CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o capital humano?
Qual a relevância do capital humano?
Quais as diferenças entre capital humano e intelectual?
Como valorizar o capital humano?
Invista em resultados para a sua empresa!

Saiba a importância de valorizar o capital humano em sua empresa!

Aprenda neste artigo o que é e quais são os principais benefícios de valorizar o capital humano dentro de sua companhia.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba a importância de valorizar o capital humano em sua empresa!

Manter os colaboradores engajados e motivados a trabalharem vem se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, devido a alta competitividade entre as empresas em busca de talentos.

Uma das formas de tornar esse processo mais fácil é valorizando o capital humano das pessoas.

Investir e valorizar o capital humano dos colaboradores irá garantir uma maior produtividade no dia a dia e como consequência, um grande crescimento econômico a longo prazo de sua companhia.

Ficou curioso em saber mais sobre o capital humano? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é o capital humano?
  • Qual a relevância do capital humano?
  • Quais as diferenças entre capital humano e intelectual?
  • Como valorizar o capital humano?
  • Invista em resultados para a sua empresa! 

Vamos à leitura?

O que é o capital humano?

O capital humano é um conceito que as empresas devem entender como sendo a coisa mais importante que elas possuem. Este termo consiste no valor agregado dos profissionais devido aos seus conhecimentos técnicos, know-how, habilidades e suas competências comportamentais.

Desta forma, podemos dizer que o capital humano consiste em um conjunto de competências, comportamentos, conhecimentos e habilidades que o colaborador deve ter para desempenhar sua função no trabalho.

Investir neste conjunto que consiste o capital humano é essencial para que sua empresa ganhe destaque e que a força de trabalho dos colaboradores de fato agreguem valor econômico dentro do negócio.

A boa gestão deste recurso impacta diretamente no crescimento da empresa.

Como as pessoas são as principais responsáveis ​​por manter os processos funcionando devidamente, entender as suas reais necessidades, como desenvolver o potencial de cada indivíduo e promover um melhor clima organizacional é de inteira responsabilidade da gestão.

Valorizar o capital humano deve estar enraizado na cultura organizacional de qualquer empresa.

Antes de continuar, confira essa super dica!

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Você deve estar imaginando que este conceito é super importante e relevante para as organizações, não é mesmo? Vamos então, conferir mais detalhadamente sobre a relevância do capital humano.

Qual a relevância do capital humano?

O capital humano é um dos principais fatores que conferem as diferenças e eleva a competitividade na companhia.

Para se ter a ideia da relevância do conceito de capital humano, pense na evolução necessária que um profissional deve ter para ocupar cargos de posições estratégicas em uma empresa, não é uma tarefa nada fácil e que exige muita dedicação de ambas as partes.

Olhe pra você, e veja quanto você evoluiu com o passar dos anos de sua trajetória profissional, perceba quanto seu conhecimento teórico e prático evoluiu, bem como o amadurecimento das questões comportamentais.

É capaz de você não ter percebido toda essa evolução, mas sem dúvidas ela pode impactar de alguma maneira a empresa e seu time. Se você perguntar ao seu gestor, com certeza ela irá levantar diversos pontos de melhoria conquistados.

Agora imagine a situação onde um colaborador super importante de uma empresa foi substituído, aqui podemos ver com clareza a relevância e importância do capital humano.

Quando este profissional sai da empresa, ele leva toda a sua bagagem de estudos na faculdade, o know-how e o aprendizado que ele conquistou em anos de companhia, o que o permitiu otimizar os processos em busca da melhoria contínua.

Mesmo que a gestão de pessoas busque por uma outra pessoa capacitada, haverá inúmeras perdas de aprendizado durante este processo, sendo que o novo funcionário irá ter um bom tempo de adaptação até conseguir encontrar sua própria maneira de melhorar os processos e resolver os problemas.

Isso pode ser aplicado em qualquer área de conhecimento e em qualquer cargo.

Algo que frequentemente as pessoas costumam confundir é a respeito das diferenças entre o capital humano e o capital intelectual. Para que não ocorra mais confusão sobre este tema, vamos conferir o tópico a seguir!

Quais as diferenças entre capital humano e intelectual?

A principal diferença que podemos destacar entre o capital humano e o capital intelectual é que o segundo é mais abrangente, porque ele busca abordar questões que vão além do desempenho dos funcionários.

De maneira geral faz parte do capital intelectual: o capital externo, interno e humano.

Sendo assim, o capital intelectual aborda informações de bancos de dados internos, sobre a concorrência, parceiros de negócios, clientes, registro de patentes, etc.

Mas isso não quer dizer que o capital humano não é importante, talvez ele seja um dos pilares mais importantes do capital intelectual e deve ser valorizado dentro da empresa. E é por isso que vamos ver a seguir como valorizar o capital humano.

Como valorizar o capital humano?

Companhias que têm uma cultura de valorização do capital humano tendem a ter diversos pontos positivos em sua cultura organizacional e também na produtividade dos colaboradores.

Para provar estes pontos, separamos alguns dos principais benefícios em se ter um gestor de recursos humanos que valoriza o capital humano:

  • menos erros devido ao aprimoramento contínuo dos colaboradores;
  • Há um aumento da produtividade devido ao desejo da empresa em desenvolver os funcionários;
  • Os colaboradores se sentem mais valorizados e por consequência, mais motivados e mais engajados;
  • O profissional consegue montar um plano de carreira com base na valorização que irá receber da empresa com o passar dos anos.

Além disso, podemos mencionar alguns outros fatores que são beneficiados devido a valorização do capital humano. Tais que são eles: 

Maior retenção de talentos

Colaboradores engajados e motivados sem dúvidas representam em uma maior retenção de talentos, fazem que de fato eles queiram continuar na empresa. Ainda mais quando a empresa investe em seu capital humano.

Melhoria contínua

Com a gestão feita da maneira correta, a melhoria contínua começará a ocorrer de maneira exponencial e com isso, sua empresa passará aos poucos a ser a referência no mercado.

Melhora na cultura e no clima organizacional

Com os profissionais valorizados da maneira correta, irá ocorrer uma gradativa melhora na cultura e no clima organizacional da companhia.

Trabalhar e valorizar o capital humano estimula diretamente a colaboração, o respeito e também a satisfação coletiva.

Depois da leitura deste conteúdo, ficou muito mais claro o que é o capital humano, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e sanado todas as eventuais dúvidas sobre esse assunto!

Além disso, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar informado dos principais conceitos que mais vão agregar para o seu desenvolvimento profissional!

E não acabou por aqui!

No próximo tópico, confira essa super dica que separamos pensando exclusivamente no seu desenvolvimento e potencialização do alcance de resultados positivos, confira!

Invista em resultados para a sua empresa! 

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.