O que é a Ant Group?
O homem mais rico da China
O que a coação chinesa sobre a Ant Group tem a ver com a perseguição a Jack Ma?

O que a coação chinesa sobre a Ant Group tem a ver com a perseguição à Jack Ma?

Compreenda como uma única fala de Jack Ma contra o governo chinês deu início a sua perseguição e culminou na coação da China à Ant Group.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
O que a coação chinesa sobre a Ant Group tem a ver com a perseguição à Jack Ma?

Depois disso, ele desapareceu por mais de dois meses e até especulações sobre sua morte surgiram, visto que o partido comunista que comanda o país é extremamente controlador.

Ficou curioso para saber o que isso tem a ver com a Ant Group, o que é essa afiliada financeira de Jack Ma e muita mais? Então, vamos apresentar a prévia de tópicos:

  • O que é a Ant Group? 
  • O homem mais rico da China; 
  • O que a coação chinesa sobre a Ant Group tem a ver com a perseguição à Jack Ma? 

O que é a Ant Group? 

A Ant Group é descrita como o braço financeiro de Jack Ma. Ela é a afiliada financeira da Alibaba, a gigante do comércio eletrônico, liderada pelo empresário.

Mas o que essa afiliada financeira faz? Ela tem 1,3 bilhão de usuários com acesso a pagamentos off e online, fazendo transferências digitais, investimentos e empréstimos em seu aplicativo.

Conhecido anteriormente como Ant Financial and Alipay, a fintech Ant Group tem como foco modernizar e otimizar as demandas do sistema financeiro.

Seu início se deu em 2004, para encontrar solução para um problema da Alibaba , que não conseguia efetivar transações entre vendedores e compradores que não usufruiam de fontes confiáveis para realizar pagamentos.

Assim, foi criado o Alipay, a plataforma de pagamentos online mais utilizada da China. Esse serviço era responsável por receber o dinheiro depositado pelo comprador e só liberá-lo ao vendedor após a entrega do produto.

Dessa forma, com a execução do Alipay, a Alibaba foi capaz de modificar a forma com que os chineses lidam com seus recursos financeiros, fazendo com que a China ocupasse o primeiro lugar no ranking de transações digitais.

Portanto, US $16 trilhões em pagamentos já foram movimentados na China, o que supera em mais de 20 vezes o Paypal.

O homem mais rico da China

O homem mais rico da China e possivelmente, mais rico que o próprio governo Chines é Jack Ma. Desse modo, percebe-se o que seria a ponta do iceberg dessa perseguição.

Um governo comunista e um homem com um capital financeiro enorme, a ponto de se expandir ainda mais com a abertura de capital (IPO) do Ant Group, esse era o cenário de conflitos entre ambos.

Porém, o que seria o maior IPO (oferta pública inicial) do mundo, com 37 bilhões de dólares, não aconteceu. Ele foi suspenso nas Bolsas de Xangai e de Hong Kong, ainda em 2020 e somente com dois dias antes da data estipulada.

Na data em questão, novembro de 2020, a Ant mencionou que a suspensão por Xangai aconteceu após uma entrevista entre reguladores do governo Chinês, Jack Ma e outros empresários.

O argumento usado pelos reguladores foi o de que a companhia não atendia às exigências de transparência e listagem.

O que a coação chinesa sobre a Ant Group tem a ver com a perseguição a Jack Ma? 

Poderíamos responder essa pergunta da seguinte forma: Tudo! Mas vamos te explicar o que esse “tudo” contém.

O primeiro ponto que devemos discutir é o fato de que o banco central da China afirmou, no último dia 12, que a Ant group será reestruturada como uma holding financeira.

Essa afirmação ocorreu dois dias após a aplicação de uma multa de US $2,75 bilhões pela China direcionada a Alibaba.

Assim, o segundo ponto relevante é que, em conformidade com os termos desse acordo, essa reestruturação adicionará restrições a Ant Group, além de ter que conter sua valuation e lucratividade.

Dessa forma, a terceira e mais impactante informação vem agora:

O banco central chinês anunciou que esse plano de reestruturação irá romper a ligação “imprópria” entre o Alipay, a Huabei, que é uma unidade de crédito ao consumidor e a Jiebel, empresa de cartão de crédito virtual.

Além disso, o banco fez um pedido para que a Ant quebrasse seu monopólio de informações e acatasse estritamente as exigências para regulamentar negócios de informações de crédito.

Assim, cabe a nós esperarmos pelas cenas do próximos capítulos dessa história chinesa e noticiar tudo para que você possa se manter informado.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.