
É um fato que todo produtor de conteúdo já enfrentou, em algum momento, o tal do Bloqueio Criativo. Mas, a pergunta que não quer calar é: como você costuma lidar ou superar esse bloqueio?
Existem uma série de dicas disponíveis na internet sobre como superar o Bloqueio Criativo. Mas a verdade é que só você saberá o que funciona no seu caso.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como vencer o Bloqueio Criativo que costumam funcionar aqui por dentro do Blog da Voitto.
Além disso, nosso artigo também irá abordar:
Vamos lá?
O termo Bloqueio Criativo, em inglês writer 's block, foi criado pelo psiquiatra Edmund Bergler em 1947 que estudava porque alguns escritores não conseguiam mais produzir.
No entanto, atualmente o termo não é usado apenas para retratar bloqueio criativo de escritores, mas sim, para diversas profissões, como compositores, artistas, designers, etc.
Sendo assim, é bem comum que se você trabalha com criação irá passar ou já passou por um Bloqueio Criativo.
Por esse motivo, vamos conhecer agora algumas possíveis causas desse problema!
Existem diversas causas para um Bloqueio Criativo. Algumas bem comuns e simples de resolver e outras mais complexas.
Sendo assim, a primeira causa é o perfeccionismo, uma característica bem comum para produtores de conteúdo, mas que pode ser bastante prejudicial. Uma vez que a sensação de ter que produzir algo perfeito, pode ser paralisante.
Se você sofre com o perfeccionismo, tenha calma. A melhor estratégia para produção não é a espera de uma ideia perfeita, mas sim o refinamento. Ou seja, é necessário começar de algum lugar para depois fazer os ajustes necessários para atingir a tal perfeição.
Outra causa importante e que está diretamente ligada ao perfeccionismo é o medo do sucesso anterior. Essa atitude diz respeito ao indivíduo que já realizou alguma produção de muito sucesso, mas que a cada nova produção sofre com o medo de não chegar no mesmo nível dessa produção anterior.
Dessa forma, essa autocobrança é extremamente prejudicial para o produtor de conteúdo, uma vez que não há necessidade de produzir somente conteúdos bombásticos.
Outra possível causa para o Bloqueio Criativo é a paralisia pelo excesso, que ocorre quando existem muitos conteúdos disponíveis para a produção. Pode parecer controverso, mas é um fato, algumas pessoas não conseguem fazer uma escolha quando possuem diversas opções.
Além disso, existe uma causa fisiológica para o Bloqueio Criativo: o estresse. O estresse é o grande mal do século XXI e, com os produtores de conteúdo, isso não seria diferente.
Dito isso, é possível afirmar que o estresse afeta diretamente a vida do indivíduo que o possui. Ou seja, atrapalha no desempenho do trabalho e, consequentemente, impossibilita a criação de novos projetos.
A última causa, mas não menos importante é a falta de domínio do tema. Uma vez que, para a produção de determinado conteúdo é necessário ter o mínimo de conhecimento.
Logo, uma boa aliada nesses casos é a pesquisa, já que possibilita o aprendizado de novas coisas.
Pensando nas dificuldades que envolvem a produção de conteúdo, preparamos uma surpresa pra você!
Confira o eBook Introdução ao Planejamento de Metase aprenda a traçar metas para o crescimento da sua empresa!
Definir boas metas é um dos pilares de qualquer negócio bem-sucedido. A partir delas você poderá traçar o seu crescimento, para qual direção seguir e avaliar os resultados obtidos anteriormente pela sua empresa.
Por isso, a Voitto se juntou com o Blog Industrial Nomus e o IESPe para desenvolver o ebook “Introdução ao Planejamento de Metas” que irá tirar suas dúvidas e ensinar como montar as melhores metas para sua indústria.
Não perca tempo e baixe o seu agora!
Sendo assim, agora que você já sabe as possíveis causas para o Bloqueio Criativo, que tal aprender a como se livrar dele?
Dito isso, a primeira dica é: diversifique a tarefa. Muitas vezes achamos que estamos errados em não conseguir explorar a nossa criatividade. Todavia, isso não é verdade.
É mais comum do que se imagina que produtores de conteúdo se vejam sem imaginação para criar. Isso porque essa é a principal tarefa do seu dia a dia e, todos sabemos que, depois de entregar um trabalho, uma nova tarefa semelhante se iniciará. O que, sem dúvida, prejudica no processo de criação.
Pensando nisso, uma ótima dica é diversifique! Caso a sua mente esteja cansada de produzir, realize alguma tarefa burocrática que, em algum momento, sua criatividade irá se restabelecer.
Outra dica importante é: faça uma pausa!
Não há nada de errado em parar uns minutinhos para beber uma água, ou fazer um alongamento. Pelo contrário, esses minutinhos de distração podem fazer com que seu trabalho renda mais do que o esperado!
Outra atividade que pode auxiliar no processo de criação é ouvir música. Isso porque a música é estimulante para a maioria das pessoas. E, acredite, isso nada tem a ver com o gênero musical.
Existem pessoas que se estimulam com música clássica e outras que preferem ouvir Heavy Metal. Portanto, escolha uma música que seja relaxante pra você!
Por experiência própria, outra dica valiosa é: escreva livremente. Muitas vezes nos prendemos a perfeição e almejamos escrever um texto de 1000 palavras sem edição, mas saiba que isso é impossível!
Dessa forma, é melhor começar a escrever logo, sem preocupação com a perfeição. Na maioria das vezes a escrita livre flui melhor do que aquela que é estritamente programada.
Em decorrência disso, outra dica importante é: escreva as partes do texto que você já tem em mente anteriormente. Esse processo te ajudará a criar o corpo do texto, o que facilitará o seu trabalho.
Diretamente ligado ao conceito de escrever livremente está a penúltima dica deste artigo: não procrastine, comece logo a escrever!
Como já foi dito anteriormente, não existe um tempo certo ou um modo correto de se escrever. Portanto, comece ou crie estratégias eficazes para te auxiliar nesse processo. Nesses momentos, criar um mapa mental pode ajudar a estimular a criatividade.
Por fim, a última dica é: faça muitas pesquisas. É sempre mais fácil escrever sobre algo que é conhecido. Além disso, essa prática pode ajudar na estimulação do seu cérebro e, consequentemente, na criação de uma nova ideia.
Se você gostou das nossas dicas sobre como se livrar do Bloqueio Criativo, vai adorar saber mais sobre como produzir melhor no Home Office. Por isso, preparamos uma surpresa para você!
O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.
Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.
Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.
Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!
Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!