O que é e qual é a função do Marketing Verde?
Quais os princípios do Marketing Verde?
Quais os benefícios do Marketing Verde?
Como implementar o Marketing Verde?
Dica para iniciar a implementação!

Conheça os benefícios em implementar o Marketing Verde na sua empresa!

Neste artigo devemos explicar o que é e qual a função do Marketing Verde, quais os princípios e benefícios do Marketing Verde e ainda, como implementá-lo na sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça os benefícios em implementar o Marketing Verde na sua empresa!

A preocupação em relação ao meio ambiente vem se tornando cada vez mais discutida entre várias esferas da sociedade. Dentro do mercado, muito tem se falado sobre o Marketing Verde.

A importância do desenvolvimento sustentável está fazendo até que as empresas solicitem por serviços de consultoria ambiental, para se adequar a esta nova forma de produção.

O marketing verde é fundamental para mostrar que as empresas são ecologicamente conscientes. Ficou interessado em saber mais? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor o tema:

  • O que é e qual é a função do Marketing Verde?
  • Quais os princípios do Marketing Verde?
  • Quais os benefícios do Marketing Verde?
  • Como implementar o Marketing Verde?
  • Dica para iniciar a implementação!

Vamos à leitura?

O que é e qual é a função do Marketing Verde?

O marketing verde é uma estratégia de marketing que busca de alguma forma diferenciar uma empresa ou marca, apresentando os benefícios de seus produtos, forma de fabricação ou da missão e valores da empresa de modo a contribuir com o meio ambiente. Esta estratégia também é conhecida como marketing ambiental,

Em geral, existem muitas razões para este tema ser tão popular nos dias de hoje. Principalmente devido às leis de proteção ambiental, o aumento do consumo, as mudanças climáticas, aumento na quantidade de lixo gerado, deterioração do ambiente, etc.

Desta forma, as empresas vêm se preocupando cada vez mais por meios mais sustentáveis de produção.

O Marketing Verde surge justamente para evidenciar essa preocupação das empresas com o meio ambiente para seus clientes.

O Marketing Verde também mostra a imagem de que a companhia tem consciência ambiental e se preocupa com o desenvolvimento sustentável.

Mas vale ressaltar, que nada adianta a imagem da empresa ser divulgada como uma que se preocupa com o meio ambiente, mas na prática o que ocorre é o inverso disso.

Interessante, não é mesmo? Mas, você sabe quais são os princípios do Marketing Verde? Esse é o assunto do próximo tópico, não deixe de conferir!

Quais os princípios do Marketing Verde?

Para que uma companhia esteja alinhada com o marketing verde, existem alguns princípios que ela deve seguir, sendo eles:

  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo;
  • culturalmente aceito.

Desta maneira, a empresa não deve apenas estar se posicionando a respeito do meio ambiente, e também nas necessidade econômica, social e cultural.

Além disso a companhia deve também estar alinhada com os 3 Rs e os 4 Ss, que significam :

  1. Reduzir;
  2. Reutilizar;
  3. Reciclar

e os 4 Ss:

  1. Segurança
  2. Sustentabilidade;
  3. Satisfação do consumidor;
  4. Social acceptance (aceitação social).

Uma empresa que possui investimentos nessas áreas, irá economizar energia nos processos produtivos e claro, colaborar para o nosso meio ambiente, gerando lucro de qualidade e não apenas quantidade.

As empresas que investem nesta estratégia de marketing devem adotar práticas sustentáveis ​​que levem em consideração o meio ambiente.

Os benefícios dessa estratégia são inúmeros, mas antes de falarmos deles se liga nessa planilha que te ajudará a iniciar o investimento nessa área de maneira mais segura!

Para iniciar uma carreira empreendedora do mercado de trabalho, é essencial ter um controle da quantidade de recursos necessários para o desenvolvimento e estabelecimento de uma organização.

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Quais os benefícios do Marketing Verde?

Sem dúvidas, implementar a estratégia de marketing verde exigirá muito trabalho, além de que será necessário mudar vários processos internos, para que a companhia realmente seja verde, e não apenas divulgada como verde.

