O que é uma carta de apresentação?
Por que fazer uma carta de apresentação?
Como fazer uma carta de apresentação?
Como ter sucesso em processos seletivos?

Saiba o que é e como fazer uma carta de apresentação para se destacar no mercado!

Aprenda neste artigo o que é uma carta de apresentação e como este documento poderá ajudar você a se destacar nos processos seletivos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é e como fazer uma carta de apresentação para se destacar no mercado!

A carta de apresentação é um documento que pode ajudar você a se sobressair perante outros candidatos de um processo seletivo!

Com a concorrência cada vez maior nos processos seletivos, as cartas de apresentação podem te ajudar a sair na frente de outros candidatos.

Deseja aprender mais sobre a carta de apresentação? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é uma carta de apresentação?
  • Por que fazer uma carta de apresentação?
  • Como fazer uma carta de apresentação?
  • Como ter sucesso em processos seletivos? 

Vamos à leitura?

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é um documento no qual tem o objetivo principal de apresentar de uma maneira detalhada o perfil de um candidato que está disputando por uma vaga de emprego em um processo seletivo.

Dessa maneira, é possível avaliar de forma mais completa se o candidato corresponde a vaga do perfil pelo qual está concorrendo.

Uma boa estratégia para a eficácia da carta é criar uma boa impressão, apresentando as suas características em relação aos outros candidatos.

Este documento pode possuir diferentes objetivos específicos, ela pode ser tanto uma carta de apresentação normal para o mercado de trabalho, quanto uma carta de apresentação voltada para um estágio ou para um primeiro emprego.

Um ponto que é comum se confundir é que a carta de apresentação não consiste na carta de referência de seu último trabalho.

Essa carta de referência consiste em um documento redigido pelo empregador e não pela pessoa que está a procura de um emprego. O seu objetivo é mostrar que o candidato da vaga possui todas as qualificações e condições necessárias para assumir a vaga.

Viu como este documento é importante? Agora vamos ver de maneira mais detalhada para que ele serve! Vamos lá?

Por que fazer uma carta de apresentação?

A carta de apresentação dá a oportunidade de o candidato se apresentar e contar sua história antes mesmo da entrevista. Fazendo com que o recrutador fique curioso e queira saber mais.

Nesse documento, é possível você mostrar suas qualificações para o cargo desejado e explicar por que a companhia deveria contratar você para essa vaga.

Vale também explicar sobre a situação atual, como por exemplo, os motivos pelos quais você está deixando seu último emprego e está tentando um novo (querer se mudar para mais perto da família pode ser um deles).

De qualquer forma, a carta de apresentação deve criar uma relação mais humana entre candidato e recrutador.

Um outro ponto importante sobre este documento é que ele consegue transmitir o perfil para o RH, que na maioria dos casos não é possível no currículo.

Na carta de apresentação você poderá mostrar as conquistas de maior importância para a sua carreira profissional e os motivos.

Ao fazer isso, o recrutador irá entender quais pontos você acha mais importante no trabalho e se esses pontos vão estar alinhados com a cultura da empresa contratante.

Caso sim, muito provavelmente o candidato irá passar para as próximas etapas do processo seletivo.

Além disso, caso você conheça alguém que trabalhe ou tenha trabalhado dentro da empresa, não esqueça de falar sobre isso na carta, pois poderá gerar maior confiança para o gestor de recursos humanos.

Bom, aposto que agora você está querendo saber como montar a sua carta de apresentação e garantir aquela tão sonhada vaga, não é mesmo? O próximo tópico deste artigo irá lhe ajudar com isso! Bora conferir?

Inglês para Processos Seletivos

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!

Como fazer uma carta de apresentação?

Agora que você já sabe o que é a carta de apresentação e porque fazer uma, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender a montar a sua. Vale ressaltar que ela não pode ser um documento fixo para todas as vagas de emprego.

Também é importante que para cada companhia você crie uma carta de apresentação de maneira personalizada, assim, aumentará as chances de ser contratado e de se desenvolver profissionalmente.

Vamos conferir algumas dicas?

Crie um texto personalizado

Aproveite este documento para convidar o recrutador a conferir o seu currículo, para isso não utilize modelos de cartas prontos sem criatividade que você encontra na internet.

Se esforce para criar uma carta de apresentação personalizada e bem escrita. Uma dica é descobrir o nome da pessoa do RH ou gestor que irá avaliar seu currículo e tentar de alguma maneira chamar a sua atenção.

Utilize o corpo do e-mail

Caso a vaga na qual você está se candidatando peça para você enviar seu currículo por e-mail, aproveite este espaço para fazer sua carta de apresentação.

Desta forma, o documento será mais eficiente e você irá conseguir chamar a atenção do recrutador de uma maneira mais fácil.

Estude a vaga e mostre que você possui os requisitos

Caso a empresa tenha anunciado a vaga junto com a descrição e os requisitos necessários, demonstre que você possui esses requisitos de uma maneira natural. Vamos supor que determinada vaga exige inglês avançado e excel avançado. Você pode demonstrar da seguinte forma:


“Prezado, estou me candidatando à vaga de analista, gostaria de uma nova oportunidade para minha carreira profissional, atualmente minha rotina consiste em utilizar o Excel com fórmulas, macros e VBA e reuniões em inglês com os fornecedores."

Mostre como você poderá contribuir 

Coloque na carta de apresentação de maneira clara e simples seus pontos fortes e a forma que você poderá contribuir com a empresa, afinal, este é um dos principais objetivos.

Mostre que foi atrás de informações sobre a empresa

As empresas gostam quando os candidatos pesquisam sobre suas atividades, seus produtos e serviços, conquistas etc. Procure de alguma forma passar isso dentro da carta de apresentação.

Essas informações você pode  conseguir nas redes sociais da companhia, no website ou conversando com algum funcionário.


“Me identifico muito bem com a empresa X pois desde 1980 ela é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias que proporcionam maior sustentabilidade para o planeta”.


Caso você saiba para qual pessoa está enviando seu currículo, demonstre também seu interesse por ela, mostre que procurou por informações dela, sua formação, conteúdos que costuma compartilhar no Linkedin, etc.

Vale dizer que uma vez você viu um post dela e se identificou, e por isso resolveu enviar o currículo para a empresa.

Pronto, agora você tem uma carta de apresentação pronta! Mas lembre-se, não utilize esta mesma carta para várias vagas diferentes, ok?

Como ter sucesso em processos seletivos? 

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.