A Chilli Beans é uma marca brasileira de óculos de sol, relógios e acessórios fundada no final dos anos 90 pelo empreendedor Caito Maia. A ideia de Caito ao criar a marca foi unir moda, design, modelos exclusivos e diferentes do que havia no mercado, além de acessibilidade.
Caito demonstra em todas as suas entrevistas a paixão que existe dentro dele pelo que faz, e, sem dúvida, é isso que apimenta a sua trajetória de sucesso. "Disciplina e foco são o segredo da minha vida e de tudo o que eu tenho", conta o CEO da Chilli Beans.
Quer saber como foi toda a sua trajetória e se inspirar nesta magnífica história? Então continue lendo este artigo! Nosso tópicos serão:
Então pegue aquele cafezinho e venha comigo!
A Chilli Beans é uma marca brasileira e é a maior empresa de venda de óculos da América Latina. Foi fundada em 1997, pelo empreendedor paulistano Caito Maia.
Embora seja conhecida por seus óculos estilosos e que estão sempre dentro das tendências do mundo da moda, a empresa também vende relógios, acessórios de moda e até mesmo bicicletas customizadas!
Atualmente a marca tem mais de 800 lojas franqueadas, espalhadas por todo o Brasil, e também possui lojas em vários outros países como: Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Uruguai, Costa Rica, Estados Unidos, Kuwait, Dubai, Austrália, Portugal e Índia.
A Chilli Beans também é muito conhecida por suas coleções com celebridades e com eventos como o Lollapalooza, Rock in Rio e São Paulo Fashion Week.
Caito Maia, como a maioria das pessoas, demorou um pouco a encontrar o que ele iria fazer de fato na sua vida profissional.
Ele tentou a carreira como modelo, jogador de basquete e músico. Inclusive teve uma banda em 1996, que se chamava Banda Las Ticas Tienen Fuego. Nesse período, chegaram até a fazer uma turnê pelo Brasil, e, posteriormente, tiveram um videoclipe indicado na premiação do MTV Video Music Brasil (VMB).
Caito estava muito confiante de que levaria o prêmio, mas, infelizmente, isso não aconteceu, e esse ocorrido fez com ele se questionasse se valeria realmente a pena continuar investindo na sua carreira como músico.
O empreendedor Caito Maia sempre se via no impasse de investir na banda, ou se dedicar aos outros negócios que tinha.
Depois de muita dúvida e, após o ocorrido na MTV, ele decidiu se dedicar aos negócios que, como podemos ver, deram muito certo.
A história da Chilli Beans teve início quando Caito Maia abriu a sua primeira empresa de venda de óculos, a Blue Velvet.
A primeira compra realizada pela empresa foi de 200 óculos, e todos foram vendidos para os seus amigos.
As compras dos óculos naquela época eram realizadas pelo próprio Caito, nos Estados Unidos, pois era muito mais fácil e acessível, para ele, ir para lá.
Então ele ia, com várias mochilas vazias e ao chegar nos EUA, ele economizava o máximo possível com as suas despesas, tomava banho no aeroporto, gastava quatro dólares em lanches e comprava vários óculos escuros. Enchia as mochilas e voltava para vender no Brasil.
Após as vendas dos óculos, ele fazia o mesmo processo e com isso o dinheiro girava.
Com o aumento das vendas, ele decidiu ampliar o seu horizonte de clientes. Foi então que Caito começou a bater na porta de algumas empresas para vender os óculos.
Durante essa ampliação, Caito conta que Tufi Duek, estilista e fundador da Forum, fez um pedido de 18000 óculos, só que Caito, na época, não tinha dinheiro para comprar nem 1000 óculos, quem dirá 18000.
Devido a isso, ele falou que não daria para pegar esse pedido pois não tinha dinheiro para comprar. Foi então que Tufi falou que adiantaria parte do dinheiro para que ele pudesse comprar os óculos.
A partir daí, em meados de 1994, a empresa foi crescendo e chegou a ter 250 clientes de atacado no Brasil.
Mas, depois de dois anos, Caito Caito teve um prejuízo com 2 clientes, o que foi o suficiente para quebrar a firma e levar a Blue Velvet à falência.
Só que Caito tinha amor e prazer por aquilo que ele fazia, então não desistiu com facilidade.
O grande empreendedor pegou todo o estoque que havia sobrado da Blue Velvet e decidiu começar a trabalhar no varejo, para tentar melhorar o seu fluxo de caixa.
Caito então decidiu que ia montar um estande, no mercado Mundo Mix, que era um evento que acontecia nos anos 90 em São Paulo e que era focado em vendas de acessórios de moda e roupas.
Caito conta em uma entrevista que ninguém no evento perguntava o que ele vendia, todos só queriam saber qual era a marca, porém ele não tinha, ele era apenas um vendedor de óculos.
E foi assim que nasceu a marca Chilli Beans, com um banner e uma logomarca improvisada, mas já exibindo a famosa pimenta vermelha.
Após o lançamento da marca, o sucesso foi inevitável. Devido à grande procura pelos óculos de sol coloridos, Caito abriu a primeira loja, colocou música alta e contratou vendedores com visuais bem diferentes.
Assim, ele foi crescendo e trabalhando muito e em 2001, ele decidiu transformar a marca Chilli Beans em uma franquia.
Hoje a Chilli Beans se mantém focada nas tendências do mercado, mantendo incríveis lançamentos semanais.
Agora vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Chilli Beans:
Alguns dos famosos que já tiveram ou têm parceria com a Chilli Beans são:
A estratégia de vendas da Chilli Beans ao lançar coleções em parceria com famosos é uma forma de atrair novos públicos e ampliar a visibilidade da marca.
Que história de tirar o fôlego! Impossível não se empolgar, e se emocionar com essa incrível lição de vida, não é mesmo?
Caito conta em uma entrevista que uma de suas maiores alegrias sempre foi ver o cliente chegar em uma de suas lojas triste e cabisbaixo e ao experimentar um de seus óculos, ver a feição da pessoa mudando completamente.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!