O que é CMO?
O que um CMO faz?
Como ser um CMO?
Quanto ganha um CMO?
Por que contratar um CMO?
Capacite-se ainda mais!

Chief Marketing Officer (CMO): entenda a profissão que abala reputações

O cargo de Chief Marketing Officer (CMO) perde apenas para o CEO em importância e está presente em toda grande empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Chief Marketing Officer (CMO): entenda a profissão que abala reputações

O cargo de CMO (Chief Marketing Officer) tem se popularizado no mundo corporativo por muitas razões. Por isso, profissionais de diferentes áreas se dedicam cada vez mais a esta profissão que não para de crescer.

Entretanto, assim como toda profissão emergente, algumas dúvidas podem surgir a respeito deste assunto, o que não impede um bom profissional de ir em busca de novos conceitos para aumentar ainda mais o seu valor no mercado de trabalho.

Pensando em justamente auxiliar esses profissionais, preparamos este guia sobre a profissão de CMO e vamos explicar os detalhes para você e os outros milhares de interessados neste novo conceito de contratação.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre:

  • O que é CMO?
  • O que um CMO faz?
  • Como ser um CMO?
  • Quanto ganha um CMO?
  • Por que contratar um CMO?

Vamos lá!

O que é CMO?

O Chief Marketing Officer (CMO) ou Diretor de Marketing em tradução direta é responsável por ações de promoção e de gerenciamento da reputação da marca e pode ser considerado o segundo cargo mais importante de uma empresa.

Por tomar decisões tão importantes e sensíveis para qualquer empresa, o CMO é subordinado apenas ao Chief Executive Officer (CEO).

Ou seja, ele geralmente trabalha com uma equipe interna que responde diretamente aos seus comandos, podendo atuar em múltiplas frentes de um negócio empresarial.

Em relação ao perfil do profissional, as empresas esperam que um diretor de marketing seja comprometido, dedicado e, principalmente, antenado aos assuntos do momento.

Se você considera o CMO uma carreira que você busca seguir, você precisa estar afiado e desenvolver suas habilidades. Assim, ser excelente em vendas e no atendimento de clientes são duas habilidades imprescindíveis!

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O que um CMO faz?

O CMO lida com dezenas de demandas diárias e entre as principais responsabilidades estão:

  • Gerenciamento de reputação;
  • Planejamento a longo prazo;
  • Manutenção da imagem de produtos e de serviços;
  • Implementação de novas tecnologias;
  • Criação e execução de ações de marketing digital;
  • Gerenciamento das redes sociais; e
  • Fluxograma da equipe de marketing officer.

Dentre essa lista de afazeres, a principal é o gerenciamento de reputação da empresa, algo extremamente importante que apenas uma decisão errada pode arruinar toda a jornada de sucesso trilhada até agora.

Além disso, um diretor de marketing também deve lidar com os micro afazeres que compõem uma única atividade.

Ou seja, se a reputação da empresa encontra dificuldades, cabe a ele e sua equipe descobrir a fonte do problema e solucioná-la de maneira ágil e eficaz.

Tanto que a lista da Forbes dos CMOs mais influentes de 2019 conta com profissionais que têm uma característica em comum: o desenvolvimento de um branding único.

Por meio deste processo, o profissional acaba sendo capaz de agregar valor para a empresa, trazendo vantagens significativas para o negócio em relação aos seus concorrentes.

Como ser um CMO?

Um CMO precisa saber das principais estratégias de comunicação integrada, além de ter uma vivência significativa como profissional de marketing.

A graduação e as especializações são importantes diferenciais, mas a experiência enquanto um profissional de marketing que toma decisões assertivas conta muito mais.

No entanto, para dar os primeiros passos e se tornar um chief marketing, você precisa ter algum conhecimento especializado em marketing.

Atualmente, o marketing digital atrelado ao growth hacking tem sido um importante alavancador de profissionais que desejam ganhar destaque rapidamente, uma vez que coloca o nome do profissional nos holofotes.

Ainda assim, existe ainda mais uma característica que não pode faltar em um profissional que deseja ser um CMO: a fluência em idioma estrangeiro.

Desta forma, o domínio fluente da língua inglesa é algo fundamental, uma vez que as principais multinacionais que contratam e buscam chief marketing lidam com investidores estrangeiros, tornando conversas com CEO em inglês frequentes.

Quanto ganha um CMO?

Um CMO recebe entre 10 a 50 mil reais para desempenhar suas funções.

Porém, vale ressaltar que quanto maior for a responsabilidade e o porte da empresa, o profissional pode receber valores ainda maiores.

De acordo com a plataforma Glassdoor, um Chief Marketing Officer recebe os seguintes valores nas determinadas empresas:

  • Cerca de 15 a 42 mil reais na Johnson & Johnson;
  • Cerca de 40 a 45 mil reais na Nike;
  • Cerca de 24 a 41 mil reais na Sony Pictures Entertainment;
  • Cerca de 31 a 33 mil reais na Samsung Electronics; e
  • Cerca de 33 a 35 mil reais na Coca Cola Company.

Por que contratar um CMO?

Contratar um CMO é algo recomendado para todas as empresas, independente do porte, por conta de muitos benefícios que, quando somados, se tornam importantes diferenciais em relação aos concorrentes.

Este colaborador, inclusive, acaba ajudando na reputação de um negócio de diferentes maneiras. Conheça algumas das mais populares abaixo:

1. Possibilita uma nova perspectiva de mercado

Um chief marketing encara o mercado de perspectivas diferentes. Neste caso, não estamos falando de uma visão do gestor ou do cliente, mas de um cenário único e alcançado por meio de ações de marketing efetivas.

Ou seja, quando um olhar inédito em relação ao mercado aparece, a empresa é levada até um patamar único e alcança uma posição privilegiada no mercado.

2. Equipe de crise permanente

Como dito mais acima, um diretor de marketing lida diretamente com a reputação da empresa.

Por este motivo, deve estar sempre atento à possíveis mensagens ambíguas que uma ação de marketing ou, até mesmo, o lançamento de um produto pode alcançar no público.

Caso algum deslize aconteça, cabe ao diretor e sua equipe de marketing pensarem em estratégias para resolver a crise de modo ágil e amenizar os estragos que facilmente podem destruir toda uma reputação.

3. Aumenta a receita de forma consistente

Ações de marketing efetivas são capazes de aumentar a receita de modo mais consistente e reduzir a sazonalidade de vendas de maneira mais significativa, garantindo mais recursos operacionais para a empresa.

Além disso, o aumento da receita por meio das ações de um CMO permite ainda uma manutenção na cultura organizacional já que os colaboradores passam a ser receptores e transmissores das mensagens criadas na empresa.

Capacite-se ainda mais!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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