"A necessidade é a mãe da inovação".
Honestamente, Platão estava certo ao pronunciar essa frase que explica de maneira tão simples o motor da mudança e evolução em todos os setores da humanidade.
Acompanhamos, desde muito tempo, como a evolução tecnológica surge, na maioria dos casos, por conta de necessidades intrínsecas ao meio. Contudo, em alguns outros casos, ela evolui e torna-se necessária por si mesma. É assim que o blockchain está sendo visto: uma tecnologia disruptiva que está criando utilidades em muitas áreas. É possível ver aplicações do blockchain para negócios, setor jurídico, educação e saúde.
Utilidades como mais segurança e confiança, transparência, velocidade, integração de informações e descentralização de dados são indispensáveis em tudo o que o fazemos na internet. Nesse artigo, vamos focar em como essa tecnologia vai mudar o mundo empresarial e empreendedor atual.
Aqui, você vai entender como empresas podem aplicar o blockchain para negócios e ver quais vantagens o blockchain tem a oferecer nessa área. Confira o que mais você vai encontrar nesse artigo:
Achou interessante? Vamos começar!
Blockchain é o livro contábil no qual transações financeiras envolvendo moedas virtuais são registradas.
Esse conceito, chamado blockchain, está relacionado a operações financeiras, contudo essa tecnologia também se expandiu para diversas outras áreas, abrangendo-as integralmente. Para ser objetivo, pode-se entendê-lo como um banco de dados criptografado e descentralizado.
Blockchain, em inglês, significa "cadeia de blocos". As informações que acontecem dentro da rede são validadas pelos usuários e registradas nesses blocos.
Ao criar um bloco, é preciso que a "identidade" dele seja criptografada. A identidade, conhecida como hash, leva em conta a hash do bloco anterior. Por isso, entende-se que os blocos estão ligados formando uma cadeia. Além disso, a conexão criptografada entre blocos garante a segurança dentro da rede blockchain, prevenindo violações de terceiros.
Conhecendo como o blockchain funciona, podemos seguir no artigo para ver como tal tecnologia está impactando os negócios.
Mas antes de você seguir na leitura do texto, confira nosso curso de Fundamentos Essenciais para Blockchain. É uma excelente oportunidade de aprender mais sobre as aplicações e funcionamento dessa rede peer-to-peer. Não deixe de aproveitar!
A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.
Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!
Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.
O termo "Modelo de negócio" está relacionado à maneira como uma empresa se estrutura para gerar valor e receita. Cada empresa pode utilizar um modelo de negócio que mais se adeque ao seu propósito. Diz-se que as empresas que não utilizam a tecnologia blockchain, operam com um "modelo de negócio tradicional".
O modelo de negócio tradicional, de modo geral, baseia-se no fornecimento de bens ou serviços em troca de uma moeda. É claro de se perceber que existem 2 personagens quando falamos de uma operação comercial: o cliente e o fornecedor.
No entanto, existe uma 3ª personagem por trás dessa relação entre cliente e fornecedor: a "instituição financeira" que pode ser um banco físico, digital ou a empresa do cartão de crédito.
Essas instituições realizam e registram as operações financeiras e por isso, possuem um papel muito importante dentro dos modelos tradicionais. Veja a figura abaixo:
A utilização do blockchain promete alterar a relação cliente-fornecedor, tornando-a mais direta e sem necessidade de instituições intermediadoras. Quer saber como funciona um modelo de negócio blockchain? Confira no tópico a seguir.
Primeiro, é preciso que você entenda o conceito de tokens. Um token é um ativo, uma entidade, que possui valor para a empresa. Sabe as fichas de cassino? Elas são como tokens. Possuem valor dentro do estabelecimento e são usadas como moeda de troca.
Segundo, com a descentralização, a autoridade que as instituições financeiras possuíam por terem o monopólio de dados e serviços diminui.
O blockchain atrai usuários por prometer mais segurança, confiança e outros benefícios nas transações financeiras. A entrada de usuários na rede é fundamental para aumentar a confiabilidade e, consequentemente, a lucratividade de uma empresa com modelo de negócio blockchain. Um dos modelos mais comuns é quando a empresa decide criar seus tokens (os mais famosos são as "moedas digitais" como o bitcoin) e os oferece no mercado para investidores. Essa entrada dos tokens no mercado é conhecida como ICO (oferta inicial de moedas).
Os investidores adquirem os tokens, a empresa ganha recurso para desenvolver o negócio, os clientes entram na rede, começam a utilizar o token que em determinado momento se valoriza e começa a gerar lucros para a empresa e aos investidores.
