Hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam investir em formas de otimização de processos para que consigam entregar produtos com maior velocidade e qualidade. E para isso, o BPM ágil é uma importante ferramenta.
Esta ferramenta permite que, com baixo investimento, sua empresa consiga otimizar os processos e reduzir os custos.
Ficou interessado em aprender mais sobre o BPM ágil? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:
● O que é BPM Ágil?
● Benefícios do BPM Ágil?
● Como aplicar o BPM Ágil em sua empresa?
Vamos à leitura?
O BPM ágil é um conceito que une duas metodologias diferentes. O Business Process Management - BPM é uma metodologia de gestão de processosde um negócio que tem como principal objetivo automatizar os processos por meio do uso da tecnologia.
Por outro lado, os métodos ágeis consistem em princípios e abordagens utilizadas dentro do gerenciamento de projetos, o SCRUM é uma metodologia ágil muito usada dentro da engenharia de software, por exemplo.
Portanto, podemos afirmar que o BPM ágil consiste em utilizar as práticas ágeis dentro do gerenciamento de processos no ciclo BPM, buscando obter resultados de maior qualidade e com maior velocidade.
Dentro do método tradicional de gerenciamento de processos, o fluxo acaba ocorrendo de maneira lenta e com uma proposta a longo prazo. Além disso, os feedbacks demoram para serem respondidos e o processo como um todo acaba sendo “engessado” e burocrático.
O BPM ágil surge como uma proposta para resolver estes problemas, dando oportunidade para coletar novas informações, realizar uma análise crítica dos dados e criar soluções e melhorias com maior agilidade, fazendo com que de fato a melhoria contínua aconteça.
Isso só é permitido pois usar metodologias ágeis transforma o BPM em iterativo e incremental, ou seja, a melhoria ocorre e é revisada a cada determinados curtos períodos de tempo.
As entregas rápidas acontecem de maneira parcial sendo testadas à medida que o projeto avança, podendo coletar os feedbacks necessários durante o desenvolvimento do processo e agindo sempre que for necessário.
Poder ouvir os feedbacks e ajustar o processo de maneira rápida é o grande diferencial do uso dessa metodologia, evitando com que os processos fiquem presos a previsibilidade que foi inicialmente estabelecida.
O BPM ágil pode ser uma ótima ferramenta para garantir o crescimento da sua empresa por meio da melhoria dos processos produtivos.
A correta utilização do BPM ágil permite que sua empresa experimente diversos benefícios. Vamos conferir quais são?
O BPM ágil permite que todo o time fique sabendo o que está acontecendo e como está o andamento dos processos dentro da empresa, fazendo com que as tarefas sejam realizadas de modo eficiente.
Isso só é possível, pois a ferramenta utiliza da tecnologia para auxiliar na visualização e comunicação entre os colaboradores.
O que acaba sendo um ponto extremamente importante, pois a comunicação assertiva garante a qualidade e evita falhas dentro dos processos de produção.
Através do BPM ágil, é possível gerenciar todas as atividades do negócio dentro de um só lugar, garantindo maior controle administrativo para a empresa.
A ferramenta permite maior controle visual, fazendo com que o time saiba quais atividades estão sendo feitas, quais estão programadas e quais estão atrasadas.
O constante gerenciamento e análise das tarefas permite que seja possível identificar e mensurar a produtividade de cada área da empresa.
Caso o líder perceba que certo time está com um baixo índice de produtividade será possível solucionar o problema de modo mais objetivo e assertivo, atacando o problema diretamente na origem.
O BPM ágil permite que as equipes identifiquem quais são os desperdícios que mais estão gerando gastos devido a falhas de produção, fazendo com que a empresa tenha uma economia financeira.
Além disso, é possível identificar quais são os processos que estão sendo mais positivos para a empresa, investindo os recursos de forma inteligente para aumentar ainda mais o faturamento.
Um dos principais objetivos do BPM ágil é automatizar os processos existentes na empresa. Deste modo, é possível aumentar a produtividade e evitar com que falhas humanas aconteçam, sendo possível direcionar a mão de obra para as atividades que de fato agregam valor.
Sem dúvidas, se você deseja processos otimizados em sua empresa, deve considerar o uso do BPM ágil. E é exatamente sobre isso que separamos o próximo tópico. Bora conferir como aplicar o BPM ágil dentro de sua empresa e começar a aproveitar seus benefícios?
Enquanto o BPM Ágil é uma metodologia que surgiu como uma forma de aprimorar os resultados, o BPM convencional gera um modelo que deve ser seguido a longo prazo, fazendo com que as mudanças se tornem grandes desafios para as empresas.
Por isso, quando falamos em BPM Ágil devemos pensar em:
Então por isso, segue a dica:
Quando falamos entre as diferenças do BPM Ágil e Convencional, devemos lembrar sempre que a principal delas é a forma que ambos os modelos reagem a mudanças, tecnologias e informações.
Confira abaixo 5 etapas para a aplicação do BPM ágil em seu negócio.
O primeiro passo para a implementação do BPM ágil é criar um mapeamento dos processos da sua empresa. Existem diversas ferramentas capazes de auxiliar nesta etapa.
Busque trazer diferentes áreas da empresa para participar deste momento, isso irá garantir maior troca de informações e possíveis insights para o time em cima do entendimento dos processos.
Após ter os processos devidamente mapeados, chegou a hora de criar o projeto de otimização para os processos. Para isso, crie uma lista de atividades, determinando responsável e deadline.
Vale ressaltar que essa lista de atividades não precisa ser fixa e imutável. Sempre que for necessário deverá ser adicionado novas atividades, tornando o processo ágil.
Nesta etapa, o time deverá trabalhar em cima das atividades que foram definidas para que as novas melhorias aconteçam.
A gestão de projetos deve participar desta etapa, sendo o suporte necessário para a implementação de novos processos.
A etapa de monitoramento serve para descobrir se o que foi feito realmente funcionou. Assim, é possível determinar a efetividade das mudanças e traçar um novo plano de ação caso seja necessário.
Como última etapa, será necessário se atentar aos requisitos de qualidade e aos indicadores de desempenho presentes no negócio. Desta forma, será possível mensurar e melhorar o desempenho da maneira correta e rápida.
Após isso, o ciclo poderá se repetir em busca de mais melhorias, buscando deixar os processos cada vez mais enxutos e eficientes.
Confira o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, que vão ajudar a sua empresa na melhoría continua dos processos!
Devido à alta concorrência do mercado hoje, sua empresa precisa ser excelente para se destacar no mercado. Neste Ebook, você aprenderá mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade.
Neste Ebook, você terá uma visão geral de como utilizar Fluxograma; Cartas de Controle; Diagrama de Ishikawa; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico de Dispersão; Gráfico de Pareto. Além de opiniões/conceitos de diversos gurus da qualidade.
Baixe agora e aprenda mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!