O que é Capital de Risco?
Qual a importância do Capital de Risco?
Tipos de investimento em Capital de Risco
Etapas e Processos do Capital de Risco
Capital de Risco no Brasil
Aprimore suas habilidades em gestão financeira!

Entenda o que é Capital de Risco e qual a importância desse investimento!

Veja tudo o que você precisa saber sobre o Capital de Risco, qual a importância desse investimento e quais são seus tipos, etapas e processos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Capital de Risco e qual a importância desse investimento!

Capital de Risco, também conhecido como Venture Capital, é uma forma de financiamento fornecida por investidores a empresas em estágio inicial ou em crescimento.

O capital de risco tem se tornado uma importante estratégia para negócios em formação, sendo uma grande oportunidade de crescimento para pequenas e médias empresas.

Além disso, representa um grande potencial para o desenvolvimento do país, já que possibilita o incremento de inovações, o incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda e empregos.

Então, quer saber como o capital de risco funciona e como ele pode alcançar todos esses resultados? Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas!

Nossos tópicos serão:

  • O que é Capital de Risco?
  • Qual a importância do Capital de Risco?
  • Tipos de investimento em Capital de Risco;
  • Etapas e Processos do Capital de Risco; 
  • Capital de Risco no Brasil.

O que é Capital de Risco?

Capital de Risco ou Venture Capital é um investimento aplicado em pequenas e médias empresas com grande potencial de crescimento e alto risco, geralmente, através de uma Sociedade de Capital de Risco (SCR).

O objetivo é a obtenção dos resultados provenientes da expansão do negócio no longo prazo pelos aplicadores e a consequente alavancagem do empreendimento.

Desse modo, os venture capitalists ou fundos de investimento realizam a aquisição da participação acionária da empresa com o intuito de vendê-la no futuro a altas taxas de lucro.

Como na maioria dos casos, o potencial de crescimento da empresa que recebe o investimento é elevado, os riscos apresentam-se igualmente expressivos.

Além de fornecer o investimento necessário para a empresa começar o processo de expansão, os investidores de risco tendem a fornecer ajuda em outras áreas de atuação, a partir de experiências prévias e conhecimento de fatores estratégicos de gestão.

Por outro lado, há também o potencial da rede de relacionamento que o investidor possui e utiliza em favor da conquista de novos mercados.

Qual a importância do Capital de Risco?

O capital de risco, também conhecido como venture capital, desempenha um papel crucial no ecossistema empresarial.

Sua importância reside na capacidade de fornecer financiamento a empresas emergentes e inovadoras, que possuem alto potencial de crescimento, mas que muitas vezes não conseguem obter recursos por meio de fontes tradicionais, como empréstimos bancários.

Tipos de investimento em Capital de Risco

Há basicamente três modalidades de investimentos de risco que dependem, principalmente, do estágio de desenvolvimento em que a empresa se encontra. São eles:

1- Seed Capital

O termo "seed" pode ser traduzido, em português, como "semente", o que ilustra o fato desse tipo de investimento de risco ocorrer nos estágios iniciais da formação do negócio.

Destina-se, geralmente, a empresas que ainda não começaram o processo operacional e estão, ainda, "tirando a ideia do papel".

Ou seja, apesar de possuírem um alto potencial de mercado, ainda estão na fase de pesquisa e desenvolvimento, não apresentando um bom faturamento.

Nesse caso, o valor do investimento na empresa ainda é baixo e pode ser proveniente do próprio empreendedor.

2- Venture Capital

Nesse caso, a empresa já passou da fase de iniciação e se encontra no estágio de desenvolvimento.

Assim, já se observa um faturamento considerável e um grande potencial de crescimento. Devido a esse fato, os riscos em questão são elevados, exigindo altas taxas de retorno.

Esse tipo de investimento pode ser destinado tanto a startups, em estado de estruturação e início do funcionamento, como a empresas em fase de expansão, que já comercializam os seus produtos e necessitam apenas de capital para expandir as atividades.

