Nos últimos dias, o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez, localizado no Egito, e fez com que grande parte do mundo ficasse, literalmente, paralisada.
O congestionamento do canal durou cerca de uma semana, mas esse curto período de tempo resultou em consequências globais. Continue lendo esse artigo para entender mais sobre os seguintes pontos:
O navio Ever Given encalhou no Canal de Suez após atravessar uma forte tempestade de areia, que comprometeu a visibilidade do canal e, possivelmente, causou um deslizamento do casco do navio, afundando-o parcialmente.
O Ever Given é um navio cargueiro que foi construído em 2018 e pertence à empresa tailandesa Evergreen Marine. É um dos maiores navios de carga, com 400 metros de comprimento e pesando por volta de 220 mil toneladas.
Além disso, possui capacidade de transportar até 20 mil contêineres, sendo que no dia do ocorrido estava com sua capacidade de carga quase no limite, transportando cerca de 18 mil contêineres.
Ao encalhar na costa, o navio bloqueou completamente o canal, deixando centenas de embarcações na fila esperando para prosseguirem a sua rota.
Para fazer com que o navio voltasse a flutuar, foi necessária a utilização de diversos rebocadores e navios de drenagem, que retiraram uma quantidade de lama e areia equivalente a 12 piscinas olímpicas.
Ainda assim, a embarcação permaneceu parcialmente encalhada, até que o aumento da maré, causado pela lua cheia, favoreceu o flutuamento do navio novamente.
Após a retirada do Ever Given, ele foi encaminhado para um processo de manutenção e inspeção, mas nenhuma anormalidade foi detectada no cargueiro e o mesmo pôde voltar a seguir o seu trajeto normalmente.
Mas você pode se perguntar: qual é a importância do Canal de Suez e por que o seu bloqueio foi tão impactante? Entenda no tópico a seguir!
O Canal de Suez é responsável pelo tráfego de mercadorias que correspondem a 12% do comércio mundial.
Esse canal faz a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, sendo a rota mais rápida entre a Europa e a Ásia, evitando que as embarcações precisem contornar o continente africano, o que adicionaria pelo menos 10 dias à viagem.
Todos os dias, aproximadamente 50 navios passam pelo canal, transportando diversos tipos de cargas. Dentre essas mercadorias, podemos destacar o petróleo e o gás natural, equipamentos e máquinas, além de diversos outros produtos.
Um ponto muito positivo do Canal de Suez é que ele é o maior canal sem eclusas do mundo. Isso faz com que a velocidade e a agilidade do escoamento sejam muito maiores.
Por esses motivos, o canal tem grande importância no cenário do comércio mundial. Quer saber quais são as consequências da interrupção do Canal de Suez? Vou te contar agora!
Agora que você já sabe a importância do Canal de Suez para o comércio global, já pode imaginar que esse bloqueio causou consequências em grandes proporções, não é mesmo?!
Mesmo após a liberação do canal, leva-se um tempo até que o fluxo volte a se normalizar, já que havia um congestionamento de embarcações aguardando a desobstrução da passagem.
Confira a seguir 4 impactos gerados por essa situação.
A primeira consequência direta do bloqueio do Canal de Suez é o prejuízo financeiro. Já dizia o velho ditado: “Tempo é dinheiro”, não é mesmo?!
A Autoridade do Canal de Suez (ACS) afirma que, a cada dia que o navio Ever Given bloqueou o canal, foram perdidos por volta de 14 milhões de dólares.
Outra consequência da interrupção do canal foi a necessidade de desvio de rotas das embarcações em curso de navegação. A rota alternativa, que contorna o continente africano pode adicionar até 26 dias no tempo da viagem.
Além disso, os navios que optam por permanecer esperando na entrada do canal, devem pagar taxas de atraso que custam pelo menos 15 mil dólares por dia.
Muitos dos navios que aguardavam a liberação do canal eram petroleiros. Sendo assim, a situação causou um déficit entre 3 a 5 milhões de barris de petróleo por dia.
Se a disponibilidade do produto cai e a demanda continua alta, você já sabe o resultado disso não é? Certamente um aumento na inflação e nos preços das mercadorias e, por mais que não seja duradouro, acarreta em prejuízos em larga escala.
Outra consequência direta é o atraso nas mercadorias. Desde combustíveis, até roupas, eletrodomésticos, ou qualquer outra encomenda internacional pode passar pelo canal e ter seu prazo de entrega comprometido.
Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das maiores novidades, dicas, e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, para se manter sempre atualizado?
Então não perca tempo e participe agora do nosso canal do telegram, clicando na imagem abaixo!
Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!