Dica de ouro!
O que é a certificação Scrum?
Por que é importante ter uma certificação Scrum?
Tipos de certificação Scrum
Não deixe para amanhã a preparação que pode começar hoje!

Entenda agora o que é uma certificação Scrum e como ela funciona!

Compreenda o que é uma certificação Scrum e porque ela é essencial para quem visa trabalhar com uma gestão de projetos ágil, eficiente e eficaz!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda agora o que é uma certificação Scrum e como ela funciona!

Já sabe o que é gestão ágil de projetos e Scrum? Ainda não? Então dá uma paradinha aqui nesse artigo e clique nos links anteriores. Aprendeu? Então vamos continuar. Para testar seus conhecimentos e provar que você sabe o que é necessário sobre Scrum a ponto de aplicar projetos do tipo, você precisa de um certificado.

E é exatamente sobre isto que vou falar nesse post: a certificação Scrum.

Dica de ouro!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

O que é a certificação Scrum?

A certificação Scrum é um atestado de conhecimento da metodologia Scrum emitido por uma instituição reconhecida internacionalmente e dado a quem é aprovado em um teste específico.

Por que é importante ter uma certificação Scrum?

Quando os criadores do Scrum Jeff Sutherland e Ken Schwaber deram início a essa metodologia para gestão ágil, elaboraram uma série de princípios, conceitos e práticas para assegurar a efetividade do Scrum.

Para facilitar a vida de quem deseja empregar essa metodologia, eles disponibilizaram gratuitamente um guia completo do Scrum, com tudo o que você precisa saber. Inclusive, esse guia possui versão oficial em português do Brasil.

Sendo assim, o certificado é uma garantia de que os princípios do Scrum foram aprendidos de forma correta, trazendo segurança para o processo de aplicação desse método ágil. Em suma, a certificação Scrum atesta que todos os pré-requisitos da metodologia foram cumpridos.

Além disso, certificações abrem portas, permitindo que você seja chamado para uma entrevista, dado que muitas empresas as pedem como pré-requisitos. Isso não fará com que você seja contratado, pois possuir certificação é apenas um dos requisitos na hora da seleção, mas claro, pode ser usado como critério de desempate.

Portanto, como já foi dito, a certificação garante que você possui um conhecimento teórico sobre Scrum, mas sem assegurar experiência prática. A experiência só vem com a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos.

Outro ponto a se destacar sobre certificações, principalmente as internacionais, é que padroniza o conhecimento em todo o mundo, ou seja, os conceitos aprendidos valem em qualquer lugar do mundo.

Tipos de certificação Scrum

Aqui na Voitto, usamos como base a certificação da EXIN, visto que é uma das melhores e únicas do mercado a disponibilizar os materiais de estudo e o teste também em português (BR), além do já tradicional inglês.

Neste artigo, destacamos as três principais certificações Scrum fornecidas pela instituição, com seus respectivos escopos, requisitos, durações e mais detalhes.

Uma característica interessante desses testes de certificação Scrum da EXIN é que não é possível colar, pois o exame precisa de permissão de acesso a sua webcam, gravando assim tudo que você faz e também a tela do computador.

Há também a opção de agendar o teste ao vivo, com o acompanhamento de um profissional da EXIN.

1. Agile Scrum Foundation - ASF

Agile Scrum Foundation é uma certificação que valida o conhecimento de um profissional na combinação das metodologias ágeis com as práticas Scrum. O exame testa o entendimento dos candidatos quanto aos principais conceitos e suas aplicações.

Em particular, a certificação é apropriada para os profissionais que trabalham nas áreas de: Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Software, Gerenciamento de Serviços de TI e Gerenciamento de Negócios.

O teste é composto por 40 questões de múltipla escolha, podendo ser feito on-line ou em papel. Para ser aprovado, é necessário acertar 65%, ou seja, 26 das 40 questões.

O teste tem uma duração de 60 minutos, o que resulta em um tempo por questão de 1 minuto e meio. Essa é a certificação de entrada e o nível de conhecimento exigido é intermediário.

Outro ponto a se ressaltar é que a EXIN não exige treinamento de preparação, mas recomenda fortemente que se tenha feito um. Há alguns requisitos para esse treinamento, como ter 14 horas de duração de carga horária mínima e ser credenciado pela EXIN.

A indicação de tempo de estudo para o exame é de 60 horas, variando de acordo com o conhecimento prévio do candidato.

O corpo de conhecimento exigido pode ser melhor visualizado na imagem abaixo.

Certificação Scrum

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Foundation


Para mais informações, você pode baixar o guia de preparação em português na página da EXIN.

2. Agile Scrum Master - ASM

O Agile Scrum Masteré uma certificação que busca confirmar tanto as habilidades quanto o conhecimento das práticas Ágeis e do framework Scrum, permitindo que o detentor deste certificado possa atuar como Scrum Master. Essa certificação Scrum exige nível de conhecimento avançado.

Para obter o certificado, é necessário realizar o teste, composto também por 40 questões de múltipla escolha. O percentual para aprovação também é de 65%, mas o tempo de prova é maior, passando de 60 para 90 minutos. O teste pode ser on-line ou em papel.

Para essa certificação, é necessário ter feito um treinamento de acordo com as exigências da EXIN, contando com 16 horas de duração, além de exercícios práticos, que não estão incluídos nessas 16 horas.

Além disso, é altamente recomendável que se tenha feito o exame Agile Scrum Foundation, embora não seja obrigatório. O tempo de preparação e estudo recomendado para o ASM é de 120 horas, dependendo do conhecimento que o candidato já possui.

O corpo de conhecimento exigido pode ser melhor visualizado na imagem abaixo.

Certificação Scrum

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Master


Para mais informações, você pode baixar o guia de preparação em português na página da EXIN.

3. Agile Scrum Product Owner - ASPO

O Agile Scrum Product Owneré uma certificação que busca confirmar as habilidades e o conhecimento estrutural Ágil e da metodologia Scrum, especialmente levando-se em consideração o papel do Product Owner.

Possuir essa certificação Scrum garante que o candidato pode liderar projetosAgile e Scrum com sucesso, no contexto de vida útil do produto e serviço em geral, de forma a agregar o máximo possível de valor para o cliente.

O exame necessário para obtenção do certificado segue o mesmo padrão do anterior, com 40 questões de múltipla escolha, sendo necessário 65% para aprovação. O tempo de prova é de 90 minutos e o teste pode ser on-line ou em papel. O nível de conhecimento é avançado.

É exigido um treinamento credenciado pela EXIN para o ASPO com carga horária de 16 horas, com Tarefas Práticas à parte. Também é recomendado conhecimento da terminologia Scrum, que pode ser obtido através do exame ASF.

Para se preparar para a prova, é recomendado um tempo de estudo de 120 horas, que pode variar de acordo com o conhecimento já possuído pelo candidato.

O corpo de conhecimento exigido pode ser melhor visualizado na imagem abaixo.

Certificação Scrum

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Product Owner


Para mais informações, você pode baixar o guia de preparação em português na página da EXIN.

Não deixe para amanhã a preparação que pode começar hoje!

Vivemos um mundo marcado pelas mudanças constantes, com novas tecnologias e novos modelos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Logo, para lidar com tudo isso, é preciso ser adaptável e ágil, características que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pesando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN que te tornará o potencializador da implementação e execução do Ágil! Ou seja, com o intuito de te qualificar, separamos questões comentadas, simulados e experiências do consultor que ajudarão no seu aprendizado das práticas deste framework!

Se você deseja estar preparado para o exame de certificação, inscreva-se agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.