O ser humano está sempre tentando potencializar o funcionamento de processos no geral e com o seu próprio corpo não é diferente. Assim, surgiu a técnica revolucionária chamada de biohacking.
Sua principal intenção é aprimorar o desempenho do corpo humano em todos os sentidos, "hackeando" o organismo para ser capaz de realizar, muitas vezes, coisas sobre-humanas, encontrando a melhor versão de si mesmo.
O biohacking vai desde aquele suplemento tomado para proporcionar energia durante o dia, até a habilidade de visão noturna e dedos magnéticos, alterando a própria biologia do corpo.
Dessa forma, se você deseja entender mais sobre o biohacking e ver como ele já é uma realidade, prossiga na leitura deste artigo nos seguinte tópicos:
O biohacking é a técnica de mesclar biologia com a chamada “ética hacker” a fim de desenvolver o desempenho do corpo humano acima do comum, ou ainda, ao seu máximo potencial.
Sendo assim, com o biohacking os indivíduos hackeiam seus sistemas(mente e corpo) na busca de melhores resultados para curto, médio e longo prazo.
A principal diferença de um biohacker para o restante das pessoas que buscam o autodesenvolvimento está em sua abordagem segundo um ponto de vista biológico.
Por exemplo, enquanto em abordagens tradicionais se faz uso de técnicas como Pomodoro ou Kanban para alcançar maior produtividade, com o biohacking esse objetivo provavelmente será atingido por meio de um alimento, suplemento ou implante.
Normalmente, as pessoas que são adeptas a essa prática acreditam no movimento chamado de transumanismo. Ele é baseado na crença de que o ser humano não chegou no ápice de sua evolução e que é possível superar as limitações do próprio organismo por meio das tecnologias emergentes.
Além do mais, existem duas grandes vertentes dentro do biohacking e vamos explicar melhor sobre elas no próximo tópico!
O biohacking é dividido em duas principais vertentes:
Nessa vertente, o indivíduo melhora o próprio corpo pelo uso de implantes desenvolvidos a partir da leitura de características genéticas e fisiológicas.
Por exemplo, mulheres que colocam implantes de chip capazes de liberar um anticoncepcional periódico, ou ainda quem injeta substâncias no olhos a fim de ter uma visão noturna.
Nessa abordagem, faz-se o uso de elementos externos para a melhoria de performance. É o caso do uso de luz azul para aprimorar a qualidade do sono, jejum intermitente para aumentar sua energia, entre outros.
Finalmente, existe um outro conceito muito famoso chamado de neurohacking. No tópico a seguir, contaremos um pouco mais a respeito de sua diferença para o biohacking. Vamos lá?
No neurohacking, como o próprio nome já demonstra, o foco principal é o desenvolvimento do cérebro em específico.
Já o biohacking não faz distinção de órgãos e, na verdade, preocupa-se com qualquer célula do corpo humano.
Sendo assim, o neurohacking funciona como uma área dentro biohacking, em que seu objetivo é modificar o cérebro de forma que as pessoas se tornem mais focadas, inteligentes, produtivas, com uma mente capaz de alcançar um estado de realização e serenidade.
Agora que apresentamos os principais conceitos relacionados ao biohacking, que tal ver alguns exemplos de pessoas que ficaram famosas por adotar essa prática?
Veja abaixo 4 exemplos de pessoas que se tornaram conhecidas devido ao biohacking:
Neil Harbisson foi a primeira pessoa a ser reconhecida pelo governo como um ciborgue, com uma câmera como extensão de seu corpo.
Por conta de uma condição com que Neil nasceu, chamada de acromatopsia, ele não conseguia distinguir cores e enxergava o mundo apenas em preto e branco.
Isso até que, com a ajuda de médicos, ele implantou em seu cérebro um sistema que promove a ele a capacidade de ouvir um som para cada cor que uma câmera que fica acoplada em sua cabeça reconhece.
Com o passar do tempo após a realização do implante, seu cérebro foi capaz de associar os sons às cores, e até foi capaz de sonhar com elas!
Dave Asprey é o mestre dos biohacks para alcançar a alta performance. Após provar uma bebida do Tibete feita com chá e manteiga de iaque que o deixou completamente energizado, o biohacking se tornou uma obsessão.
Assim, ele desenvolveu o chamado café com manteiga, batizado pelo próprio como Bulletproof Coffee (café a prova de balas), além de ser adepto a outros biohacks como o uso lentes alaranjadas que proporcionam uma boa noite de sono, e ainda ouvir sons binaurais que proporcionam mais foco.
Hoje ele representa um dos biohackers mais famosos que existem e fez sua profissão em cima disso, vendendo livros e palestras e ganhando dinheiro em cima de experimentos que faz em si mesmo.
Amal Graafstra é um praticante do chamado body hack e em 2005 ele implantou um chip em sua mão esquerda que consegue abrir automaticamente a fechadura eletrônica da porta de sua casa.
Hoje, ele já possui implantados diversos chips em seu corpo e afirma que o biohacking é o próximo passo da evolução humana!
Ele também comercializa kits que prometem transformar qualquer pessoa em um ciborgue como ele.
A mais radical de todos eles, Lepht Anonym acredita que não é necessário o auxílio de laboratórios para ser adepta ao biohacking.
Sozinha anestesiada e usando vodka como esterilizante na cozinha de casa, ela já realizou diversos procedimentos, implantando imãs e outros objetos em seu próprio corpo.
Procedimentos nada seguros que já causaram a ela desmaios, internações e repreensões médicas, porém nada que tenha a impedido de continuar com as implantações.
Por fim, apesar dos exemplos extremos aqui citados, o biohackingbiohacking não está tão longe assim da realidade comum do dia a dia das pessoas, já que marca-passos e aparelhos auditivos que permitem ouvir já são exemplos dessa técnica.
Desse modo, ele pode ser utilizado sem que implantes sejam feitos em seu corpo, utilizando técnicas apenas para hackear seu organismo e melhorar sua performance!
Contudo, caso você não se sinta preparado para implementar essa prática em sua vida, que tal atingir uma alta performance com a ajuda da Voitto? Preparamos um material para você logo abaixo!
Você sabe o que precisa fazer para ter uma boa gestão de tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar a sua rotina com o nosso “Teste Princípios da Gestão do Tempo”.
Nele, você pode encontrar perguntas referentes às suas atividades profissionais e pessoais. Além disso, consegue contabilizar a sua pontuação e conferir dicas de como melhorar a sua produtividade e gerenciamento de tempo para alcançar a alta performance!
Aproveite o teste e o acesse gratuitamente clicando na imagem abaixo.
Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!