As clínicas populares têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil, como consequência da crise econômica que levou milhões de brasileiros a abrir mão dos seus convênios médicos.
Ainda assim, são poucos os investidores que sabem o quão lucrativo podem ser esses modelos de negócio.
Afinal, uma clínica popular possui um funcionamento diferenciado se compararmos aos sistemas de consultórios, clínicas e centros médicos. Para esclarecer os principais conceitos desse tema, organizamos os seguintes tópicos para você:
Quer saber mais sobre essa área que tem gerado resultados satisfatórios na saúde? Ensinaremos a você. Para isso, continue lendo esse artigo.
O modelo de clínica popular que conhecemos hoje vem de um modelo de negócio iniciado em 1990 e graças a seu sucesso, segue em funcionamento até os dias atuais.
Neste modelo, os pacientes pagam valores acessíveis por serviços de saúde de alta qualidade. Desse modo, elas suprem uma parcela da população que não pode esperar pelo SUS nem pagar planos de saúde.
Nessas clínicas, cada uma voltada para uma especialidade, a agilidade é uma das principais características.
Desta maneira, os pacientes agendam as suas consultas, para evitar filas e realizam os exames na própria unidade. Assim, evitam deslocamentos e recebem os resultados em poucas horas, quando estes são de baixa complexidade.
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Sabemos que, por melhor que seja a ideia de abrir um negócio como esse, a clínica popular precisa trazer vantagens tanto para o investidor, como para o consumidor final que estará pagando pelo serviço.
Desta maneira, em uma clínica popular é exigido, mesmo que com valores abaixo do mercado, um alto nível no atendimento.
Assim, se estruturado de maneira adequada, este é um modelo de negócios extremamente lucrativo a longo prazo.
Abaixo iremos discutir algumas vantagens do investimento em uma clínica popular.
Em uma clínica popular, os profissionais da saúde ficam com 50% do valor de cada atendimento realizado por eles.
Este tipo de carreira é levado tão a sério por alguns médicos, que muitos deles se dedicam apenas a este modelo de negócios.
A outra parte dos rendimentos fica com o dono do negócio, para custear despesas como água, luz e estrutura de funcionamento.
A princípio, pode parecer pouco, considerando que o atendimento a um preço acessível significa um preço bem abaixo do mercado.
No entanto, os pagamentos são feitos de forma direta e há um grande fluxo de atendimento, já que as clínicas suprem uma grande parcela da população que não pode esperar pelo SUS ou pagar por convênios particulares.
Mesmo que os custos para manter a clínica popular tenham que sair da parte monetária do empreendedor, os atendimentos realizados são de baixa complexidade os custos também são baixos.
Este modelo de negócio permite também a inclusão da telemedicina, que tem um custo quase nulo em comparação com os lucros.
Além das clínicas populares estarem em alta, as possibilidades de crescimento são bem amplas e não é preciso muito esforço ou ações muito elaboradas.
Com uma gestão de marketing adequada é possível expandir a marca e até a unidade.
Em uma clínica popular, você pode trabalhar com amplo marketing médico, investir em novos equipamentos, treinamento de capacitação interna e aperfeiçoamento de processos para toda a equipe.
Desta maneira, implementando estratégias de baixo custo, é possível colher resultados lucrativos ao longo do tempo.
O interessante em abrir uma clínica popular de franquia é poder se apoiar na credibilidade de uma marca já conhecida.
Esses modelos de clínicas, assim como de outros negócios, são licenças para usar a marca ou patente.
Desse modo, você recebe orientações sobre como realizar o atendimento, seguindo um modelo já existente e auxiliando em possíveis erros primários de um novo empreendimento.
Entretanto, também existe a opção de abrir uma clínica popular com marca própria e uma gestão única.
Dessa maneira, você deve optar entre ser investidor de um negócio já existente ou iniciar o seu próprio.
Independente da escolha, é preciso muita pesquisa para que a clínica cumpra com tudo aquilo que ela se propõe e ainda seja lucrativa para todos.
Essa pesquisa pode ser feita implementando uma técnica de marketing muito simples que envolve analisar os 4 P's:
Em relação à clínicas populares o preço e o público já estão pré-definidos no modelo de negócio. Confira:
Sabemos que as clínicas trabalham com um preço de consultas e exames que variam de R$10 à R$150.
Para definir mais detalhadamente, você deverá consultar a média utilizada na praça escolhida.
Neste modelo de negócio, o público ideal costuma ser o pertencente à classe C e D, já que os valores e soluções costumam ser mais acessíveis.
Ao pensar no público e na praça, você também poderá definir melhor a linguagem da promoção.
Nesse ponto, você decidirá como irá promover sua clínica, ou seja, é preciso se apoiar na credibilidade de uma franquia, ampliar a marca de um negócio existente ou começar do zero.
Este é um item muito importante, pois se refere a localização da sua clínica. Para isso, você deve considerar o seu público e onde ele costuma circular, para evitar grandes deslocamentos.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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