A biopirataria é o termo utilizado para definir as exporações de recursos naturais de forma ilegal para obter certo lucro. Ela pode ser encontrada na forma de tráfico de animais, extração de ativos primários e na exploração ilegal desses elementos.
No Brasil essa prática teve início há muitos anos atrás. O maior exemplo de biopirataria que nós temos é a famosa exportação de pau-brasil na época do descobrimento.
O pau-brasil era uma espécie de leguminosa utilizada pela população indígena para fazer corantes. Dessa forma, os portugueses (recém chegados no território) se apropriaram desse conhecimento tradicional para a exportar e fazer o uso desses recursos.
Fique com a gente e descubra mais sobre o assunto nos seguintes tópicos:
Vamos lá?
A biopirataria funciona como uma forma de explorar princípios ativos. Com o uso dos recursos naturais para se beneficiar, a biopirataria atua lucrando sob esses elementos sem uma repartição justa do ganho aos demais envolvidos.
Em 1992, em uma conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e seu desenvolvimento foi colocado em pauta a biodiversidade e a utilização sustentáveldos recursos ambientais.
Ainda, decretou também a distribuição dos ganhos de forma equitativa para os envolvidos na utilização dos recursos genéticos e também do acesso a utilização do material genético para o desenvolvimento da biotecnologia.
O cupuaçu é um fruto muito conhecido pelas comunidades tradicionais do Amapá, Pará e Amazonas. Porém, empresas japonesas criaram um chocolate feito com o caroço do fruto e patentearam, proibindo o Brasil de exportar o cupuaçu sem o pagamento de uma taxa determinada pelo país.
Os animais, assim como as plantas e frutos podem ser alvos da biopirataria, e esse foi o caso da rã epipedobates tricolor somente encontrada na Amazônia. Cientistas de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram o seu potencial para a produção de um analgésico poderoso e assim, tomaram parte de 750 rãs para o seu experimento ilegal.
As sementes de seringueira também já foram alvos da biopirataria. A Inglaterra chegou a exportar milhares de sementes realizando o plantio em suas terras e hoje, é uma dasmaiores produtoras de látex devido a isso.
Continue a leitura conosco e saiba o por que essa prática é considerada ilegal!
O Brasil é um país com uma enorme biodiversidade, e não é de hoje que outros países se apropriam dos nossos recursos naturais para se beneficiarem sobre eles.
Segundo a Convenção de Diversidade Biológica (CDB) a prática é considerada ilegal e de má fé, uma vez que se apropria dos direitos de outro territorio indevidamente.
A CDB oficializou por meio da ONU que todos os países que se prestarem à exploração de algum recurso de outro território deverão respeitar, manter o conhecimento e prestígio local do recurso a fim de preservá-lo como instância única.
Todavia, esse tratado ainda não é levado totalmente a sério por todos os países, sendo assim, ainda um problema a ser enfrentado.
Se um país sofre com a prática da biopirataria, é muito provável que tanto o meio ambiente quanto o desenvolvimento econômico fiquem prejudicados. Isso por que, a biopirataria contribui para o:
Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.
Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.
Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!
interessante não é mesmo? Por isso a prática da biopirataria deve ser evitada o tanto quanto possível! O maior obstáculo para combater a biopirataria é a falta de uma lei que seja vigente e específica para controlar esses casos.
O ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um bloco econômico que tem como objetivo permitir uma zona livre de comércio sem tarifas alfandegárias. Dessa forma, essa instância criada permite a pratica da biopirataria sem que a mesma seja percebida.
O ALCA tem sido alvo de muitas críticas desde a percepção de que isso aumentaria o benefício dos países desenvolvidos sob os subdesenvolvidos, mas ainda sim, ainda se encontra em vigência!
Para se tornar um país desenvolvido, é necessário a preservação dos recursos naturais para que o próprio possa investir na exploração (de forma dosada) para que haja crescimento científico e inovaçõesque movimentem a economia geral do país.
Uma forma importante de fazer isso é recorrendo à utilização das práticas ESG dentro das empresas de forma que, de dentro para fora, seja possível conseguir mudar o pensamento comum sobre a biodiversidade e a exploração desnecessária dos recursos naturais de forma expansiva.
Se você tem uma empresa, e deseja adotar essa prática, conheça o nosso curso de WCM: Pilar ambiental e de energia!
Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!
E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.
Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.
Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!
Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!