Saber o sentimento de seu público em relação a sua marca é super importante. Pois, através disso é possível descobrir se sua marca está sendo bem vista ou não, se os clientes irão recomendar para um amigo ou não. E uma das maneiras de se medir isso é através do Clipping.
Ficou interessado em aprender sobre como funciona o clipping? Continue lendo este artigo e acompanhe os tópicos para auxiliar seu aprendizado:
Vamos à leitura?
O clipping é um processo que consiste no constante monitoramento, arquivamento e análise de menções feitas nas redes sociais a uma marca, companhia ou celebridade. Este processo também pode ser entendido através de verbetes, podendo ser utilizados o nome ou expressões em uma campanha de marketing.
Geralmente, todo este monitoramento é feito em mídias de conteúdo público ou por serviços de assinatura, como por exemplo: jornais e revistas impressos ou eletrônicos, rádio, televisão, redes sociais, blogs, podcast, Youtube e outras plataformas de streaming.
A tradução direta da palavra “clipping” significa recorte, mas em outros países este processo também pode ser conhecido como “media monitoring” (monitoramento de mídia) ou “new monitoring” (monitoramento de notícias).
A palavra “clipping” ficou popular, pois antigamente o monitoramento era realizado apenas nas mídias impressas, onde os trechos que a marca ou a celebridade eram mencionados eram recortados e arquivados de maneira organizada em pastas físicas.
No Brasil, este termo também pode ser conhecido como clipagem.
É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.
Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.
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Entendeu que o clipping é um processo de monitoramento das menções da sua marca nas mídias? Mas para que serve o clipping? Vamos conferir isso no tópico seguinte!
O processo de clipping serve para identificar as vezes que a marca ou personalidade foi mencionada dentro dos veículos de imprensa e nas inúmeras plataformas existentes hoje em dia.
Geralmente, existem agências de comunicação que oferecem este tipo de serviço, é necessário que ela esteja antenada para conseguir acompanhar a popularidade de seu cliente dentro da internet ou imprensa, podendo variar conforme a popularidade de cada marca este serviço também pode ser executado pela assessoria de imprensa.
De modo geral, quanto mais popular é o cliente mais difícil será o trabalho de monitoramento e arquivamento das citações realizadas pela mídia online e offline.
Talvez você esteja em dúvida a respeito de sua importância, afinal, de que adianta ter vários arquivos de menções de sua marca?
Fazer o clipping é importante pois consiste em uma maneira básica de mensurar os resultados provenientes de estratégias de comunicação da marca, embora seja básica, é uma das mais completas.
Um clipping devidamente desenvolvido consegue descobrir se a marca ou celebridade é frequentemente citada, se é citada positivamente ou negativamente e qual é o público alvo atingido.
Por meio deste monitoramento, é possível retirar dados que servirão de base para a construção de uma plano de comunicação, podendo ser para aumentar a exposição, divulgar um produto ou serviço ou construir uma reputação.
O clipping também permite que a empresa identifique quais assuntos são os mais sensíveis e quais publicações falam sobre estes temas, prevenindo uma crise de reputação.
Todos os outputs do processo são valiosos e ajudam a descobrir quais tipos de pautas geram mais publicações, maior número de visualizações, maior lucro e até mesmo pode ajudar a criar um planejamento de palavras-chave para vendas.
Os clipping também mostram quais são os veículos mais propensos a promover a sua marca. Uma vez identificados, vale a pena considerar estratégias de engajamento com esses portais, jornalistas e comunicadores. Esse trabalho geralmente é realizado por um consultor.
Viu como esta estratégia é importante? Aposto que você ficou curioso para aprender a aplicá-la agora mesmo! Vamos conferir isso agora!
Acima foi mencionado que geralmente o clipping é realizado por agências de comunicação, mas nada impede de sua empresa começar realizá-lo através de treinamentos, ferramentas, experimentação e até mesmo contratação de novos funcionários.
Vamos conferir agora, algumas dicas para a utilização do clipping em sua empresa:
O primeiro passo para utilizar o clipping consiste em definir um objetivo. O que você deseja ver nas citações da mídia a respeito de seu negócio?
Deseja ver como o público avalia sua marca, deseja divulgar nos canais de comunicação corporativos ou gerenciar crises de reputação? Esses são alguns dos objetivos que podemos ter dentro dessa estratégia.
É possível encontrar algumas ferramentas capazes de monitorar as menções de sua marca nas mídias.
Em geral, elas buscam analisar os principais veículos de imprensa do país, como por exemplo: blogs, sites, portais, mídias sociais e também veículos tradicionais.
Por meio delas é possível rastrear menções diretas ou indiretas e também backlink que redirecionam para seu site ou blog.
Para garantir que as estratégias de comunicação de sua empresa estão tendo resultados é necessário usar métricas dentro do clipping.
Para isso pode ser utilizado a autoridade da fonte que mencionou sua empresa, se o teor da notícia foi positivo ou negativo, audiências do veículo e também a exposição, que consiste na quantidade de veículos que noticiaram as ações de sua empresa.
Embora as redes sociais sejam ótimas para storytelling e mais fáceis de serem monitoradas, também é necessário se atentar a outros veículos, como TV, rádio e notícias em papel que ainda é utilizado em muitos lugares.
Portanto, faça uma análise crítica e defina quais veículos estão mais alinhados com sua marca e foque neles.
É preciso escolher os termos que devem ser identificados pelos motores de busca. Buscar apenas pelo nome da empresa pode não ser o suficiente para encontrar as menções.
É preciso explorar algumas outras palavras-chave, como por exemplo: nome dos produtos, nome dos profissionais, hashtags e outros elementos relacionados.
Por meio dos relatórios é possível representar graficamente os resultados, facilitando o entendimento das informações.
Alinhado a isso, também é recomendado fazer uma apresentação com slides, com planilhas e infográficos, tudo para facilitar o entendimento das pessoas.
Com os resultados em mãos, chegou a hora de extrair o máximo de insights para melhorar as estratégias de comunicação de sua empresa. Sendo assim, procure sempre saber sobre quais assuntos sua empresa está sendo mencionada e garanta que as mídias sempre irão passar notícias positivas da sua marca para o público.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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