Apesar do grande trabalho, essa estratégia irá garantir diversos benefícios para a companhia, tais como:

Mostra a preocupação da empresa com a sociedade

Um dos pontos mais importantes do marketing verde é que ele consegue mostrar para seus clientes, parceiros, fornecedores e outras empresas que sua companhia se preocupa com o futuro da sociedade e com os impactos ambientais que ela gera.

Desta maneira, a empresa evidencia que seus valores vão além do lucro, através da garantia do bem de todos.

Melhora da reputação do negócio

É inevitável que sua empresa tenha uma certa reputação no mercado. Isso significa que sua marca transmite uma imagem aos consumidores associada a determinados elementos e valores, quer você os conheça ou não.

Desta forma, é fundamental cuidar da reputação e imagem da sua empresa para garantir que ela esteja associada a elementos positivos que reflitam seus valores. Uma das maneiras de fazer isso é através do marketing verde.

Isso porque, ao investir nessa estratégia, você passa a associar sua marca à responsabilidade ambiental e social, consciência ecológica, sustentabilidade e outros aspectos relacionados. Como resultado, a imagem e a reputação da empresa no mercado são aprimoradas.

Gerar economia nos custos

Com certeza, investir em redução de custos é sempre uma excelente maneira de aumentar seus lucros de sua empresa, não é mesmo?

Apesar de muitas pessoas e governos acharem isso contraditório, é possível sim potencializar seus lucros sendo eco friendly.

Implementar o marketing verde também irá garantir um melhor aproveitamento da matéria prima utilizada, redução de consumo e desperdícios, utilizando seus recursos naturais com mais eficiência e de maneira sustentável.

Além disso, investir em novas tecnologias de digitalização, big data e inteligência artificial é uma ótima maneira de melhorar o marketing verde, afinal, a indústria 4.0 vem sendo muito importante para os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Fidelização dos clientes

Esta estratégia é uma ótima maneira de fidelizar seus clientes. O comportamento dos consumidores vem mudando ao longo do tempo, principalmente nos últimos anos.

Hoje, além de buscarem por produtos e serviços de qualidade, também procuram por marcas que possuem valores semelhantes aos seus, e caso essa “match” ocorra, sem dúvidas, o cliente será fiel.

E como vimos, o marketing verde mostra para os consumidores, os valores de sua empresa, fazendo com que eles se identifiquem e decidam comprar.

Diferencial competitivo

Em um mercado competitivo onde as empresas precisam cada vez mais mostrar seu diferencial para ter sucesso é imprescindível investir em novas ideias para se destacar

E uma das formas de se fazer isso é investindo nesta estratégia de marketing, mostrando que sua empresa não se preocupa apenas com o lucro das vendas, e sim, com o meio ambiente, fazendo com que o consumidor opte por sua marca frente a concorrência.

Como implementar o Marketing Verde?

Para implementar o Marketing Verde, será necessário fazer diversas mudanças internas nos processos na empresa, sendo algumas delas:

  • Redução de gastos de água e energia elétrica;
  • Reduzir ao máximo a geração de resíduos;
  • Mudar a composição dos produtos para os tornar mais sustentável;
  • Mudanças nos processos logísticos;
  • Reduzir a emissão de gases.

E claro que isso não é uma regra, pois cada empresa encontra-se em um cenário diferente.

Uma dica é utilizar a cultura Kaizen para a gestão ambiental e identificar os principais pontos de melhoria.

Após identificados e solucionados estes pontos de melhoria, é importante deixar o consumidor saber disso. Para que pessoas que antes não conheciam seu produto e se importam com a sustentabilidade passem a comprar de sua empresa.

Tenha uma comunicação clara quanto às mudanças que foram realizadas, para não gerar desconfiança por parte dos consumidores e acabar ficando com uma reputação ruim.


Para implementar esse marketing é necessário ter uma gestão verde implementada em sua empresa, dessa maneira as coisas fluirão! E para isso, o primeiro passo é a implementação de gestão voltada para qualidade, ficou interessado? Veja o próximo tópico!

Dica para iniciar a implementação!

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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