Peter Drucker disse uma vez que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Isso significa que a cultura da sua empresa sempre determina o sucesso, por mais que você tenha uma ótima estratégia.
Assim, a cultura organizacional vai muito além de happy hours no escritório e mesas de ping-pong. É sobre como seus funcionários agem em situações difíceis, como gerenciam a pressão e como se relacionam com parceiros e clientes.
Continue neste artigo e confira a relação entre branding e cultura organizacional por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
Branding é o processo de criação e gerenciamento de uma marca. Envolve questões estratégicas, muito além da identidade visual e de seus elementos visuais.
Por outro lado, o Branding é a percepção forte e positiva que queremos gerar no mercado sobre uma empresa e seus produtos ou serviços, combinando elementos sensoriais e atitudes.
O Branding é um processo. Não se trata de determinar alguns elementos para a identidade de marca e seguir em frente, mas sim monitorar e fazer ajustes e correções de acordo com a evolução de seus clientes, ambientes e funcionários.
Portanto, alguns exemplos de empresas que possuem o branding fortalecido são o Google, a Coca Cola, a Red Bull e o Nubank.
Não importa a energia que você empregue no desenvolvimento de um plano estratégico de marketing, sua eficácia será prejudicada pelos membros da equipe se não compartilharem a cultura adequada e implementarem as ações necessárias.
Em consequência, se essas pessoas não forem apaixonadas pela visão da sua empresa, elas não terão forças suficientes para lidar com a execução do plano e sua estratégia não terá a menor chance de prosperar.
Dessa forma, a sua empresa terá dificuldade para executar as ações do dia-a-dia, e não saberá como responder às crises do mercado de trabalho.
A cultura da empresa sempre vai existir, quer você trabalhe nela ou não. O mesmo se dá com uma marca. Muitos acreditam que a marca só nasce quando trabalhamos intencionalmente nela, mas vai muito além disso.
Continue no artigo e entenda a relação entre branding e cultura organizacional no tópico a seguir:
Não importa se você fez ou não um trabalho para a construção de marca. A marca existe, pois é um conjunto de percepçõesque as pessoas desenvolvem em suas mentes e corações. É um reflexo de todas as interações que elas tiveram com a marca.
Da mesma maneira, a cultura sempre existe, pois a maior parte dela é criada pelos fundadores da marca, na maioria das vezes sem que se tenha consciência disso.
As ações e reações dos fundadores e de outros trabalhadores falam muito mais alto do que suas palavras no processo de criação da cultura.
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O Teste DISC, baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marstonavalia, avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente. A avaliação recebe o nome de DISC por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Condescendência (C).
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A cultura organizacional é presente no branding em três vertentes: na empresa como um todo, nos colaboradores e nos clientes. Confira a seguir alguns exemplos:
A marca e a cultura de uma empresa se fortalecem em um sistema integrado. Externamente, a marca é apresentada por uma série de ações planejadas ou não, mas que refletem a cultura organizacional.
Essa cultura influencia as decisões de gerenciamento e de todas as atividades de negócios. Tem impacto também em como os funcionários interagem diretamente com os clientes.
Ao trabalhar para que a cultura reflita os valores da marca, os funcionários saberão responder aos objetivos do cliente e desenvolver a consciência sobre as estratégias de Branding.
A satisfação dos colaboradores indica que existe uma cultura forte e positiva, o que é um determinante significativo para o sucesso da marca. São as pessoas que fazem a marca, sendo assim, os funcionários são seu ativo mais valioso.
Dessa forma, os funcionários fazem parte dos pontos de contato que a marca estabelece com clientes e potenciais clientes. Esse papel é fundamental para a percepção da marca.
É a cultura que determina como seus colaboradores irão interagir com clientes e terceiros, impactando diretamente no tipo de imagem que sua marca transmite ao público em geral.
Os departamentos de recursos humanos e de endomarketing devem ser responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias de employer branding, que além de atrair e reter talentos, contribuem para o clima organizacional no ambiente de trabalho.
Quando a cultura empresarial impacta na motivação de uma equipe, essas pessoas oferecem ótimos serviços porque amam e acreditam no negócio, além do crescimento profissional de cada um.
O branding e a cultura organizacional comunicam ao público quem a marca é e se suas motivações são autênticas. Com o advento das redes sociais, as marcas não podem simplesmente dizer o que são e esperar que todos acreditem.
Hoje, os consumidores têm o poder de se manifestar e compartilhar suas experiências positivas e negativas com a marca. E por isso, a cultura tem um papel fundamental na identidade da marca.
Uma marca é um conjunto de pensamentos, associações, emoções e percepções. Ela acontece por meio de experiências.
Sendo assim, os colaboradores se valem da cultura para estabelecer esses relacionamentos e experiências com os clientes, oferecendo-nos propostas de valor.
Produtos, serviços, valores e crenças formam uma marca. Quando todos estão cientes e agindo em acordo com o propósito maior que guia a marca, sua defesa é natural e inegável.
Como conseguimos essa sintonia? O primeiro passo é compreender o propósito que norteia a existência da marca, o seu objetivo mais profundo que vai além de metas em vendas.
Isso envolve compreender e estabelecer com clareza missão, visão e valores da empresa. Dessa forma, todos estarão na mesma página, caminhando para os mesmos objetivos e garantindo o sucesso nos negócios.
Ao contrário do que pode parecer, cultura e marca não são elementos inventados e apenas manipulados para parecerem reais. Eles existem antes da sua definição intencional. Por isso, precisam ser analisados e realinhados.
Já que a cultura tem uma influência poderosa sobre como sua marca é percebida, é preciso então entender e mapear os pontos que precisam de ajustes.
Na verdade, uma marca e sua cultura são duas faces de uma mesma moeda. Você deve acompanhar e moldar a cultura da sua empresa, porque ela é o alicerce das ações em branding. A cultura deve ser motivo de orgulho para todos os envolvidos.
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Cristiane é graduada em Propaganda e Marketing, com especialização em Estratégia e Inovação e formação executiva em Neurobusiness. Mais de 20 anos de experiência em Branding e Marketing, é palestrante, professora, consultora e escritora. Passou por empresas como TOTVS, FECAP e São Paulo C&VB. Hoje, com mais de 17 mil alunos em 74 países, seus cursos foram selecionados pelo Udemy for Business, a solução de aprendizagem B2B da Udemy.
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