O que é uma Cadeia Produtiva?
Entenda a importância da Cadeia Produtiva
Quais são as etapas da Cadeia Produtiva?
Qual é a diferença entre a Cadeia Produtiva e a cadeia de suprimentos?
Como o PCP se relaciona com a Cadeia Produtiva?
Aprofunde seus conhecimentos sobre o PCP!

Entenda o que é a Cadeia Produtiva, qual a sua importância e muito mais!

Descubra, neste artigo, o que é e como a Cadeia Produtiva pode ser estratégica no planejamento e controle da produção (PCP) das organizações.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Entenda o que é a Cadeia Produtiva, qual a sua importância e muito mais!

A cadeia produtiva é um conjunto de atividades interligadas que ocorrem desde a obtenção das matérias-primas até a entrega do produto final ao consumidor.

Essa cadeia envolve todos os processos e agentes que participam da produção, desde os fornecedores de insumos até os canais de distribuição.

Provavelmente você já deve ter visto ou escutado o termo "cadeia produtiva" em algum momento da sua vida, certo?

Você sabia que a cadeia produtiva envolve todas as etapas de produção e distribuição de uma organização?

Neste artigo você vai entender melhor como o gestor pode analisar uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção), que são interligadas como uma corrente, e tomar decisões assertivas por meio da cadeia produtiva e do Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Confira nos tópicos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

  • O que é uma Cadeia Produtiva?
  • Entenda a importância da Cadeia Produtiva;
  • Quais são as etapas da Cadeia Produtiva?
  • Qual é a diferença entre a Cadeia Produtiva e a cadeia de suprimentos?
  • Como o PCP se relaciona com a Cadeia Produtiva?

E aí, vamos nessa?

O que é uma Cadeia Produtiva?

A cadeia produtiva compreende o processo primário da organização. Ela nada mais é do que um conjunto de etapas consecutivas ao longo da produção, as quais os diversos insumos (matéria-prima) são transformados em um (bem ou serviço).

Nesse conjunto, o processo acontece com a entrada de diversos insumos que sofrem algum tipo de transformação, por meio do uso de máquinas e equipamentos, até se incorporarem em produtos intermediários.

Depois, há a formação do produto final, em que acontece a distribuição e comercialização do produto.

As etapas são integradas e realizadas por diversas unidades que interagem ao longo de toda cadeia dos processos produtivos, com o objetivo de produzir os bens e serviços ao mercado.

A cadeia produtiva engloba tanto os bens de consumo - adquiridos pelo consumidor final - quanto os bens de produção (matéria-prima) e bens de capital (equipamentos e bens necessários para a produção de outros bens ou serviços).

Sem dúvidas, a cadeia de produção é definida por aspectos abrangentes, como o setor industrial em que se está inserida e em relação aos aspectos macroeconômicos.

Entenda a importância da Cadeia Produtiva

A importância da cadeia produtiva reside no fato de que ela permite a coordenação eficiente de todos os elos envolvidos no processo, desde fornecedores de matérias-primas até os canais de distribuição.

Ao compreender e gerenciar a cadeia produtiva de forma eficaz, as empresas podem obter uma série de benefícios, tais como:

  • Eficiência operacional;
  • Melhoria no atendimento ao cliente;
  • Maior controle e transparência;
  • Redução de riscos;
  • Otimização de recursos;
  • Competitividade no mercado.

Como podemos perceber, uma cadeia produtiva bem estruturada é um fator-chave para o sucesso empresarial e para se manter competitivo no mercado atual.

Quais são as etapas da Cadeia Produtiva?

A cadeia produtiva, de modo geral, funciona como se fosse uma corrente desde a extração e manuseio da matéria-prima até a transformação da matéria-prima em produto, e posteriormente, sua distribuição.

A seguir, você vai entender o que cada etapa representa no processo.

1. Extração de matéria-prima

Essa etapa é realizada por indústrias extrativas, que fornecem os insumos minerais e orgânicos necessários para a próxima etapa da cadeia produtiva acontecer.

