O que é clipping?
Para que serve o clipping?
Qual a importância do clipping?
7 Dicas de como usar o clipping na sua empresa!

Descubra a relação do público com sua marca através do processo de Clipping

Saiba neste artigo o que é o Clipping e como esta estratégia pode ajudar a sua empresa a criar um plano de comunicação que gere resultados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra a relação do público com sua marca através do processo de Clipping

Saber o sentimento de seu público em relação a sua marca é super importante. Pois, através disso é possível descobrir se sua marca está sendo bem vista ou não, se os clientes irão recomendar para um amigo ou não. E uma das maneiras de se medir isso é através do Clipping.

Ficou interessado em aprender sobre como funciona o clipping? Continue lendo este artigo e acompanhe os tópicos para auxiliar seu aprendizado:

  • O que é clipping?
  • Para que serve o clipping?
  • Qual a importância do clipping?
  • Dicas de como usar o clipping na sua empresa!

Vamos à leitura?

O que é clipping?

O clipping é um processo que consiste no constante monitoramento, arquivamento e análise de menções feitas nas redes sociais a uma marca, companhia ou celebridade. Este processo também pode ser entendido através de verbetes, podendo ser utilizados o nome ou expressões em uma campanha de marketing.

Geralmente, todo este monitoramento é feito em mídias de conteúdo público ou por serviços de assinatura, como por exemplo: jornais e revistas impressos ou eletrônicos, rádio, televisão, redes sociais, blogs, podcast, Youtube e outras plataformas de streaming.

A tradução direta da palavra “clipping” significa recorte, mas em outros países este processo também pode ser conhecido como “media monitoring” (monitoramento de mídia) ou “new monitoring” (monitoramento de notícias).

A palavra “clipping” ficou popular, pois antigamente o monitoramento era realizado apenas nas mídias impressas, onde os trechos que a marca ou a celebridade eram mencionados eram recortados e arquivados de maneira organizada em pastas físicas.

No Brasil, este termo também pode ser conhecido como clipagem.

Ouça seus clientes e entenda como eles enxergam sua marca!

É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.

Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.

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Entendeu que o clipping é um processo de monitoramento das menções da sua marca nas mídias? Mas para que serve o clipping? Vamos conferir isso no tópico seguinte!

Para que serve o clipping?

O processo de clipping serve para identificar as vezes que a marca ou personalidade foi mencionada dentro dos veículos de imprensa e nas inúmeras plataformas existentes hoje em dia.

Geralmente, existem agências de comunicação que oferecem este tipo de serviço, é necessário que ela esteja antenada para conseguir acompanhar a popularidade de seu cliente dentro da internet ou imprensa, podendo variar conforme a popularidade de cada marca este serviço também pode ser executado pela assessoria de imprensa.

De modo geral, quanto mais popular é o cliente mais difícil será o trabalho de monitoramento e arquivamento das citações realizadas pela mídia online e offline.

Talvez você esteja em dúvida a respeito de sua importância, afinal, de que adianta ter vários arquivos de menções de sua marca?

Qual a importância do clipping?

Fazer o clipping é importante pois consiste em uma maneira básica de mensurar os resultados provenientes de estratégias de comunicação da marca, embora seja básica, é uma das mais completas.

Um clipping devidamente desenvolvido consegue descobrir se a marca ou celebridade é frequentemente citada, se é citada positivamente ou negativamente e qual é o público alvo atingido.

Por meio deste monitoramento, é possível retirar dados que servirão de base para a construção de uma plano de comunicação, podendo ser para aumentar a exposição, divulgar um produto ou serviço ou construir uma reputação.

O clipping também permite que a empresa identifique quais assuntos são os mais sensíveis e quais publicações falam sobre estes temas, prevenindo uma crise de reputação.

Todos os outputs do processo são valiosos e ajudam a descobrir quais tipos de pautas geram mais publicações, maior número de visualizações, maior lucro e até mesmo pode ajudar a criar um planejamento de palavras-chave para vendas.

Os clipping também mostram quais são os veículos mais propensos a promover a sua marca. Uma vez identificados, vale a pena considerar estratégias de engajamento com esses portais, jornalistas e comunicadores. Esse trabalho geralmente é realizado por um consultor.

Viu como esta estratégia é importante? Aposto que você ficou curioso para aprender a aplicá-la agora mesmo! Vamos conferir isso agora!

7 Dicas de como usar o clipping na sua empresa!

Acima foi mencionado que geralmente o clipping é realizado por agências de comunicação, mas nada impede de sua empresa começar realizá-lo através de treinamentos, ferramentas, experimentação e até mesmo contratação de novos funcionários.

Vamos conferir agora, algumas dicas para a utilização do clipping em sua empresa:

1. Objetivo

O primeiro passo para utilizar o clipping consiste em definir um objetivo. O que você deseja ver nas citações da mídia a respeito de seu negócio?

Deseja ver como o público avalia sua marca, deseja divulgar nos canais de comunicação corporativos ou gerenciar crises de reputação? Esses são alguns dos objetivos que podemos ter dentro dessa estratégia.

2. Ferramentas

É possível encontrar algumas ferramentas capazes de monitorar as menções de sua marca nas mídias.

Em geral, elas buscam analisar os principais veículos de imprensa do país, como por exemplo: blogs, sites, portais, mídias sociais e também veículos tradicionais.

Por meio delas é possível rastrear menções diretas ou indiretas e também backlink que redirecionam para seu site ou blog.

3. Métricas de análise

Para garantir que as estratégias de comunicação de sua empresa estão tendo resultados é necessário usar métricas dentro do clipping.

Para isso pode ser utilizado a autoridade da fonte que mencionou sua empresa, se o teor da notícia foi positivo ou negativo, audiências do veículo e também a exposição, que consiste na quantidade de veículos que noticiaram as ações de sua empresa.

4. Definir quais veículos serão monitorados

Embora as redes sociais sejam ótimas para storytelling e mais fáceis de serem monitoradas, também é necessário se atentar a outros veículos, como TV, rádio e notícias em papel que ainda é utilizado em muitos lugares.

Portanto, faça uma análise crítica e defina quais veículos estão mais alinhados com sua marca e foque neles.

5. Pesquise por palavras-chave relacionadas a sua empresa

É preciso escolher os termos que devem ser identificados pelos motores de busca. Buscar apenas pelo nome da empresa pode não ser o suficiente para encontrar as menções.

É preciso explorar algumas outras palavras-chave, como por exemplo: nome dos produtos, nome dos profissionais, hashtags e outros elementos relacionados.

6. Crie relatórios

Por meio dos relatórios é possível representar graficamente os resultados, facilitando o entendimento das informações.

Alinhado a isso, também é recomendado fazer uma apresentação com slides, com planilhas e infográficos, tudo para facilitar o entendimento das pessoas.

7. Insights

Com os resultados em mãos, chegou a hora de extrair o máximo de insights para melhorar as estratégias de comunicação de sua empresa. Sendo assim, procure sempre saber sobre quais assuntos sua empresa está sendo mencionada e garanta que as mídias sempre irão passar notícias positivas da sua marca para o público.

8. Dica bônus!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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