O que é CIPA e qual o seu objetivo?
Dica de ouro!
Quais são as principais atividades da CIPA?
Qual a importância da CIPA para as empresas e para os colaboradores?

Você sabe o que é a CIPA? Entenda porque ela é tão importante para sua empresa

A CIPA é responsável pela fiscalização e pela intervenção de zonas de risco no trabalho. Descubra mais sobre nesse artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é a CIPA? Entenda porque ela é tão importante para sua empresa

A CIPA é um importante órgão de fiscalização e promoção da saúde do trabalhador, sendo, inclusive, obrigatória para as empresas.

Além de identificar situações de risco e fazer a neutralização de zonas de perigo, essa comissão também levanta importantes debates sobre acidentes de trabalho.

Por isso, é fundamental que as organizações ofereçam suporte para essa delegação, e que os colaboradores conheçam seu trabalho.

Pensando nisso, separamos um conteúdo especial sobre a CIPA, quais seus objetivos e principais atividades dentro de uma empresa. Confira os tópicos:

  • O que é CIPA e qual o seu objetivo?
  • Quais são as principais atividades da CIPA?
  • Qual a importância da CIPA para empresas e para os colaboradores?

O que é CIPA e qual o seu objetivo?

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e atua em empresas privadas e públicas, inclusive sendo determinada por lei.

Sua obrigatoriedade é garantida pela Norma Regulamentadora número 5 (NR 5), que também especifica as diretrizes para compor a comissão.

A princípio, a CIPA é formada por membros representantes do empregador e dos funcionários, selecionados a partir de uma eleição.

Os candidatos se oferecem voluntariamente, e são votados por todos os integrantes da empresa, com mandatos de um ano.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, bem como a preservação da vida e do bem estar dos colaboradores.

Ela realiza fiscalizações, identifica zonas de perigo, propõe medidas de neutralização e faz cobranças para que os responsáveis executem planos de longo prazo.

Além de cuidar das condições do local de trabalho na organização, esse órgão também é responsável por trabalhar junto com a Segurança do Trabalho e outros serviços de monitoramento.

Dessa forma, pode-se proporcionar uma cobertura mais ampla quanto à proteção dos colaboradores.

Dica de ouro!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Quais são as principais atividades da CIPA?

De forma geral, a CIPA é encarregada de fiscalizar e regular as atividades da empresa, para prevenir doenças e acidentes de trabalho.

Antes de mais nada, ela realiza a observação das funções, expondo possíveis situações de risco e identificando elementos de perigo para os trabalhadores.

Para isso, leva em consideração as determinações do Ministério do Trabalho e do CID 10, por exemplo.

A partir desse reconhecimento, a CIPA também busca medidas de neutralização, em um primeiro momento, para diminuir as chances de acidente.

Enquanto isso, ela também solicita mudanças no ambiente, de modo que se torne mais seguro e apropriado para o trabalho.

Isso ocorre a partir da cobrança para os responsáveis da empresa, como o gestor de saúde, o administrador ou os contratantes.

Assim, a CIPA busca tornar compatível permanentemente o espaço e as atividades com as normas de segurança estabelecidas.

Além de atividades práticas de fiscalização, a CIPA também deve levantar debates sobre acidentes que já aconteceram, de forma que conscientizem os trabalhadores.

Inclusive, a comissão é responsável por organizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

Dessa forma, o órgão pode garantir condições adequadas de trabalho para os colaboradores e identificar riscos para a equipe.

Qual a importância da CIPA para as empresas e para os colaboradores?

Além de ser obrigatória para todas as organizações que possuem contratações no regime CLT, a CIPA também tem grande importância para as empresas e seus colaboradores.

Por isso, confira os principais impactos que essa comissão proporciona para cada uma das partes:

Impacto da CIPA nas empresas

Antes de mais nada, a CIPA ajuda a promover um espaço saudável e livre de riscos para os funcionários.

Dessa forma, se garante uma execução satisfatória das atividades, evitando uma série de problemas e possíveis prejuízos para a organização.

Além disso, a comissão também atua de modo a tornar compatível as leis de segurança com o ambiente de trabalho.

Ou seja, ela assegura que a empresa esteja dentro das normas de fiscalização, essencial para a manutenção das atividades da instituição e para o aumento da eficiência das operações.

Inclusive, os funcionários são diretamente impactados com as atividades da CIPA, não apenas em sua eficácia, mas também em sua forma de trabalhar.

Os colaboradores podem oferecer um serviço mais produtivo e um atendimento humanizado para os clientes, pois se sentirão seguros no espaço em que atuam.

Posteriormente, com um ambiente mais seguro e funcionários mais capacitados, a reputação da empresa também aumenta.

Isso porque ela passa a exibir uma imagem positiva para o mercado, como uma corporação responsável e comprometida com sua equipe.

Basicamente, a CIPA representa um grande impacto em diferentes setores produtivos e sociais.

Não somente garantindo o cumprimento da lei, mas melhorando o fluxo de atividades como um todo.

Importância da CIPA para os colaboradores

Enquanto isso, a CIPA é ainda mais importante para os colaboradores de uma empresa. Afinal, ela atua em prol de seu bem estar.

É função da comissão de segurança colaborar para a integridade física dos funcionários, bem como garantir sua saúde e qualidade de serviço.

Ainda, é responsável por localizar e notificar possíveis doenças ocupacionais, diminuindo as chances de contaminação e insalubridade.

De forma geral, a CIPA realiza um trabalho com a preservação da vida dos colaboradores, enquanto promove uma maior qualidade do trabalho.

Dessa forma, os funcionários poderão exercer suas ocupações com dignidade e segurança.

Além disso, o órgão também pode orientá-los a tomar as medidas cabíveis quanto à sua situação, como solicitar a mudança de setor ou equipamentos de maior proteção.

Por fim, os membros que compõem a comissão de prevenção não podem sofrer dispensa arbitrária ou demissão sem justa causa.

Isso confere maior estabilidade para os funcionários que são eleitos para a função, como forma de incentivo para aumentar o interesse desse grupo.

Em resumo, a CIPA é de extrema importância para os colaboradores, que também devem procurar participar da comissão e dos debates que ela promove.

Entendeu tudo?

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.