Por isso, o processo geralmente é feito por máquinas de grande porte para ter uma extração de matéria-prima em grande escala. Geralmente vemos esse processo na agricultura, mineração, pecuária e extração vegetal, por exemplo.

2. Transformação da matéria-prima em produto

Com os insumos extraídos da etapa anterior, eles sofrem uma série de modificações para se transformarem em produtos industrializados.

Essas modificações geralmente são feitas em indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, onde ocorre o refinamento da matéria-prima.

Depois do refinamento, a matéria-prima segue para as indústrias leves onde vai se transformar em bens de consumo e, ainda, para as indústrias intermediárias que vão fornecer os equipamentos e o maquinário presentes ao longo da cadeia de produção.

Nas indústrias intermediárias, assim chamadas, cada vez mais temos observado uma automatização dos processos produtivos, em que muitas vezes a presença humana já não é mais requisitada, o que caracteriza a Indústria 4.0.

3. Distribuição do produto

Depois do produto estar pronto, a mercadoria precisa ser disponibilizada para os consumidores finais, e assim contemplar toda a cadeia de produção.

Para isso, é necessário investir em logística para o produto não ser danificado e chegar ao consumidor final com a mesma qualidade que saiu da indústria.

Além disso, é fundamental conhecer o Lean Manufacturing para garantir que o produto agregue valor através da produção puxada. Por meio dessa filosofia, a produção será otimizada, eliminando os desperdícios existentes no processo.

Agora que você já conhece as etapas da cadeia de produção, vamos entender qual é a diferença entre a cadeia de produção e a cadeia de suprimentos.

Qual é a diferença entre a Cadeia Produtiva e a cadeia de suprimentos?

Nós sabemos que a cadeia de suprimentos é caracterizada por envolver diversas empresas para realizar as atividades do fluxo produtivo (produção, armazenamento e transporte de produtos ou serviços) para um determinado segmento ou empresa específica.

Então, onde que a cadeia produtiva se encaixa?

A cadeia produtiva atua abrangendo organizações de diversos setores, focando principalmente na produção e transformação do produto. Portanto, várias empresas estão envolvidas em cada etapa do processo.

A principal diferença é que na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa exerce a coordenação das atividades e setores, desde o fornecimento de matéria-prima até o cliente final.

Já na cadeia produtiva, ocorre o envolvimento de empresas de diferentes segmentos com estratégias e características diversas.

Portanto, podemos constatar que a cadeia de produção engloba toda a cadeia de suprimentos. Fizemos uma tabela pra você poder visualizar melhor ainda as diferenças entre as duas cadeias:

Diferença entre cadeia produtiva e cadeia de suprimentos.

Como o PCP se relaciona com a Cadeia Produtiva?

Até agora você já viu que por meio da cadeia produtiva os gestores conseguem analisar e planejar todas as etapas de produção de uma empresa.

E para poderem gerenciar toda a cadeia, é necessário ter planejamento e controle da produção, mais conhecido por PCP.

Através do PCP, a empresa possui um suporte para a tomada de decisão. Devido à sistematização do processo produtivo, há a redução de custos e otimização da sua cadeia produtiva.

Portanto, o PCP traz uma série de benefícios para a cadeia de produção, como:

  • Agilidade;
  • Segurança;
  • Disciplina;
  • Organização;
  • Melhora dos resultados finais da empresa.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o PCP!

Impulsione a eficiência da sua produção com o nosso eBook gratuito sobre Planejamento e Controle da Produção!

Descubra estratégias e técnicas essenciais para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Neste eBook, você encontrará dicas valiosas e insights práticos para melhorar a gestão da sua produção.

Não perca tempo, aproveite essa oportunidade e baixe agora mesmo o nosso eBook de Planejamento e Controle da Produção.

Banner do ebook "Planejamento e Controle da Produção".

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Planejamento E Controle Da Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.