O framework COBIT criado pela empresa Information Systems Audit and Control Association (ISACA) em 1996, se trata de conjunto de práticas que auxilia a governança de TI, portanto o COBIT é uma metodologia que dá suporte à área de Tecnologia da Informação.
Sua aplicação é de extrema importância e necessidade, pois a área de TI vem crescendo cada vez mais e adquirindo um alto grau de importância.
Dar foco e auxílio para o setor de Tecnologia da Informação se tornou necessário com a globalização e aumento de conectividade entre pessoas, organizações e países, assim todas as empresas precisam ter extremo cuidado com as informações que manuseiam e guardam.
E o framework COBIT atua exatamente nessa área, para entender mais sobre suas funções, a relação com TI e sua importância, o texto está dividido nos seguintes tópicos:
COBIT é um framework que auxilia na área de Tecnologia da Informação, ele é composto por 5 princípios e 4 domínios que quando aplicados e seguidos corretamente garantem a integridade e funcionalidade do sistema de informações.
O acrônimo COBIT significa Control Objectives for Information and Related Technologies, com tradução literal: objetivos de controle para informações e tecnologias relacionadas.
Atualmente a versão mais utilizada é a 5, criada em 2012. Essa versão é a mais popular por diminuir consideravelmente os riscos na implementação e também por trabalhar com o recurso ITIL, Information Technology Infrastructure Library, traduzindo, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
O COBIT possui 5 princípios básicos para auxiliar na sua aplicação, eles são:
E seus 4 domínios são:
Mas como esses princípios e domínios agem na prática em relação a Tecnologia da Informação? Veja a seguir!
Agora que você conhece um pouco melhor do que se trata o COBIT e seus princípios e domínios fica mais fácil entender como ele trabalha com o setor de TI, mas antes, você sabe do que se trata TI?
O acrônimo TI vem das palavras Tecnologia da Informação, termo original em inglês Information Technology (IT).
Se trata de qualquer tipo de tecnologia que controla qualquer tipo de informação de uma empresa ou instituição. Pode ser associada a hardwares, softwares, sistemas de comunicação, banco de dados, entre outros.
A função da TI é auxiliar toda empresa, garantindo que todas as informações necessárias estejam armazenadas e tenham um fácil acesso, para isso precisam estar arquivadas de maneira lógica e organizada.
Tais informações podem ser de diversos segmentos, desde clientes, distribuidores, parceiros, até ações internas da própria empresa, como processos, gestão de conhecimento, informações específicas de áreas, entre outros.
Conhecendo a área de TI, fica fácil entender a ação da COBIT, vamos lá?
O COBIT vai garantir o funcionamento da área de TI em diversos quesitos, a seguir será comentado um pouco de cada um dos seus domínios, vale ressaltar que os princípios são seguidos em cada um dos tópicos a seguir.
Ou seja, o COBIT acompanha todos os processos realizados pela governança e gerenciamento de TI, mas ainda está confuso com sua importância? Veja ela a seguir.
Mas antes, conheça nosso ebook para novos cientistas de dados!
Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.
Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.
Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.
O COBIT trabalha diretamente com a área de Tecnologia da Informação, sabendo disso é possível analisar sua importância. Por se tratar de um framework de apoio, suporte e validação, sua importância é principalmente garantir os resultados de toda a área de TI.
Como a área de TI vem ganhando cada vez mais importância e força dentro de todo cenário tecnológico atual, é de extrema importância assegurar sua funcionalidade e êxito nas ações.
Nenhuma empresa moderna consegue viver sem um banco de dados sólido e organizado, pois muitas informações são necessárias para todo processo de fabricação e distribuição de um produto.
O COBIT entra justamente para garantir que tudo dentro de TI funcione de maneira fluída e que novos processos tenham mais chance de êxito.
Como o framework acompanha todas as etapas de uma implementação e também leva em consideração todos os segmentos da empresa, a conexão de TI com toda empresa se torna sólida e eficaz.
E para isso, também é necessário ter uma equipe de TI capaz de lidar com os mais diversos e volume de dados, para isso se liga na dica abaixo!
Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!
A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.
Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn
Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!
Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!