Percebeu que a ideia por trás de como um modelo de negócios blockchain gera lucro se assemelha ao modelo tradicional? Se sim, você pode querer saber "Por que então utilizar essa tecnologia e não deixar as coisas do jeito que estão?". No tópico a seguir, você encontra a resposta.
Vamos direto ao ponto, algumas das principais vantagens de se implantar a tecnologia blockchain como modelo de um negócio são:
Além disso, essa tecnologia dentro de uma empresa não é utilizada apenas com um viés financeiro. Ela pode ser aplicada em logística, no setor jurídico e marketing.
As aplicações da cadeia de blocos em uma empresa vão além do setor financeiro. Ela pode ser aplicada:
Já ouviu falar de persona? Persona é a representação do cliente ideal para um produto ou serviço que uma empresa oferece.
Existem alternativas para validar esse cliente como pedir que ele responda formulários e assim entender alguns padrões de comportamento orientando as estratégias de marketing ao perfil do cliente. Hoje, grandes companhias como o Google e redes sociais como Instagram e Facebook possuem o monopólio de dados sobre os usuários e por isso exibem propagandas e sugestões de conteúdos personalizados.
Ao utilizar blockchain, é possível conhecer detalhadamente as informações dos usuários uma vez que esses dados dentro da rede estão descentralizados. Então, qualquer empresa poderia fazer uma estratégia de marketing personalizado para cada cliente e, provavelmente, gerar mais vendas.
A abertura de um negócio é um processo burocrático por causa de uma série de documentos que precisam ser assinados e autenticados pelas instituições que validam esse tipo de processo.
Dentro da rede blockchain, fala-se dos Smart Contracts (Contratos Inteligentes). Ou seja, contratos são validados dentro da cadeia sem a necessidade de intermediador, o que agiliza a operação.
Para uma empresa, tempo é dinheiro, não é verdade?
A tecnologia blockchain, associada a sensores que utilizam tecnologia IoT (Internet das Coisas), possibilita a completa rastreabilidade de um produto desde o centro de produção até o ponto de entrega.
A IBM utiliza a tecnologia na solução IBM Food Trust para rastrear alimentos como frutas e verduras.
Não só isso, também é possível fazer um controle de estoque otimizado integrando blockchain com inteligência artificial. Uma grande companhia de supermercado que conseguiria gerir a logística de modo eficiente tendo informações sobre estoques e rastreabilidade de produtos.
Esses são apenas três setores onde o blockchain pode ser aplicado dentro de uma empresa. No tópico a seguir, você vai conhecer 3 modelos de negócio onde a cadeia de blocos é utilizada como solução para gerar receita.
A maioria das empresas que utilizam blockchain gera receita oferecendo uma ou mais das seguintes soluções:
Você acabou de ver algumas soluções genéricas que utilizam blockchain. Veja agora, empresas e produtos que estão aplicando blockchain:
A empresa Civic utiliza blockchain como identificação digital dos usuários. Informações da carteira de identidade, certidão de nascimento e outros documentos podem ser cadastrados na rede, para garantir segurança e evitar fraudes como roubo ou falsificação de identidade.
É uma solução bastante interessante, não acha?
A empresa foi mais além e criou uma máquina que vende cerveja por meio do blockchain, evitando que menores de idade consumam bebidas alcoólicas.
Fonte: Civic.
A Civic não é a única empresa que aplica blockchain para registro de identidade. A SecureKey Tech criou a plataforma Verified.me que está sendo utilizada pelo Banco Nacional canadense para registrar a identidade e documentos pessoais de seus clientes.
Caso você queira criar um aplicativo que utilize a tecnologia blockchain, você pode criá-lo com o Azure Blockchain Workbench, a plataforma da Microsoft para auxiliar o desenvolvimento de aplicações com base no blockchain (conhecidas como DApp's).
A empresa fundada por Bill Gates integrou o Power BI com tecnologia blockchain na criação do Envision Watch Tower Report para a empresa Envision Blockchain.
O Tower Report é uma ferramenta que apresenta dados sobre as operações que estão ocorrendo na rede blockchain da Envision, auxiliando na gestão inteligente e na tomada de decisões da empresa dentro da rede.
Perceba que o blockchain afetou até a maneira como dados e relatórios são apresentados! Isso mostra o quanto essa tecnologia está revolucionando o mundo que conhecemos.
E para VOCÊ não ficar por fora dessa revolução, preparamos para você um curso sobre Formação de Especialistas em Power BI. Nesse curso, você se qualificará para:
Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e confira esse curso!
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!