Ao rastrear uma compra você já notou casos que o produto passa próximo a sua casa antes de chegar à distribuidora? Ou imaginou que caminhos alternativos podem ser solução para entregas mais rápidas?
Com certeza esses questionamentos fazem parte da vida de muitas pessoas e para isso há uma solução: o uso do big data na logística.
Com o avanço da tecnologia, nada mais importante que coletar e avaliar dados de todos os processos, principalmente aqueles que estão diretamente ligados à satisfação do cliente. Por isso, a logística deve ser um ponto de atenção.
Com dados em mãos e sistemas que foquem na excelência operacional, o big data na logística pode trazer insumos que geram rapidez de entrega e diminuição de custos, pontos que todas as empresas procuram.
Quer saber mais sobre o uso do big data na logística, os seus benefícios e aplicações? Confira os seguintes tópicos:
● O que é Big Data e de onde extrair seus dados?
● Aplicações do Big Data na logística;
● Big Data na logística: o case da Amazon.
A expressão big data é cada vez mais utilizada no dia a dia das empresas. Afinal, com processos bem mapeados elas conseguem ter vantagens competitivas que permitem tomadas de decisão mais assertivas.
Nesse sentido, o big data permite que um grande volume de dados sejam arquivados em um mesmo lugar. Além disso, ele também é responsável pela integração das informações para que elas sejam utilizadas de forma estratégica, otimizando os processos.
Para constituir um big data, a empresa não precisa de um conjunto estruturado de dados que conversem entre si.
Por isso, é possível unir informações de toda a cadeia de suprimentos, incluindo desde gestão de estoque até o planejamento de rotas.
Depois de entender o que é esse conceito, é o momento de saber mais como a aplicação do big data na logística pode cada vez mais ajudar nas tomadas de decisão da sua empresa.
Para manter um estoque organizado, é muito importante ser capaz de controlar suas entradas e saídas de maneira visual e centralizada.
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O big data na logística vai muito além de um conjunto de grandes volumes de dados e informações.
Em outras palavras, o uso desse mecanismo permite à organização oferecer um serviço cada vez mais eficiente, com menos gargalos e falhas.
Contudo, mais do que entender isso, é importante saber como as aplicações do big data na logística podem trazer melhorias para o seu dia a dia e como fazer o uso do mecanismo na sua organização.
Então, separamos algumas de suas principais aplicações. Confira a seguir!
Com a transformação digital nas empresas e nos modelos de consumo, nunca esteve tão em voga a necessidade de satisfazer as necessidades dos consumidores.
Afinal, em um mundo cada vez mais tecnológico, a experiência do usuário é o que vai determinar a decisão de compra de uma marca ou outra.
Pensando nisso, o big data na logística consegue captar insumos de dados de percepção dos clientes, comportamentos durante as compras e prioridades decisórias na hora de escolher, por exemplo.
Os compilados de todas essas informações podem ajudar a aprimorar o foco no cliente e na fidelização do mesmo.
Você já parou para imaginar um sistema que faça com que todos os setores sejam informados sobre como estão as atividades de outros?
Ou a existência de uma automatização capaz de alertar com precisão a área de compras sobre o nível de estoque do setor de produção?
É justamente a partir do uso de um big data que isso se torna possível. As informações coletadas e disponibilizadas podem ajudar a otimização de processos que envolvem interface de diferentes áreas.
Logística 4.0 é um conceito muito utilizado atualmente e que pode ser colocado em prática através da utilização de sistemas de big data.
Na prático, isso significa que com as informações coletadas podem ajudar nos âmbitos de:
● Forma de movimentação de objetos;
● Maneiras de acondicionar e armazenar produtos e matérias primeiras;
● Melhorias nos processos que envolvam mais de uma máquina ou equipamento;
● Otimização de percursos e rotas no transporte interno e externo.
A otimização de rotas, também chamada de qualidade da "última milha", com o uso big data na logística, torna um dos maiores desafios do setor algo mais fácil de ser resolvido.
Afinal, a última etapa da cadeia de suprimentos pode ser considerada a mais importante: a entrega até o cliente.
O big data permite que a rota seja traçada baseando-se em dados. Entre eles são os mais importantes:
● Quilometragem dos percursos possíveis;
● Qualidade do meio de transporte e das condições, por exemplo de estradas;
● Custo de deslocamento por cada modal;
● Valor do frete a ser cobrado;
● Tempo de espera do cliente até que ele receba a mercadoria em casa.
Uma das empresas referência em tecnologia é a Amazon. Sendo uma das pioneiras e mais consolidadas marcas do mercado digital, a organização tem como seu ponto forte a análise de dados.
Como a Amazon é um e-commerce, ela consegue coletar dados de perfil de consumo em diversos nichos.
Principalmente depois do lançamento do serviço de streaming, de livros digitais e tecnologias de inteligência artificial, a empresa recebe cada vez mais informações e necessita de um big data bem estruturado para melhor utilizá-las.
Cruzar os gostos de cada consumidor faz com que a Amazon consiga traçar perfis mais detalhados, entender melhor as necessidades dos clientes e oferecer produtos cada vez mais específicos.
Porém, para que a experiência seja completa, também é necessário pensar em como eles serão entregues.
Para isso, a Amazon utiliza o big data na logística. Um dos exemplos de maior avanço tecnológico nesse sentido foi o início da utilização de drones para fazer entregas.
Depois de diversos testes, até a autorização do governo dos EUA já foi concedida e o processo se mostrou eficaz.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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