Como o risco já se apresenta superior nesse estágio, os investidores costumam demandar uma participação mais ativa na empresa, através do poder de veto ou da nomeação de administradores.

3- Private Equity

Nesse caso, os investidores de risco fornecem recursos para empresas que já atingiram um certo nível competitivo, encontrando-se em fase de consolidação no mercado.

O investimento tem como objetivo, principalmente, a preparação do negócio para a abertura de capital, processo de fusão ou aquisição por grandes empresas.

Sendo assim, o risco envolvido é menor, mas as taxas de retorno são ainda maiores que as de um Venture Capital.

Etapas e Processos do Capital de Risco

O Capital de Risco envolve várias etapas e processos, que podem variar de acordo com os investidores e as empresas envolvidas. No entanto, geralmente segue um conjunto de etapas comuns. Aqui estão algumas das etapas e processos típicos do capital de risco:

Seleção do projeto

Para que o projeto seja selecionado, ele deve ser o mais atrativo possível e apresentar a promessa de cumprir com o verdadeiro interesse dos investidores: promover lucros.

Além disso, serão analisados o mercado, o potencial de crescimento e a data de término do projeto como critérios determinantes na seleção.

Preparação do investimento

Etapa de planejamento da aplicação dos recursos no empreendimento, a partir da avaliação do modelo de negócio.

Processo de negociação

Momento em que o investidor e a empresa devem chegar a um acordo sobre os termos do investimento, de forma a definir participação e cláusulas do projeto.

Auditoria

Realização da verificação dos registros financeiros da empresa que receberá o investimento e posterior análise de possíveis correções.

Investimento

Aquisição da participação acionária.

Desinvestimento

Momento em que há a revenda de ativos e a obtenção dos lucros efetivos.


Para os investidores, é fundamental que a empresa tenha um plano de negócio estruturado e seja capaz de transmitir de forma clara quais são suas metas e objetivos futuros.

Então, se você está a procura de um investimento desse tipo, aprenda agora como fazer um plano de negócio!

Além disso, é recomendado que antes de realizar o acordo, o investidor faça uma análise de stakeholders para a avaliação dos riscos do negócio, assim como do andamento da saúde financeira da empresa.

Para aumentar as chances de conseguir o capital empreendedor, a organização deve se atentar para o controle financeiro que possui e realizar um bom gerenciamento de riscos.

E, de forma geral, a empresa deve apresentar uma inovação ou tecnologia promissora e reais possibilidades de expansão para se tornar atrativa a um investimento.

Capital de Risco no Brasil

A indústria de capital de risco surgiu no Brasil na década de 80, apresentando resultados pouco significativos nos anos iniciais.

Nesse momento, os investimentos de risco eram realizados principalmente na forma de Venture Capital e o país vivia uma fase de extrema instabilidade.

Já na década de 90, o setor começou a contar com investimentos de maior porte, denominados de Private Capital, e a crescer significativamente.

Nesse contexto, houve a reestruturação do mercado de capitais local, fazendo com que diversas gestoras estrangeiras adentrassem o país e favorecessem o desenvolvimento da indústria de capital de risco.

Nos anos seguintes, o setor completou a fase de maturação e cresceu, não apenas em número, mas também em proporção ao Produto Interno Bruto (PIB), sendo de grande importância para a economia nacional.


Aprendeu tudo sobre Capital de Giro? Quer ampliar os seus conhecimentos sobre Gestão Financeira? A Voitto pode te ajudar!

Aprimore suas habilidades em gestão financeira!

Aprimore suas habilidades em gestão financeira com o curso online "Fundamentos de Gestão Financeira" da Voitto.

Aprenda a tomar decisões estratégicas, controlar o fluxo de caixa e otimizar a saúde financeira da sua empresa.

Impulsione seu conhecimento financeiro para alcançar o sucesso nos negócios de forma gratuita, utilizando o cupom BLOG100!

Clique no banner abaixo e comece hoje mesmo!

Banner do curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira.

Aproveite a chance e aprofunde seus conhecimentos no assunto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro De Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.