar que existem três áreas que são essenciais para o desenvolvimento de sua empresa e compõem o Back Office de forma eficiente, conheça mais sobre elas:
O setor financeiro é indispensável para toda organização, até mesmo as que não possuem fins lucrativos, pois essa área envolve a alocação de recursos e investimento, além de gerar dados muito importantes para a empresa.
Dessa forma, esse setor é responsável por todas as questões que envolvem pagamentos dentro de uma instituição, seja de colaboradores, de aquisições, investimentos, emissão de notas, entre outros.
O setor comercial dentro do Back Office é relevante para o estabelecimento de um relacionamento positivo com os clientes, sendo a principal ligação entre o produto ou serviço ofertado e o público-alvo que se deseja alcançar.
Por isso, esse setor envolve ferramentas além das vendas, para garantir que todos os processos que envolvam o relacionamento com o cliente estejam alinhados com as expectativas da empresa.
A administração de uma empresa é feita pelos gestores competentes e é o que vai direcionar as ações que visam o alcance de objetivos da mesma.
Por isso, o setor administrativo tem a função de gerir todos os processos internos, analisando o desempenho e contribuindo para a melhoria dos indicadores de resultados dentro de uma empresa.
Além disso, esse setor tem a importante missão de integrar todas as áreas que compõem a estratégia de Back Office, o que é essencial para o crescimento e consolidação de uma empresa de sucesso.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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